Como está sua retrospectiva blogueira?

Categoria(s) do post: Organização e Produtividade

Mais um novo ano se aproxima e, nessa época, muito falamos sobre retrospectivas e balanços. Quase todo mundo entra na onda e a gente sugere fortemente que você inclua seu blog nas suas avaliações de final de ano. Não sabe por onde começar? Vem cá que nós ajudamos! :)

Se você nos acompanha há pelo menos um ano (yey!!! \o/) deve lembrar que já conversamos sobre essa história de não fazer nada no blog porque “todo mundo vai estar viajando mesmo” não ser uma boa alternativa. Além daquelas ideias, queremos agora aprofundar um daqueles tópicos: repensar o blog. ‘Bora ver as dicas?

Liste as coisas boas

Prepare uma lista com tudo que houve de bom relativo ao blog: oportunidades, conquistas, satisfação pessoal, etc. Sim, satisfação pessoal, afinal blogar sem amor é o caminho mais rápido para a frustração. Então faça sua lista de coisas boas relativas ao blog, vale inclusive colar pertinho do computador para reler toda vez que rolar aquele desânimo básico.

Avalie a evolução do blog

O período de recesso de final de ano é o momento perfeito para analisar mais profundamente as estatísticas do blog, o crescimento do número de leitores e de comentários e, se seu blog é monetizado, do retorno financeiro alcançado. Mas não analise só por analisar e sim cruze dados: observe, por exemplo, quais as pautas foram publicadas nas datas de maior acesso e mais adesão de novos leitores. Essas avaliações vão ajudar você a decidir quais ajustes e realinhamentos de objetivos precisam ser colocados em prática no novo ano que se aproxima.

Avalie atitudes

Depois de analisar a evolução do blog há mais um dado a ser cruzado: das suas atitudes/posturas adotadas com relação ao blog, quais se refletiram positivamente e negativamente no blog? Atitudes devidamente identificadas, em 2015 mantenha e reforce as atitudes positivas e corrija ou pelo menos melhore as atitudes negativas.

Defina metas

Defina três objetivos para seu blog em 2015, um fácil, um médio e outro difícil. Como alcançá-los? Liste as tarefas mensais que você deve executar para atingir suas metas e, claro, deixe os objetivos e as tarefas ao alcance rápido dos olhos ou poucos cliques do mouse para cumprir tudo direitinho.

Descanse

Achou que todas as dicas seriam só tarefas e mais tarefas? Nada disso! Descansar é essencial para o corpo, a cabeça e a alma. Tire alguns dias apenas para descansar e recarregar as baterias para começar 2015 com novas ideias e toda disposição. :)

Sua retrospectiva blogueira tem mais dicas? Balanços nos anos anteriores fizeram quanta diferença no ano seguinte? Conta pra nós, queremos saber. :)