Como usar imagens no seu post sem ferir Direitos Autorais

Categoria(s) do post: Direitos autorais, Ferramentas úteis

Nível: fácil

Você já sabe que imagens também são protegidas por leis de direitos autorais. Mas ilustrar um post com imagens deixa a leitura mais agradável e atrativa, então como encontrar imagens que você possa usar legalmente? Vamos ao Flickr!

Na página inicial, clique em buscar.

Vá em busca avançada.

Você chegará a esta tela:

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Você tem várias opções de busca, porém as possibilidades de licença são limitadas ali. Para evitar problemas com os autores das imagens sempre é mais seguro utilizar as que estejam sob a primeira licença explicada no post anterior: Attribuition (ou Atribuição).

Creative Commons: Attribuition.

Para encontrar estas imagens no Flickr, desça a página até as opções de Creative Commons e clique em saiba mais.

Pronto, você chegou à página de busca do Flickr por Creative Commons. Aproveite para salvar o link nos seus favoritos, agilizando sua próxima busca por imagens licenciadas. Nesta página você encontrará opções para buscar imagens sob todas as licenças Creative Commons existentes, mas como já sabemos sobre as possibilidades de uso e expliquei há alguns parágrafos, sempre é mais seguro optar pelas imagens sob a licença “Attribuition – Atribuição”. No momento em que escrevo este post, há 22.826.779 fotos sob esta licença, certamente você encontrará alguma que se encaixe no seu post.

Agora é só digitar a palavra-chave sobre o assunto da imagem que está procurando e escolher entre seus resultados.

Dica 1: procure também pela palavra-chave em inglês.

Dica 2: quando encontrar uma imagem adequada, confira na página dela a licença. Sim, você procurou pela licença mais livre possível, mas como sistemas podem falhar, não custa nada conferir, certo? Para ilustrar, busquei por “água” e encontrei uma belíssima foto do usuário Vincepal. Você pode conferir a licença de duas maneiras: clicando sobre a foto com o botão direito do mouse ou na coluna da direita.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Clique na licença para ver qual é e confira se o uso autorizado está de acordo com seu blog/post.

Eu posso usar, e agora? Clique com o botão direito do mouse na foto e selecione algum dos tamanhos disponíveis, você será levado para uma tela assim:

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Escolha o tamanho desejado e faça o download da foto para o seu computador. Pronto, agora é só subir a imagem para o seu blog e dar o crédito corretamente para o autor da foto.Algumas licenças dizem como o crédito deve ser feito, siga as instruções. Se não houver nenhuma orientação a respeito, faça o link direto para a página onde você encontrou a imagem, não para o perfil do autor – clique nos links anteriores para ver a diferença.

89 comentários

  1. Agradeço por esse post, esclareceu muitas dúvidas minhas, ainda tenho muitas, mas certamente vou aprender. Obrigada. Adriana

    1. Olá, Adriana!
      Traga suas dúvidas pra cá, ela pode virar post pra ajudar outros blogueiros que tenham a mesma dúvida que você. ;)

  2. IGOR GABRIEL comentou:

    OLÁ SOU UM JOVEM COM 15 ANOS DE IDADE. ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO, E GOSTARIA DE USAR UMA IMAGEM ENCONTRADA EM UM BLOG PARA COMPLEMENTAR A CAPA DESTE. PARA NÃO TER PROBLEMA DE DIREITOS AUTORAIS COMO DEVO PROCEDER? A IMAGEM É A CONSTANTE NO BLOG: http://ciganamariarosa.blogspot.com/, REFERENTE AO SIGNO CIGANO, PUNHAL, PORÉM A VI EM OUTROS LOCAIS NA WEB, QUANDO FIZ A PESQUISA VIA GOOGLE IMAGENS COM O NOME ” PUNHAL E ROSA”.
    SE POSSÍVEL GOSTARIA DE RECEBER A RESPOSTA VIA E-MAIL.

    UM ABRAÇÃO!!

    IGOR GABRIEL

    1. Olá, Igor.
      Você precisa verificar quem é o autor da imagem, ou seja, quem a desenhou/pintou/etc e então verificar qual licença de uso o autor designou para a imagem. Se não conseguir ter certeza da licença correta da imagem, sugiro pensar em outra com uma licença que você possa usar. Se está escrevendo um livro, que tal contratar alguém para fazer as ilustrações? Assim você não terá problemas relativos à direitos autorais e ainda terá uma capa exclusiva. ;)

  3. Marina comentou:

    Olá, adorei o post e o blog, me ajudou muito. Mas estou com uma dúvida. Já fiz alguns posts com imagens que encontrei por acaso, e essas imagens foram usadas em vários blogs que visito, e em nenhum deles há qualquer tipo de créditos.
    Podem me dizer como funciona isso?

