Como inserir vídeos do YouTube no WordPress

Categoria(s) do post: Produção de conteúdo, WordPress

Você já sabe como inserir vídeos pelo Windows Live Writer. Porém nem todos usam Windows (pois é, o WLW só roda no Windows) e, infelizmente, o WLW pode deixar seu código sujo, portanto muita gente prefere usá-lo apenas para os textos, deixando a finalização do post com formatação e inserção de imagens e vídeos para ser feita diretamente no WordPress. É muito fácil, vamos lá?

Após encontrar o vídeo desejado, verifique os termos de uso. Já falamos sobre isso antes, inclusive fiz questão de que meu primeiro post aqui no MetaBlog xCake tratasse sobre licenças de uso. Verificar a licença no YouTube é simples: na descrição do vídeo desejado, clique em Exibir mais. No final da descrição, logo após a categoria e as tags (se houver), está a licença. Se for a padrão todos os direitos são reservados (você não pode usar), mas o YouTube já incorporou a licença Creative Commons 3.0 e já há usuários licenciando seus vídeos deste modo.

Se a licença de uso estiver ok, clique em Compartilhar e depois em Incorporar. Note que há várias opções não só de tamanho, mas também para mostrar vídeos sugeridos ao final (pode ser interessante caso seu post seja sobre um artista, por exemplo).

Após selecionar o tamanho desejado (respeite a largura da coluna de posts do seu blog para não “quebrar” seu layout) você deve selecionar e copiar o código gerado e ir para o dashboard do WordPress. Talvez você costume escrever seus posts no modo visual, mas para inserir vídeos deve usar a opção html, como indicado abaixo.

Cole o código do YouTube ali e pode voltar para o modo visual. O vídeo não aparecerá, apenas uma imagem amarela, mas não se preocupe: o vídeo está certo e será publicado no seu post. Ele será automaticamente alinhado à esquerda, para centralizar ou colocar à direita basta selecionar o vídeo (é só clicar sobre ele) e selecionar o alinhamento desejado como você já faz para textos e imagens.

Fácil, né? =)

6 comentários

  1. Como eu faço para alinhar o vídeo no centro? Obrigado pelo excelente post.
    Decio Vanderlei Nogueira

    1. Decio, primeiro eu tento como faço pra centralizar texto: seleciono o vídeo e clico em centralizar. Mas às vezes não funciona (não sei porquê) e aí eu volto para a visualização em html e centralizo via código mesmo. =)

  2. Amanda comentou:

    Obrigado pela ajuda! Mas eu estou com problemas… Quando eu volto para a parte “Visual” não aparece nada, fica em branco, nem essa imagem amarela aparece… Pode me ajudar?

    1. Amanda, testei aqui (para ver se algo havia mudado no WordPress ou algum bug), mas está normal. Você está copiando o link que aparece quando clica no botão Incorporar ou o outro encurtado? Tem que ser o link de Incorporar. =)

  3. Muito boa a dica. Me ajudou bastante. Excelente artigo obrigado.

  4. Muito obrigado me ajudou muito, procurei em dezenas de sites e não estava conseguindo!

Fechado para novos comentários.