As redes sociais a favor do seu blog

Categoria(s) do post: Promovendo seu blog

Você criou seu blog, mantém-no atualizado, comprou domínio, paga hospedagem, fez um tema personalizado. Agora, claro, você quer receber visitas e comentários. Então você cria contas em todas as redes sociais existentes e… Não consegue manter todas atualizadas. Já houve um tempo em que era recomendado nos cadastrarmos em todos os lugares possíveis, mas a websfera mudou, o número de redes sociais aumentou, precisamos nos adaptar.

Sites específicos para blogueiros são importantes, sim; estou falando aqui de outras redes sociais: Facebook, Twitter, etc. Sites de relacionamento são, como o nome já diz, para nos relacionarmos. Se não conseguimos utilizá-las, não estamos nos relacionando através delas – e então perdem o propósito de divulgação.

Segmentação e foco

Se o objetivo é, também, divulgar seu blog e não apenas manter contato com os amigos, é preciso selecionar quais redes sociais têm o perfil de leitor que você deseja. Escolha as redes mais adequadas aos seus objetivos e as mantenha atualizadas.

Se você escolheu o Twitter, por exemplo, use-o também para comentar links divulgados pelas pessoas que você segue, responda seus followers, publique tweets além dos links dos seus posts. Já falei antes sobre usar o Twitter com parcimônia para divulgar as atualizações do seu blog e indiquei como configurar o FeedBurner para fazer esta divulgação automaticamente. Outra opção é o TwitterFeed, sugerido pelo Alessandro Martins.

Para o Facebook, o RSS Graffiti está sendo bastante utilizado e tem funcionado bem. Siga o mesmo princípio do Twitter: não publique apenas as atualizações do seu blog, poste também outros conteúdos bacanas que você encontrar pela web.

E as fotos? Mesma coisa: segmentação e foco. Imagens publicadas no blog podem ser alocadas no seu próprio servidor. Mas se não é ilustração para post, você precisará de outro local: Flickr, Picasa, Twitpict, etc. Avalie qual serviço é o melhor para você e use somente ele, nada de publicar fotos de sua autoria no Flickr e depois no Twitter pelo Twitpict. Se as fotos são suas, o Flickr é o site mais utilizado por fotógrafos: publique todas as suas fotos lá e depois encurte o link para divulgar a foto no Twitter.

Se nem todas as suas fotos são adequadas a um único site, pois este fica funcionando como um portfólio fotográfico, então pode ser válido utilizar mais um site de divulgação de imagns: você pode colocar suas fotos “sérias” e/ou profissionais no Flickr e as que tira com o celular e envia na hora ao Twitter através do Mobypicture, por exemplo. Isso não é regra: conheço muitas pessoas que só usam o Flickr independente do tipo de fotografia feita. O próprio Mobypicture, por exemplo, pode ser utilizado pra enviar suas fotos para o Twitter, Flickr e Facebook ao mesmo tempo. Avalie seus objetivos com as fotos para identificar quais são suas necessidades e então saber qual é a melhor alternativa para você.

Há pouco falei sobre encurtar links: também nisso é mais interessante escolher um único serviço. Vários encurtadores oferecem estatísticas, por exemplo, o que é muito útil quando você publica links que não são do seu blog e quer saber quantas vezes o endereço foi clicado a partir do seu encurtamento e/ou retuitado (se o link é do seu blog, provavelmente você já usa o Analytics para as análises do seu blog).

E então, já sabe onde concentrar seus esforços em termos de divulgação nas redes sociais?

Fechado para novos comentários.