    1. Olá, Marina!
      O correto é só usar imagens que tenham licença que permita o uso. Se você não sabe quem é o autor da imagem, nem sua licença, sugiro que não use. Recomendo ver nossos posts sobre , neles você vai entender melhor como as licenças funcionam – as que falam em uso de textos também se aplicam ao uso de imagens. =)

      1. Marina comentou:

        Oi, obrigada novamente, já li alguns dos posts, não usarei mais rs..

  4. Juca comentou:

    oi, eu posso colocar em meu blog, por exemplo, uma foto que tirei do google que mostra o Dr. Lawrence Gordon do Jogos Mortais?

    1. Oi, Juca!
      Para toda e qualquer imagem você deve procurar a licença de uso. Isso vale para fotos que você encontra em blogs, no Flickr, no Google, revistas, etc: todas mesmo. Quando você não encontrar, descarte a imagem e procure outra, é mais seguro.

  5. Adriano Alves comentou:

    Sensacional a dica, os exemplos e o passo a passo foram perfeitos e me ajudaram a esclarecer muita coisa.

    Parabéns!!!

  6. amigo, eu uso as imagens do site: http://www.shutterstock e já li sob a licença ,e no meu blog, coloco o link apontando para o site deles. tenho uma duvida, preciso dar um atributon alt ou algo parecido no código para as imagens? ou não? ou seja preciso ainda fazer a descrição das imagens no blog? um grande abraço.

    1. Oi, Selma!

      O que você faz no código da imagem dentro do seu blog intefere apenas no SEO. Com relação aos créditos, cuidados com Direitos Autorais, você só precisa conferir a licença de uso (para saber se realmente pode usar a imagem) e fazer o crédito corretamente. O crédito sempre deve ser dado com permalink e colocando o nome do autor da imagem, como exemplificado aqui neste post que você comentou. =)

  7. Olá gostaria que vocês citassem o uso de imagens do pinterest. Vejo blogs de referência que colocam como fonte : Pinterest, mais acredito que seja o mesmo que colocar como fonte: Goolgle images. Certamente cada imagem tem o seu autor. Como proceder nesse caso?

  8. Ilan comentou:

    Olá Lis,
    Eu tenho uma conta no Flickr e descobri que minha foto foi utilizada sem autorização.
    Ela não apresenta nada relacionado a Creative Commons.
    Queria saber se meu álbus encontra-se configurado para tanto ou, se não, se é cabível de uma ação judicial?
    Desde já obrigado,
    Ilan

    1. Olá, Ilan!

      Suas fotos (lindas!) estão em Copyright, ou seja, têm todos os direitos reservados. Isso significa que para alguém usar suas imagens é preciso pedir autorização para você – e só pode usar depois que você tiver respondido dizendo claramente que a imagem “tal” está autorizada para uso naquele post específico que a pessoa pediu autorização, especificando também o site ou blog no qual o conteúdo estará.

      Você pode processar, sim, mas sugiro que primeiro você tente conversar, resolver a questão com diálogo – costuma dar certo, com a gente aqui no Metablog sempre funcionou! Dá uma olhada nesse post nosso, ele orienta sobre como proceder nesses casos: O que fazer ao encontrar conteúdo plagiado do seu site? Embora trate de conteúdo de sites e blogs, o procedimento para fotos copiadas do Flickr é o mesmo.

      Mas que tal ler com carinho o post sobre o Direito Autoral e as licenças de uso e considerar a possibilidade de permitir o uso das suas fotos, dentro de algumas condições? Exemplos de condições: a pessoa pode usar suas imagens desde que dêem o crédito corretamente e/ou não faça uso comercial (não ganhe dinheiro com elas) e/ou coloquem o conteúdo que eles produzem sob a mesma licença de uso que você. Aqui a gente explica mais sobre isso: O que é Creative Commons? Pense com carinho. :)

      1. Ilan comentou:

        Oi Lis

        Antes de mais nada, muito obrigado pelo comentário quanto as minhas fotos. Engraçado que estou para lançar um site em WordPress e depois tirei algumas outras dúvidas aqui no blog.

        Mas então, lendo os outros post indicados por você, como já vendi outras fotos para revistas e livros didáticos devo entrar em contato de maneira amigável. Espero que venhamos a chegar a um ponto em comum.

