5 Razões para usar o WordPress como CMS do seu site institucional

Categoria(s) do post: WordPress

A princípio o WordPress era uma ferramenta somente para blogs. Depois, conforme o sistema foi crescendo e se desenvolvendo, ele foi “promovido” à CMS.

CMS significa Content Managment System, ou seja: “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo” (nome que impressiona, né?)

Uma ferramenta para blogar precisa oferecer posts, categorias, barra lateral de fácil customização e tudo mais que um blogueiro precisa. Já um CMS precisa oferecer muito mais: um Site pode precisar de vários elementos em uma só página. Ele também pode precisar de uma organização avançada de páginas. Várias pessoas podem precisar atualizar em um Site, e cada uma delas pode precisar ter um nível de acesso diferente… o bom é que o WordPress oferece tudo isso (incluindo a parte de blogar!) – normalmente a parte de organização de Notícias é feita usando a área de blogagem do WordPress, facilitando ainda mais (Site e “Blog” ficam dentro do mesmo sistema.)

Dito isso, aqui vão alguns motivos para usar o WordPress como CMS:

1. É fácil de usar

O WordPress tem um foco totalmente único no quesito Usabilidade para o usuário final. Isso quer dizer que o desenvolvedor consegue fazer tudo que quer, mas o usuário (aquele que vai de fato atualizar o site) não precisa ser um ninja para saber como mexer no seu próprio site. A Usabilidade é um dos itens mais importantes de qualquer Sistema e o WordPress faz isso com maestria e se destaca nessa área mais do que qualquer outro CMS do mundo. Quanto mais possibilidades você dá para o usuário, mais confuso o sistema fica: já o WP consegue oferecer muitas possibilidades sem complicar a vida de ninguém (nem do desenvolvedor nem do usuário final.)

2. É otimizado para Buscas

Um site precisa aparecer no Google (e nas outras buscas, claro) para existir de fato. E para aparecer nas buscas é preciso ter conteúdo que é procurado. Só que não basta ter o conteúdo. O Sistema que gerencia este conteúdo tem que de fato mostrar e “explicar” para o Google o que está no seu site. Você pode ter um Tema otimizado (isso nós fazemos) e um conteúdo otimizado (isso você faz), mas o primeiro passo para um bom posicionamento em sistemas de busca é o CMS.

Quer um exemplo? É muito complicado conseguir URLs amigáveis em outros sistemas, mas o WordPress faz isso facilmente: ao invés de uma URL sem nenhum sentido e explicação (www.meusite.com/lisnot.php?news=28&message=6) é usada uma URL que ajuda o Sistema de Busca e, por que não, o leitor (www.meusite.com/esta-pagina-é-sobre-alguma-coisa.)

3. Tem possibilidade de vários tipos de usuários

Um site maior pode ter vários responsáveis. Mas nem todo mundo pode administrar o site inteiro, então o WordPress oferece “cargos” diferentes. Alguém que só pode adicionar o conteúdo, mas não pode alterar o conteúdo dos outros? Autor! Alguém que pode controlar todo o conteúdo, editar e excluir coisas? Editor! Alguém que pode ter controle total sobre o site e o sistema? Administrador! Existe um “cargo” para cada uma das suas necessidades, com certeza :)

4. É fácil de organizar conteúdo nele

Aí é que vem o pulo do gato: em blogs existem poucos tipos de conteúdo (basicamente ele vive de posts.) Já em sites é preciso adicionar outros tipos de Conteúdos mais específicos. O WordPress já oferece vários tipos de organização nativas (posts, páginas, sub-páginas, categorias, tags, lista de links super completos) e precisando de mais o desenvolvedor (nesse caso, o xCake) pode adicionar. Assim é fácil organizar todas as informações do site.

5. Está ficando cada dia melhor

A cada atualização de versão funcionalidades novas são adicionadas, fazendo com o que o sistema fique mais fácil e prático de usar a cada dia (mesmo depois do trabalho do xCake ter terminado.) Pequenas melhoras que fazem toda a diferença na experiência de usar um CMS!

É claro que existem limites e alguns sites podem precisar de Sistemas feitos sobre medida. Nós entendemos isso e sabemos que o WordPress não faz milagre! Mas para sites institucionais (pequenas empresas, sites de notícias e pessoais) é muito mais barato e prático usar um CMS já existente e maravilhoso! :)

Quer conhecer alguns sites feitos por nós aqui no xCake (além do nosso próprio) usando o WP como CMS? Veja o site da Special Kids Photography, do Love Cupcakes e do Gostô Lanchinhos.

4 comentários

  1. Criei uma galeria de fotos no Lightroom web e fiz upload (pelo próprio Lightroom) para o diretório raiz do meu blog. Como faço para publicá-lo como página dentro do meu blog?

    1. Roberto, segundo nossos xCakers programadores, o ideal é usar um plugin da galeria do WordPress, exportando as fotos do Lightroom como arquivos e subindo-as pro blog pelo próprio plugin. Espero ter ajudado. =)

  2. tenho esse site que fiz com uma galera e está pronto…mas não gostei do atendimento…e quero mudar. Pagaria uma manutenção para me assessorar e ajudar fazer pequenas alterações. Vocês fazem isso?

    1. Ronald, se você precisa de um layout novo usando o WordPress, o xCake pode fazer. Se o que você precisa é de ajuda para planejar como esse site deve ser e gerir o conteúdo dele, pode me procurar diretamente. :)

Fechado para novos comentários.