Como administrar menus no WordPress

Categoria(s) do post: WordPress

Oba, estamos de volta! Esperamos que você tenha aproveitado bem o final de ano, descansado bastante e curtido a companhia de quem você ama, para começar o ano com toda disposição. Nós, do xCake, já estamos a mil por hora! Vamos aproveitar Janeiro para conhecer melhor o WP? Já falei um pouquinho sobre menus, mas hoje vou ajudar você a administrar menus no WordPress.

O quê? Menus não são só os de comida? =O
Imagem: Laszlo Ilyes, em CC.

Atenção: não vou ensinar quais códigos usar para que seu layout tenha menu, nem em que arquivo do tema estes códigos estão ou qualquer coisa que envolva programação. O motivo é simples: não vou incentivar você a fazer algo que, diante de algum erro, por mais simples que seja, pode destruir seu site. Deixemos a programação para os programadores e vamos ficar com a parte de fazer bom uso das ferramentas. ;)

Acesse o dashboard e vá em Aparência, depois em Menus; você vai encontrar uma tela igual ou similar à imagem abaixo.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

A imagem anterior pode lhe deixar confuso quanto aos links das páginas e de categorias e links do menu, então primeiro vamos falar apenas do menu, pois entendendo bem esta parte fica fácil entender o que os widgets de páginas e categorias estão fazendo aí nesta tela. Talvez seu blog tenha mais de um menu, selecione qual você vai administrar como na imagem a seguir.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

Em Links Personalizados você pode incluir links ao menu: é só colocar o link em URL e, em Rótulo, o título do link. Adicione e o link aparecerá no widget ao lado. Na imagem abaixo, o widget com os links do menu aqui do Metablog estão à direita.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

Você também pode alterar a ordem dos links, basta selecionar a caixinha do link e arrasta-la, como ilustrado abaixo. Salve e pronto, o menu aparecerá no seu site com todos os links que você tiver incluído.

Clique para ampliar.

Agora ficou mais fácil entender o que as páginas e categorias do blog estão fazendo dentro da estrutura dos menus: se desejar que as páginas e/ou categorias apareçam no layout em forma de menu, é possível fazer isso sem precisar ficar adicionando link por link. Vamos ver as categorias como exemplo:

Clique para ampliar.

Você pode pedir para visualizar só as categorias mais usadas ou todas e, ainda, pesquisar alguma em específico. Então selecione como desejar: todas, só as mais usadas ou apenas algumas. Depois é só clicar em Adicionar ao Menu e pronto, elas aparecerão no menu como você determinou. Se quiser adicionar páginas, o procedimento é o mesmo. Fácil, né?

Agora quero ver todo mundo revisando seus menus e, assim, deixando o blog mais organizado, mais fácil de navegar. Isso faz parte da boa usabilidade, ou seja, merece toda nossa atenção. =)