        Assim que tiver a resposta, aviso por aqui.

        Muito obrigado mesmo pelas dicas!
        (Em tempo. Achei muito engraçado termos um amigo em comum no FB)

        1. Oi, Ilan!

          Lembre-se de observar se, no contrato que você assinou autorizando uso de imagem para revistas e livros didáticos, existe alguma cláusula que proíba você de autorizar o uso daquelas fotos específicas para outra pessoa. ;)

          Quando seu site estiver pronto, vem nos contar? E pode contar com a gente para montar seu site: o xCake cria layouts lindos e eu, autonomamente, faço planejamento de sites e blogs. :D

          Fiquei curiosa para saber qual é o amigo que temos em comum. risos

          1. Ilan comentou:

            A foto que vendi, no contrato, não havia nenhuma cláusula de exclusividade. O contato que fiz foi conjuntamente com um advogado que me assessorou.

            Temos o Cyro como amigo em comum. Estudei com ele na Universidade, Biologia.

  9. Fabiane comentou:

    Olá.
    Eu estou criando um site e preciso de imagens pra torna lo mais interessante, mais tenho medo de colocar uma imagem com direito autoral. como faço pra conseguir imagens interessante se ter problemas?

    1. Olá, Fabiane.
      Esse post no qual você deixou comentário ensina justamente isso que você quer saber. ;)

  10. Rafael comentou:

    Lis, seu blog é FANTÁSTICO!

    Uma dúvida sobre este post: o crédito à imagem deve ser feito inserindo-se, na LEGENDA da foto, a sua URL?

    Ou basta que, ao clicar na foto, o usuário seja redirecionado à página de onde ela foi originalmente retirada (não estou falando de “roubar banda”, pois neste caso a imagem está no meu servidor)?

    1. Olá, Rafael.

      Obrigada pelo elogio, #adoro! :D

      O crédito pode ser colocado na legenda, mas alguns blogueiros colocam no final do artigo. Particularmente acho mais honesto na legenda, para que o leitor não leia o artigo todo acreditando que a foto é do blogueiro e só no final descubra que é de outra pessoa. Devemos considerar também a possibilidade do leitor não ler o artigo até o fim, então se o crédito estiver no final do artigo o leitor terá deixado a página acreditando que aquela imagem é do autor do artigo, quando não é.

      Veja como fazemos aqui no Metablog: a legenda diz o nome do autor da imagem e a licença da foto, clicando na imagem você é redirecionado à publicação original dela.

      Sobre a hospedagem da imagem, você está certíssimo: hospedar no seu servidor, nada de hotlink, com o link da imagem levando o leitor à publicação original da imagem.

  11. Rafael comentou:

    Apenas para ilustrar minha pergunta (não precisa publicar este post, OK?), veja do que estou falando, Lis:

    http://otimizandotempo.com/comparadores-de-precos-pesquise-sem-gastar-sola-de-sapato/

    Usei uma imagem “CC Atribuição” do Flickr, como você ensinou. A imagem está no meu servidor, mas ao clicar nela você é redirecionada para a página da foto no Flickr.

    Só isso basta? Posso dispensar a (terrível) legenda http://tinyurl.com/klssfgg ?

    Saudações!!!

    Rafael

    1. Oi, Rafael.

      Quase! rs… No seu blog, na legenda você pode colocar o nome do autor da imagem e a licença sob a qual está a foto. É a legenda da imagem no seu blog, não a legenda na publicação original da foto.

      Se desejar, você também pode colocar uma frase/comentário seu na legenda, pra fazer link da imagem com seu artigo, e no final colocar o nome do autor da imagem e a licença de uso dela.

  12. Rafael comentou:

    A dica do “hotlink” eu também peguei aqui no Metablog, hehe… Tô aprendendo com quem sabe! :-)

    Obrigado pelos esclarecimentos adicionais. Gostei da ideia de botar na legenda o nome do autor da imagem e sua licença, deixando o link como redirecionador para quem clicar na imagem.

    Vou alterar meu post assim que o Flickr voltar ao ficar online.

    Abração!!

    Rafael

    1. Obrigada pela audiência, Rafael. E se tiver sugestões de pauta elas serão bem-vindas, nosso objetivo é justamente compartilhar com outros blogueiros o que aprendemos nesses tantos anos de websfera. Não quer dizer que saibamos tudo sobre tudo, ainda mais numa área em que surgem tantas coisas novas o tempo todo, mas aí pesquisamos e aprendemos junto com nossos leitores e clientes. :)

  13. Elis comentou:

    Olá,

    Se eu usar imagens/fotos para deixar um texto mais agradável, como disse a cima, preciso me cadastrar no flickr ou basta a imagens estar disponível para baixar para que eu possa usar?
    É obrigatório dar os créditos da foto no post para não me complicar?

