Como destacar seu blog na multidão

Categoria(s) do post: Práticas inaceitáveis

Você é daqueles que se inspira tanto em outros blogueiros que seu blog parece igual ao deles? Quer um layout como o do Fulano, mudando só o logotipo? Então vem comigo que o post de hoje é para você.

Há muitas coisas que um blogueiro precisa fazer: produzir conteúdo de qualidade, estudar e investir em SEO, aprender sobre e respeitar Direitos Autorais, etc. Mas além de tudo que é importante você fazer, também existe o que não fazer: deixar a originalidade de lado.

A definição de “original” no Houaiss é extensa, você pode verificá-la por completo no próprio site do dicionário ou então considerar os trechos que destaquei abaixo (grifos meus):

1.3 não copiado de modelo existente; novo

2 que tem caráter próprio; arquetípico

4.2.2 edit texto elaborado pelo autor de uma obra literária ou científica que não seja reprodução de outra ou tradução

7 diz-se de ou indivíduo cuja inteligência ou proceder tem características próprias, diferentes do mais encontradiço

Agora vamos ver significados para “identidade”. Você pode verificar o significado completo ou ficar com os trechos abaixo (grifos meus):

2 consciência da persistência da própria personalidade

4 conjunto de características e circunstâncias que distinguem uma pessoa ou uma coisa e graças às quais é possível individualizá-la

i. visual pub

conjunto integrado de elementos visuais (p.ex., logotipo, embalagens, uniforme, cores etc.) que distingue de modo prontamente identificável determinada instituição, produto, promoção, etc.

É fácil perceber que, para ter identidade própria, é preciso ser original. Não dá para se destacar de outros blogs se o seu for igual ao dos outros blogueiros, especialmente se forem blogs do mesmo nicho. Não tem jeito, é como tentar misturar óleo e água: não acontece, não funciona.

Já falamos antes sobre identidade visual, bem como sobre para quê essa identidade serve e também o que é logotipo. Se você quer um layout igualzinho ao do Beltrano, mudando só o logotipo para o seu, não se iluda: é plágio (é crime!) e ao invés de destacar você, só prejudica sua imagem. Quem é que confia em quem copia até o layout dos outros?

Se você quer ser um blogueiro reconhecido e respeitado, precisa criar sua própria identidade, não viver na sombra de outros blogueiros. Você adora o estilo de escrita daquele blogueiro? Invista em leitura e escreva muito para exercitar e assim desenvolver seu próprio estilo. O layout do outro blog é lindo de viver? Invista em um layout mais lindo ainda. As montagens da blogueira famosa são bacaníssimas? Estude fotografia, composição, cores; aprenda a usar editores de imagens para fazer suas próprias edições e montagens.

Eu sei, dá trabalho. Mas blogueiro não pode mesmo ter preguiça. Se não há disposição para estudar, pesquisar, planejar, elaborar, então, honestamente: qual o objetivo em ter um blog? Só para dizer que tem, mesmo que não seja um blog considerado relevante e confiável? Momento realidade: se você tem um blog igual ao de outro blogueiro, então na verdade você não tem um blog, você só tem uma cópia.

Buscar inspiração é muito diferente de copiar. Uma coisa é você dizer ao webdesigner que você pensou em um layout “com traços lúdicos, desenhos como se fossem feitos por crianças”, outra bem diferente é dizer “eu quero aquela mesma imagem de desenho de criança que tem no blog X”.

‘Bora investir tempo e conhecimento no seu blog? Claro que é importante analisar como são outros blogs, especialmente os de mesmo nicho, mas não para fazer igual e sim para descobrir o que você pode fazer de diferente, de melhor! Não seja uma cópia, seja único. :)