Como está seu network?

Categoria(s) do post: Promovendo seu blog

Fato: todo blogueiro deseja ser valorizado pelo seu trabalho. Mesmo um blog não monetizado quer reconhecimento: leitores fiéis, comentários, ser indicado e linkado por outras pessoas. Mas para ser reconhecido primeiro é preciso ser conhecido. Como? Vem cá que o papo hoje é sobre network. :)

Colegas ou concorrentes?

Você considera os blogueiros do mesmo nicho que o seu como concorrentes ou colegas? Especialmente se você não vende produtos e/ou serviços em seu site, não tem sentido ver os blogs do mesmo nicho como concorrência. E mesmo que você venda algo, ainda assim é possível ver os outros como colegas, não como concorrentes, muito menos como inimigos. Anunciantes não anunciam em um único veículo: uma marca de cosméticos, por exemplo, não vai escolher apenas um blog para anunciar. Meus colegas de profissão não são inimigos, cada um tem seu seus diferenciais, métodos de trabalho e estilo e há clientes para todos os perfis. Quando a relação é positiva, “concorrentes” podem inclusive se ajudar em vários momentos: você tem profissionais de confiança até para encaminhar aquele cliente que não vai ter jeito de encaixar na sua agenda, além de coisas mais simples do dia-a-dia como, por exemplo, perguntar qual era mesmo aquele link que o colega publicou outro dia e agora cairia super bem no seu trabalho.

Mas não force a barra, ninguém vai se tornar seu melhor amigo só porque você mandou pedido de amizade em alguma rede social ou linkou a pessoa uma única vez. Valorize o trabalho dos colegas (dicas a seguir), eles começarão a prestar atenção em você e, se seu blog é de qualidade, espontaneamente começarão a interagir com você e a indicar seu conteúdo.

Use a caixa de comentários

É na caixa de comentários que começa o bom relacionamento com os colegas. Mas nada de recados do tipo “legal seu blog, passa no meu”, deixe comentários relevantes. Inclusive já temos dois posts aqui no Metablog que tratam dessa questão, recomendo fortemente a leitura: Caixa de comentários: cartão de visitas do seu blog e Você sabe se comportar bem em blogs alheios?.

Comente postagens nas redes

Provavelmente seus colegas de nicho também têm perfis e páginas dos blogs deles nas redes sociais: acompanhe e comente as postagens. Vale para o Facebook, Google+, Twitter, Instagram, etc. E, claro, vale o mesmo que para as caixas de comentários: escreva mensagens interessantes.

Faça link building

Resumindo, link building são os links que você faz para você mesmo e também para outros sites e blogs – e que os outros fazem para você. Comece linkando os colegas e cuide bem do seu blog (do design ao conteúdo) e o retorno virá: os outros blogueiros virão visitá-lo, os leitores deles também e, a medida que seu relacionamento com os colegas for acontecendo, você também começará a receber links. Temos dois posts no Metablog que explicam mais sobre link building: SEO – Dicas simples e fáceis para colocar em prática agora mesmo e Links externos ou internos?. E se o seu colega fez um artigo incrível, que tal recomendá-lo na sua fanpage, Twitter e afins? Aposto que ele vai gostar e retribuir.

Participe de grupos do seu nicho

Tanto o Facebook quanto o Google+ estão cheios de grupos do mesmo nicho que o seu: procure-os, participe ativamente, interaja. Listas de discussão também são válidas. Lembre-se do que está lá no primeiro parágrafo deste post: para ser reconhecido primeiro é preciso ser conhecido. ;)

Eventos são oportunidades incríveis

Nem só de gadgets vivem os blogueiros: um solzinho faz bem pra saúde, não dá pra viver só de pizza e comida congelada, interação social fora do digital também cai bem. Pois é, blogueiro também é gente! :D  Brincadeiras à parte, participar de eventos é bom demais. Além de tudo que aprendemos com as palestras e workshops, o network é poderoso nessas ocasiões. Participe sempre que puder e não deixe de levar o cartão de visitas do seu blog para distribuir.

Os que participei até agora me trouxeram ótimas experiências e resultados. Conheci pessoas incríveis, fiz amizade com colegas de profissão com os quais sempre troco figurinhas e nos ajudamos mutuamente, fiz amigos independente da área de atuação, recebi propostas de trabalho. A escolha da imagem para ilustrar esse post não foi nada aleatória: se você me acompanha por aí, deve ter me reconhecido na foto. Ela foi tirada no LuluzinhaCamp Nacional de 2010 e foi nesta ocasião que fui convidada para ser a web writer do xCake. O LuluzinhaCamp é um grupo que reúne mulheres de todos os cantos e campos da web, a maioria esmagadora das participantes é blogueira e muitas trabalham com web. Eu e a Claudia Regina, ex-proprietária do xCake, participamos da lista de discussão do grupo e assim nos conhecemos. Depois com a convivência e trabalhando juntas no LuluzinhaCampPR o reconhecimento veio através do convite para cuidar do Metablog. O convite veio em setembro de 2010, no início de 2012 a gestão mudou, mas continuo aqui até hoje – e, espero, por muitos anos mais. :)

E seu networking, como está? Dentre as possibilidades, quais lhe dão mais resultado? Como foi sua experiência com eventos? Divida com a gente suas impressões, aqui a gente adora compartilhar para somar! :)

4 comentários

  1. Bom dia posso dizer que eu não sou uma leitora e sim uma aluna do Metablog! Blogueira iniciante e curiosa encontrei vocês, foi pra mim um achado precioso, vocês são um artigo de luxo rsrs!! Parabéns!!!

    1. Obrigada, Monica! É gratificante quando recebemos feedback confirmando que estamos atingindo nossos objetivos. :)

  2. claudia regina comentou:

    que lindo ver essa foto aí :D muito bom saber que aquele convite na mureta do aeroporto (rs) continua rendendo frutos. um beijo enorme, lis!

    1. Oi, Claudia!

      Pois é, estávamos na mureta do aeroporto curtindo um solzinho enquanto esperávamos a hora do vôo. rs… Beijo grande pra você também, Clau!

Fechado para novos comentários.