    1. Olá, Elis!

      Você não precisa ter cadastro no Flickr para usar as imagens de lá, mas precisa pesquisar apenas pelas imagens que tenham uma Licença de Uso compatível ao uso que você fará delas. Essa explicação está mais aprofundada nesse artigo mesmo em que você comentou, mas sugiro que também dê uma olhada nos nossos artigos sobre Direitos Autorais para entender melhor. ;)

  14. Ana comentou:

    Oi Lis, tudo bem?
    Estou com algumas duvidas sobre como usar imagens no meu blog, posso usar qualquer imagem Creative Commons? Fiz igual ao exemplos que você mostrou, cliquei na imagem e apareceu os direitos autorais e os tamanhos, é só isso?Só baixar e postar? E em informaç~oes adicionais aparece o mesmo, não fala claramente se pode baixar ou não!Encontrei tb imagens que precisam de “Pedido de licenciamento” você sabe como funciona?

    1. Olá, Ana.

      Quando você clica na imagem com o botão direito do mouse aparecem os tamanhos e a frase “Alguns direitos reservados”. Clique na frase e você será direcionada para a página contendo as condições de uso, aí é só analisar se seu uso está dentro das condições. ;)

  15. Ralfle comentou:

    tenho outra dúvida, alias, parabéns pelo site.
    minha duvida é a seguinte, imagens de games, estas imagens possuem direitos autorais?
    vou dar um exemplo:
    http://attackofthefanboy.com/news/rumors/talk-uncharted-4-ps4-hits-web/

    e

    http://www.gamevicio.com/i/noticias/171/171521-site-gamestop-lista-uncharted-4-para-ps4/

    ambos os sites usam a mesma imagem do jogo em questão, mas eles nao fornecem aquela legenda na imagem: “FONTE DA IMAGEM: link”

    aí me surgiu esta duvida, imagens de jogos lançados ou que serão lançados, em geral, possuem esses direitos autorais que nao permitem ser usados em outros sites a imagem?
    obrigado

    1. Ralfle, sempre vale observar como os outros blogueiros estão fazendo, mas não se espelhe facilmente quando se trata de coisas tão sérias quanto Direitos Autorais. Pode ser que estejam fazendo certo, pode ser que não. A informação que nós temos veio de muitas leituras e de conversas anteriores com amigos e colegas advogados, é o que insistimos aqui no Metablog: sempre, sempre, sempre tem que procurar a licença de uso de cada conteúdo que deseje usar que não tenha sido por você.

      E, importantíssimo – e também orientação de advogados: você é o responsável jurídico pelo seu blog. Já pensou se alguém lhe diz que pode, e na verdade não pode? Quem vai pagar o preço e se estressar para resolver? Se você conhece algum advogado de confiança, converse com ele, é a melhor pessoa para lhe dizer se você pode ou não usar tais imagens. Não podemos lhe oferecer uma resposta segura: não somos advogados, seria leviano da nossa parte fazer afirmações sobre algo tão sério e que não é nossa especialidade. A única coisa que podemos dizer com segurança é: na dúvida, não use.

  16. Jose Onesimo comentou:

    Olá Lis, gostaria de parabenizar-te pelo conteúdo de fácil leitura e inteligível, mas gostaria de saber se quem tem o Adsense pode usar reportagens, fotos ou vídeos, também divulgando os direitos (nome do autor, copyright) está em conformidade com os direitos autorais. Obrigado pela atenção.

  17. Kahelmo Mendes comentou:

    Olá Lis, Tenho uma Duvida, Se eu Tenho um Blog que esta falando a respeito de um determinado jogo que foi recém lançado eu posso usa a imagem da capa do jogo em meu post ?

  18. Vânia comentou:

    Olá, Boa noite!

    Parabéns pelo blog, é muito interessante!

    A minha dúvida é a seguinte:
    Eu posso usar as imagens do Pinterest nos posts do facebbok? Se sim, como devo colocar os créditos?
    Ou simplesmente devo “compartilhar no facebook” dentro do Pinterest e colocar meu comentário?

