Divulgue seu blog no Facebook com o RSS Graffiti

Categoria(s) do post: Promovendo seu blog

Se você ainda não conhece o RSS Graffiti, precisa conhecer: quando seus posts são publicados no seu blog, ele publica “automagicamente” estes posts no mural do seu perfil e/ou páginas do Facebook.

Vamos ver como configurar essa ferramenta tão útil? Faça login na sua conta do Facebook, acesse a página do aplicativo e clique em Click HERE to authorize RSS Graffiti.

Você será direcionado para uma página solicitando permissão do aplicativo para acessar seus dados. Leia quais dados serão acessados e, se você concordar, clique em Permitir. Na tela seguinte (imagem abaixo), clique em + Add feed.

A tela abaixo se abrirá, preencha o campo Feed URL com o feed do seu blog e clique em click here to fetch and preview it.

Após preencher o endereço do feed e clicar no local acima indicado, a tela aparecerá atualizada já com o nome do blog. No final da tela, em Style, você pode escolher entre três modelos de publicação – é recomendável usar o modo standard, mas clique nas outras opções para conhecê-las também.

Vamos para a próxima guia: Filter. Em Cut-off date/time você pode selecionar a partir de qual data os posts serão publicados. Em Eligibility Age é possível definir em quanto tempo o RSS Graffiti publicará o post no Facebook após ter sido postado no blog – talvez você queira deixar uma margem de, por exemplo, 15 minutos, assim terá tempo de corrigir o post caso encontre erros depois de publicá-lo no blog; essa opção de determinar publicação com um tempo de atraso ou imediatamente fica a seu critério.

Na guia Transform você encontrará quatro opções de publicação. Selecione cada uma delas, a imagem exemplo atualizará para que você visualize e possa escolher qual considera mais adequada.

Vamos para a guia Schedule. A primeira opção define a frequência com a qual o aplicativo acessará seu blog para buscar atualizações: as soon as possible (sempre que possível), every half an hour (a cada meia hora), every hour (a cada hora), every other hour (hora sim, hora não), four times a day (quatro vezes ao dia), twice a day (duas vezes ao dia), once a day (uma vez ao dia).

Em Posts per cycle você pode definir quantos artigos no máximo podem ser publicados no seu mural a cada atualização que o aplicativo encontrar no seu blog (útil para quem publica vários posts por dia e não quer postar todos no Facebook para não virar spam).

No espaço a seguir, Predence, você irá definir o que o aplicativo deve fazer caso encontre mais atualizações do que as permitidas anteriormente. Você pode escolher entre deixar os artigos que sobrarem para serem publicados na próxima atualização (Continuity: leave remaining stories for next cycle) ou não publicar os artigos mais antigos (Freshness: skip older stories).

Vamos para a última guia: More. A primeira opção se refere ao autor da postagem – aqui, creio, funciona somente para publicações em fanpages nas quais houver mais de um administrador (se você estiver configurando o feed que vai aparecer apenas no mural do seu perfil pessoal não haverá opção de autor além de você mesmo).

Na opção Twitter Account é possível selecionar o perfil no Twitter no qual o feed deve ser publicado; em Bit.ly Account você escolhe em qual conta do Bit.ly os links deverão ser encurtados. Estas opções só irão funcionar se, na página inicial do aplicativo, em Profile Settings, contas do Twitter e Bit.ly forem adicionadas.

Pronto, agora é só salvar as configurações e deixar o RSS Graffiti divulgar seus posts no Facebook sem que você precise se preocupar com isso.

Se tiver alguma dúvida é só perguntar nos comentários. Se você usa outro aplicativo para essa mesma função, conta pra gente. =)

44 comentários

  1. Valeu pela indicacao deste widget, ja instalei no meu Facebook.

    ( Ah! acompanho a leitura do seu blog pelo RSS feed atraves do meu Googel Reader ).

    .
    Comment by NilmaBostonRio

    1. Olá, Nilma.
      Também prefiro acompanhar blogs pelo Reader, mas sabe como é, às vezes acumulamos e acabamos perdendo o timing de alguma leitura – e aí ver o post no Facebook pode ser nossa salvação pra não ficarmos atrasados em algum assunto do momento ou mesmo apenas de algo que nos interessa muito. Configuramos o RSS Graffiti inclusive na nossa página no Facebook.
      Obrigada pela companhia no Reader. =)

  2. Junior Sousa comentou:

    Oi Lis!
    Muito legal essa dica, estou pensando em colocar no meu blog, mas tenho uma dúvida, depois de instalado o aplicativo é possível cancelar?
    Obrigado!

    1. Olá, Junior.
      Sim, você pode cancelar se desejar. Na própria página do aplicativo no Facebook, no final da coluna da esquerda, há opção para remover o aplicativo da sua conta no FB e até mesmo bloqueá-lo (mas lembre-se de que, uma vez bloqueado, você também não receberá em sua timeline as atualizações dos seus amigos que usam o RSS Graffiti).

  3. George comentou:

    Fiz tudo direitinho, mas na fan page não aparecem as notícias, somente Shared by friends e Friend messages. O que pode ter acontecido de errado? Quando coloco o preview, fica tudo certo.

