Cinco dicas para criar títulos atrativos para posts

Categoria(s) do post: Produção de conteúdo

Você está pesquisando determinado assunto e a busca apresenta centenas de resultados: em qual você clica primeiro? É claro que técnicas de SEO fazem muita diferença na hora de apresentar o post com uma boa posição nos resultados, mas o SEO conta para os robôs dos motores de busca e nesse post vamos falar de pessoas, ou seja, tráfego orgânico. Uma boa otimização fará seu post aparecer bem colocado, mas entre todos os links que aparecerem na primeira página de resultados provavelmente você clicará primeiro naquele cujo título for mais atraente, certo? O mesmo vale para os feeds: entre tantos posts no seu agregador, quais você lê e quais ignora quando não há tempo para ver todos? E o que faz com que um título seja atrativo?

1. Seja claro e honesto

Procure fazer do título um resumo do assunto do post. Seu conteúdo terá mais chance de ser acessado, afinal entre tantos resultados nas buscas o leitor precisa ser objetivo para encontrar o que procura. O mesmo vale para os feeds: entre tantos posts para pouco tempo disponível lendo, vamos àqueles que sabemos tratar do que nos interessa.

2. Não entregue o ouro, desperte a curiosidade

Ok, essa dica parece contradizer a anterior. Mas não é: o título deve demonstrar o assunto do post, mas sem encerrar o assunto. Podemos usar como exemplo o post O que os posts relacionados podem fazer pelo seu blog?: se o título fosse “Posts relacionados mantém os leitores no blog” dificilmente alguém iria parar para ler, pois o título do post já daria o assunto por encerrado. Esse exemplo nos leva à próxima dica.

3. Perguntas são interessantes

Muitas vezes digitamos perguntas no Google. Ok, parece que estamos falando dos robôs que irão localizar os termos digitados na busca, mas há outra questão aqui: quem digita as perguntas são as pessoas. É em como elas pesquisam que você está pensando na hora de criar seus títulos. E aí, se você aliar esta dica às outras, tem mais chances de ter seu post acessado mesmo que ele não apareça em primeiro nos resultados.

4. Veja os títulos de outros posts sobre o mesmo assunto

Bem, eu espero que você, antes de começar a escrever, já esteja habituado a pesquisar o que já foi publicado sobre o assunto. Se não faz isso, é hora de começar. E é melhor, claro, fazer títulos mais atrativos que os já existentes.

5. Norma culta, porém coloquial

Apesar dos debates recentes acerca do uso (ou  não) da norma culta da língua portuguesa, acredito que o uso adequado das normas ainda se destaca e que continuará se destacando em relação ao uso inadequado. E como já foi dito no post com dicas de redação, usar a norma culta não quer dizer “escrever difícil”. Ortografia, acentuação e pontuação devem ser adequados, porém usando palavras simples, de uso comum, afinal é com estas palavras que o leitor irá pesquisar.

Esse post foi inspirado no Blooging by numbers: how to create headlines that get retweeted (sobre RTs, em inglês).

Agora queremos saber quais suas dicas para criar títulos interessantes. Na hora de escrever, você pensa mais em SEO ou nas buscas orgânicas e leitores? E quais são os títulos que mais lhe atraem?

Fechado para novos comentários.