    Obrigada

    1. Vania, as imagens não são do Pinterest. São de uma pessoa que publicou na internet, seja diretamente no Pinterest ou em algum outro lugar e a publicação original foi levada para o Pinterest. Então você tem que procurar a publicação original para saber a licença de uso da imagem, só assim você saberá se pode ou não utilizar aquele conteúdo e em quais condições. Sugiro que você veja nossos outros artigos sobre Direitos Autorais, eles irão ajudá-la a entender melhor. :)

  19. Rogério comentou:

    Olá…
    Me passaram uma imagem e acabei colocando a mesma em minha loja de camisetas, no qual o dono da imagem entrou em contato comigo pedindo explicação, tirei na hora, não teve venda nenhuma… Mas nesse caso a dona esta pedindo um valor em dinheiro por ter divulgado… Nesse caso oque deveria fazer???

    Obrigado

  20. Eder comentou:

    Obrigado pelo post , o site é bem legal parabéns , só fiquei me perguntando na hora de dar os créditos da foto como eu insiro na matéria de uma maneira discreta

    1. Oi, Eder!
      Veja como fazemos aqui no Metablog: colocamos o crédito na legenda e, ao clicar na imagem, o leitor é levado para a publicação original. ;)

  21. Tatiana comentou:

    Oi Lis,

    Muito bom esse texto!
    Uma dúvida: se for usar a imagem em um post do Facebook, por exemplo, como você sugere que é melhor colocar o link do crédito?

      1. Tatiana comentou:

        Obrigada pela dica Lis!

  22. João comentou:

    Oi, eu gostei muito do conteúdo apresentado. Eu tenho um duvida. Eu tenho um tumblr e vejo muitas fotos diariamente e queria muito poder fazer camisetas (para uso próprio) com algumas das fotos, mas quase todas, não tem nenhuma informação ou créditos. Como eu posso fazer, sem plagiar a foto de um autor que eu não conheço?

    1. João, o único meio de não plagiar é verificando a licença de uso da imagem. Se não conseguir encontrar, então a única alternativa segura é não utilizar a imagem.

      1. João comentou:

        Muito obrigado!

  23. Elma Magalães comentou:

    Amei seu blog e todo conteúdo!legal compartilhar conhecimento com os leigos principiantes como eu.

  24. Olá, fiz o meu layout com vcs! E adorei esse post!!!
    Tenho uma dúvida: uma blogueira publicou a foto de um produto da minha loja em seu blog e em suas redes sociais, ela deu crédito ao fotografo mas não deu crédito ao fornecedor do produto, no caso a minha loja, quando pedi gentilmente para que desse os créditos, ela se negou alegando não ser obrigada. Portanto gostaria de saber se nesse caso a blogueira realmente não tem essa obrigação.
    Desde já super agradeço e fico aguardando a resposta!

    1. Marcela, o layout do seu blog ficou um luxo! Cada caso é um caso, é difícil opinar sem saber os detalhes, mas a princípio só é plágio quando alguém copia algo que foi você que produziu. Sugiro conversar com um advogado especialista em Direito Digital, para lhe orientar sobre eCommerce e Direitos Autorais aplicando especificamente às suas necessidades.

  25. Fausto comentou:

    Olá! Inicialmente, parabéns pelo trabalho. Minha dúvida: a mera menção de autoria da imagem (créditos) é suficiente ou também preciso de autorização de uso (quando não for imagem CC)?
    Desde já agradeço!

  26. ótima dica você não sabe como ajudou em meu blog

  27. Mari comentou:

    Olá Lis, primeiramente parabéns por todo conteúdo do site, simplesmente perfeito e muito bem escrito. Estou iniciando um blog e travei justamente nesta parte de postagens de fotos e conteúdos. Li todas as suas publicações sobre direitos autorais, creative commons, etc., mas ainda continuo com uma dúvida.

    Como muitos publicaram logo acima, a maioria dos blogs que vemos por aí precisam de fotos para ilustrar seus posts e assim fazem uso indevido das imagens citando a fonte como Pinterest, Facebook, Google, etc. Sabemos que não é permitido e que isso pode causar problemas. O que me intriga é que nos blogs que abordam assuntos de moda, beleza, decoração e casamentos, por exemplo, além dessa prática ser muito comum, facilmente encontramos no rodapé ou em algum sidebar a seguinte mensagem:

    “Imagens contidas neste blog/site vem de fontes diversas, como o Google Images, por exemplo, onde não possui a identificação do proprietário. Portanto, se você for autor de alguma das fotos aqui publicadas e que não esteja devidamente creditada, peço a gentileza de entrar em contato através do email XXX para inserção dos devidos créditos ou exclusão da fotografia. Este comunicado demonstra a consideração do blog/site com você, proprietário das imagens. Atenciosamente, blog/site XXX”.

    Fazer uso desta mensagem auxilia em algo? É correta/ legalmente utilizada?

    Pode dar a sua opinião, por gentileza? Muito obrigada.

    1. Mari, é a minha opinião pessoal, não necessariamente advogados e outros blogueiros concordem comigo, ok? Particularmente não acho que esse comunicado demonstre consideração com o autor das imagens – consideração é procurar a licença de uso e só usar se seguir as condições. Se eu fosse advogada ou autora de um processo por Direitos Autorais, daria risada desse tipo de colocação de tais blogs/sites e ficaria ainda mais determinada a pegar pesado no processo. Porque é muito fácil pegar material na web sem procurar a autoria e depois tentar fingir que não fez por mal, sabe? Pode até não ter feito com más intenções, mas fez com desonestidade intelectual, e eu pessoalmente não perdoaria alguém que subestimasse minha inteligência com uma colocação dessas, especialmente depois de ter lucrado em cima do meu trabalho.

      Essa é minha opinião pessoal, mas só um advogado especializado em Direitos Autorais e web pode lhe dizer como a Justiça age nesses casos.

  28. sofia lourenço comentou:

    obrigada pelas dicas! mas ainda tenho uma duvida, gostava de colocar as fotos que tiro do flickr, no meu website, como faço com os direitos de autor?

    1. Sofia, as instruções estão justamente aqui nesse post em que você comentou. ;)

  29. gloria comentou:

    Olá primeiro preciso te parabenizar pelo trabalho rsrs segundo porque observei que vc é atenciosa com os visitantes do blog, Bom já fiz essa pergunta em outros blogers e nada, continuo com a dúvida cruel. então vamos lá. Estou inciando um livro informativo que vou doar não terei lucros de nadinha, mas como sempre agente quer colocar as imagens do google para ficar mais bonito, atrativo enfim, o que fazer eu posso usar já que não será para valor comercial? eu não tenho idéia de como procurar sea imagem o dono da imagem já tentei e nada, praticamente todas as imagens que eu quero não estão livres de direitos autorais, como contratar uma pessoa pra cuidar disso? como criar imagens, como contratar alguém que possa criar imagens pra mim…

    socorro rs Lis

    1. Gloria, os passos para encontrar imagens que você possa usar estão nesse post mesmo em que você comentou, dá uma olhada no artigo aí em cima. :)

      Para entender qual licença de uso devem ter as imagens que você precisa, sugiro a leitura dos nossos artigos sobre Direitos Autoraisaqui tem uma espécie de sumário desses artigos. Porém, embora seja importante você entender pelo menos o básico sobre Direitos Autorais, como se trata de um livro recomendo fortemente que você converse com um advogado especialista em Direitos Autorais.

      Se você deseja contratar alguém para criar as imagens, recomendo conversar com a própria editora para ver com eles uma relação de ilustradores (nem todo ilustrador trabalha com imagens para livros, então tem que ver um que atue nessa área).

      Boa sorte! :)

  30. Américo Pinheiro comentou:

    Boa tarde, Lis. Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo conteúdo, simples, objetivo mas igualmente esclarecedor, como todo bom metablog deveria ser.

    Como percebi que você sempre está dando esse ótimo feedback aos leitores, gostaria de tirar aqui uma dúvida: se eu tenho a intenção de monetizar meu blog de alguma maneira, as imagens utilizadas no mesmo podem ter apenas a licença CC mais básica (que seria a de atribuição dos créditos com ou sem modificação)? Ou as imagens utilizadas devem pertencer APENAS à licença CC que dá direito ao uso comercial? Não pretendo usar as imagens para vender qualquer tipo de produto via e-commerce, elas servirão apenas como ilustração dos posts.

    Desde já, grato pela atenção.

    1. Américo, se pretende monetizar então deve utilizar imagens que também permitam uso comercial. Porque embora você não use as imagens especificamente para vender, você usa o site ou blog e as imagens fazem parte do seu conteúdo, entende? E obrigada pelo feedback positivo! :)

  31. Jorge Pereira comentou:

    Bom dia! A única coisa que eu não entendo é que tem imensos blogs com fotos de artistas, fazendo postagens com artistas, etc, etc e dúvido que sofram penalizações com isso. E tem mais, ao ver determinados blogs sinceramente tenho dúvidas que seus usuários paguem pelos direitos autorais…

    1. Jorge Pereira comentou:

      Blogs e canais até com monetização possuem diversos artigos (fotos, imagens, vídeos, etc) que todos sabemos que têm direitos autorais sem que haja qualquer penalização para quem os/as usa. Gostava de entender o truque que essas pessoas usam pois dúvido que todo mundo pague pelos direitos autorais.

        1. Jorge Pereira comentou:

          Lis Obrigado por responder, pelo menos se deu ao trabalho de dar alguma explicação, pois eu falei sobre este mesmo assunto em outro blog que nada me respondeu nem tampouco postou o meu comentário… Mas continuo sem entender como existem vários blogs e canais com conteúdo que todos nós sabemos nitidamente que possui direitos autorais, e esses mesmos também verificamos que são monetizados… e olhamos para esses mesmos blogs e canais e temos quase certeza que o dono ou dona não compram direitos autorais nenhuns… daí a consistência da minha dúvida e ao mesmo tempo a minha indignação, pois o que dá a entender é que no mundo cibernético nem todos temos o mesmo tratamento…

          1. Jorge, na verdade não existe dúvida, a situação é bem clara: ou estão selecionando conteúdo que pode ser usado ou estão infringindo Direitos Autorais. Se eles são processados ou não, aí é outra história, é uma questão entre o plagiador e o autor do conteúdo. Pessoalmente não costumo dar a menor atenção a quem plagia e mesmo assim não é processado, eu simplesmente ignoro esses sites e blogs e sigo fazendo meu trabalho dentro da lei. Quem tem que se preocupar é o dono do conteúdo, não os outros, entende? Mesmo quando é um amigo sendo plagiado, embora obviamente eu dê apoio caso ele queira processar, ainda assim procuro acalmar os ânimos, afinal perder o sono e o bom humor por conta de plagiadores não vai levar ninguém a nada, concorda?

  32. rafaela comentou:

    amei seu blog.poderia me esclarecer uma duvida:os painéis criados no Pinterest não tem problema de direito autoral não né?

    1. Rafaela, todo conteúdo tem sua licença de uso independente da plataforma onde o conteúdo está publicado. Inclusive já vi um caso em que o autor de um conteúdo reclamou ao Pinterest seus direitos de autor e o Pinterest tirou a imagem do ar (não sei se o autor do conteúdo processou a pessoa que havia colocado a imagem no Pinterest). Para entender melhor como tudo isso funciona, sugiro a leitura dos nossos artigos sobre Direitos Autorais.

  33. Erika comentou:

    Olá! Tenho visto vários sites que colocam fotos e escrevem “Fonte: Divulgação”, mesmo que não seja uma campanha ou uma propaganda. Qual é o critério para usar essa legenda? O que significa? Já procurei na internet de onde saiu isso e não achei nada! Obrigada!!

    1. Erika, é preciso ver a origem de cada uma dessas fotos para saber se a licença de uso delas permite o uso. Se na licença de uso da imagem não estiver bem claro que o uso é permitido, então essas pessoas estão incorrendo em desrespeito aos Direitos Autorais e podem ser processadas pelo autor das imagens. Para entender melhor como isso funciona, sugiro a leitura dos nossos artigos sobre Direitos Autorais. Mas não dê tanta importância ao que os outros fazem, se eles estiverem errados irão acabar tendo problemas, preocupe-se em fazer corretamente no seu blog ou site. :)

      1. Erika comentou:

        Olá! Obrigada pela atenção. Ja li alguns artigos do blog (muito bons por sinal). Pior que é difícil encontrar imagens liberadas. Tenho um blog sobre vinhos e queria uma foto de um vinho e de algumas uvas para ilustrar meus posts, mas não sei se posso usar. Eu achei em um e-commerce, mas não sei se estão liberadas e como encontrar as autorizações. Mais uma vez, obrigada!!

        1. Erika, se você procurar no Flickr como ensina esse post em que você comentou, com certeza vai encontrar imagens com taças de vinho e uvas. :)

  34. Thayná Aparecida comentou:

    Olá!
    Que post maravilhoso!
    Parabéns pela sua forma didática de explicar. :)

  35. João Júnior comentou:

    Bom dia, primeiro parabéns pelo ótimo trabalho aqui,
    é o seguinte, algumas fotos que encontro no Google, ou ate mesmo no face, tem os créditos nas fotos, se eu postar e por créditos na imagem, isso tá certo ou preciso ainda pedir permissão para postar no meu site ou blog?

    1. João, você precisa localizar e interpretar a licença de uso da imagem para ver se pode ou não utilizá-la. Não é porque outros estão usando que o uso é permitido (eles podem estar desrespeitando leis), você deve localizar a licença de uso para proceder corretamente. Veja esse nosso artigo: Como copiar conteúdo alheio sem ferir Direitos Autorais. Para entender melhor como as licenças de uso e Direitos do Autor funcionam, sugiro a leitura dos nossos artigos sobre Direitos Autorais. :)

  36. João Júnior comentou:

    Obrigado pelo esclarecimento, vou deletar todo conteúdo do meu blog e começar do zero, estou totalmente fora da lei. quando o assunto é fotografia. valeu Lis Comunello.

  37. Renato comentou:

    Boa noite Lis, parabéns pela dedicação e atenção dada aos seus leitores. Minha dúvida é a seguinte: Estou lançando um blog de imagens de cinemagraphs, que são produzidas no formato GIF. Algumas das minhas produções foram feitas a partir de imagens retiradas do Google e outras do Youtube. ( são pequenos trechos de vídeos que depois se transformam em uma espécie de “foto em movimento”, o resultado é belíssimo) Para fazer essas GIFs eu preciso de autorização dos autores e das pessoas que aparecem nas imagens ? Eu vejo inúmeras imagens de GIFs animadas pela Internet, muitas delas retiradas de filmes famosos, de telejornais, de celebridades e etc. Acho difícil imaginar as pessoas que fazem essas GIFs pedindo permissão para Hollywood, por exemplo, ao para a Globo, por brincarem com cenas de vídeos que se tornaram públicas. Você poderia me esclarecer como fica a questão das GIFs em relação a Diretos Autorais, pois lí várias perguntas no seu blog e não vi nada relacionado a esta dúvida sobre produção de GIFs. Grato pela possível resposta. Abraços

    1. Renato, as leis de Direitos Autorais são as mesmas para todo tipo de obra, tanto originais quanto derivadas. Concordo que a maioria das pessoas não pede autorização para as produtoras e pessoas que aparecem nas imagens, mas elas estão sujeitas a serem processadas não só por violação de Direitos Autorais como também por uso indevido de imagem (das pessoas que aparecem nos vídeos, fotos e gifs). A única maneira de se afastar da chance de um processo é seguir as sugestões que publicamos em nosso Metablog. Boa sorte!

      1. Renato comentou:

        Valeu Lis pela orientação. Só usarei minhas proprias produções.
        Abs

  38. josiana souza do nascimento comentou:

    Boa noite , entendi que não posso sair salvando fotos do google para postar no meu blog , quero quero criar um blog cujo assunto é moda , beleza e atualidade . Preciso de fotos de celebridades cuja maioria se encontra no google, como identificar a origem das fotos.? Quando clicamos na foto ela nos aponta apenas para o site onde foi publicada a foto. Me ajude,como faço pra identificar licença dessa fotos. Desde já obrigada.

    1. Josiana, se você está conseguindo chegar até a publicação original da foto, então a licença de uso está lá – lugares mais comuns: pode estar logo abaixo da foto, no final do texto ou no rodapé do site. Se não houver especificação da licença de uso da foto, então presume-se que é copyright, ou seja, não pode ser copiada.

  39. Ângela Soares comentou:

    Prezada Lis, boa noite!
    Primeiramente, quero parabenizar-lhe pelo excelente blog e por suas valiosas orientações quanto aos direitos autorais e utilização de imagens.
    Tenho uma página de poemas e poesias no Facebook, e acho importante associar belas imagens a essas postagens. Estou preocupada, pois acabei inserindo algumas ilustrações e imagens do google as quais achei belissimas, pois ainda não tinha ainda noção dessa questão dos direitos autoriais. O que fazer agora?
    Devo excluir a minha página do facebook?
    Onde posso encontrar imagens liberadas para utilização, sem problemas com os direitos autoriais?
    Por favor, conto com sua orientação.
    Um abraço,
    Ângela

    1. Ângela, você pode corrigir as postagens já feitas: procure a licença de uso das imagens que você usou e veja se permitem o uso, se permitirem é só você ver as condições de uso para saber se pode ou não usá-las; se não puder usar então o ideal é substituir com uma imagem de uso livre. Onde encontrar imagens? Aqui nesse artigo mesmo, em que você deixou esse comentário, tem as dicas, dá uma olhadinha ali em cima. ;)

Fechado para novos comentários.