    1. Olá, George!

      Parece que alguma opção passou desapercebida e então ficou diferente, sugiro que revise as configurações. Se o preview funciona, então é algo a partir daquela opção (inserir link do feed e não link do blog) que alguma configuração está trocada.

      Depois de instalado, no RSS Graffiti do MetaBlog está assim: na guia feed, no canto inferior direito você deve selecionar on; já na guia Fan Page Settings, em Post per cycle está unlimited, em Default Bit.ly está not set e em Default Twitter está not set. O nosso está funcionando direitinho.

      Se não encontrar o erro, vale desinstalar tudo e instalar de novo. Depois me conta se deu certo. =)

  4. Eduardo comentou:

    Olá
    !Gostaria de postar no facebook postagens antigas e verifiquei que quando tento configurar esta possibilidade no graffiti ocorre um limite de datas para isto.Tem como poder publicar postagens mais antigas que esta data limite?
    Abraço! Eduardo.

    1. Oi, Eduardo!
      Se existe meio de fazer isso, infelizmente desconheço. Se você descobrir, volta aqui pra dividir com a gente? =)
      Mas não resisto a um adendo: cuidado com estas publicações muito antigas caso tenha muitos leitores do seu blog entre seus amigos no Facebook. Se eles ficarem vendo repetidas vezes divulgação sobre textos que já leram, podem acabar se cansando/irritando e considerando você um spammer. Divulgar posts antigos é válido, mas requer alguns cuidados. ;)

  5. O RSS Graffiti parou de funcionar???
    Pois faz tempo que não posta nada na minha página do Facebook..
    Se quiser ver pra conferir, acesse: http://facebook.com/PadocaGames
    As últimas atualizações foram feitas manualmente, ou seja, por mim.

    O.o e agora?

    1. Olá, Saulo.
      O RSS Graffiti continua atualizando normalmente nossos blogs. E, pelo que vi na sua página, pra você está funcionando também – confere lá. ;)

  6. Olá!

    Parabéns pelo tutorial! É possível traduzir o “share” por “compartilhar”?

    Obrigado.

    1. Olá, Maicon!
      Não, infelizmente o RSS Graffiti não permite estas customizações. =(

  7. Fábio comentou:

    Aqui ele pré-visualiza mas ele não posta =(

    1. Fábio comentou:

      Deixa já resolvi, meu RSS como foi feito por mim mesmo era todo irregular, agora que validei, o RSS Graffiti posta que é uma beleza =D !!!

      1. Oi, Fábio!
        Que bom que deu certo. =)

  8. ola eu estou com um problema fisso tudo que falou pra fazer
    mais no meu caso ele fica pedindo ” Action required: Assign missing permissions ” ai eu clico para instalar , ai nao da nada sempre fica nessa mesma pagina ” http://imageshack.us/photo/my-images/824/semttulonkt.png/ ” de uma olhada ai , e Obrigado ,

  9. Ótima dica Lis, isso é bastante útil!
    Sucesso!

    1. Obrigada, Leônidas!
      Continue com a gente. =D

  10. Miguel Fragoso Fragoso comentou:

    Adoro tudo desta cena!

  11. Primeiramente gostaria de parabenizar a explicação sobre o assunto que me ajudou e muito. Pois tenho um blog de notícias e fica complicado atualizá-lo a todo minutos. Pois já programava ele para soltar matérias a cada 15 minutos. Mas estou com um problema, que gostaria de seu auxílio, se possível é lógico. Com a instalação deste aplicativo à página https://www.facebook.com/blogdomarcosjunior o número de vizualizações de cada postagem não está contabilizando no blog. Ou seja, a pessoa entra pelo link, lê a informação no blog, mas não conta acesso lá.
    É assim mesmo ou fiz algo errado? Obrigado.

    1. Oi, Marcos!
      Não deveria ser assim. O correto é que toda visita no seu blog seja contabilizada, independente do local de origem do link. Mas creio que seja algum erro na configuração do seu Analytics (ou o sistema de monitoramento que você usa) e não do RSS Grafitti.

  12. Muito boa dica.

    É meio chato ter que ficar postando manualmente à cada artigo publicado.

    Obrigado!

    1. Estamos aqui para isso, Demerval. :)

      1. Lis porque não aparece as imagem miniatura quando vai para o facebook? Antes a imagem ia agora que mudou só é divulgado o texto, é assim mesmo? Acho que não,,,vai o titulo do artigo e uma pequena descrição mas uma imagem destacada não vai.

        1. Olá, Rafael!

          Normalmente isso acontece quando o blog/site é novo e o Facebook não teve tempo para identificar as imagens do post, a tendência é que depois isso fique normalizado e apareça corretamente.

          O que pode te ajudar é o plugin Facebook Like Thumbnail, com ele você pode definir que a primeira imagem do post seja o thumb no post do Facebook e também definir uma imagem padrão para quando o post não é ilustrado.

          Se dar um tempo para o Facebook identificar as imagens nem o plugin resolverem, considere a possibilidade de ser problema no código, aí você teria que conversar com um programador para que ele verificasse qual o problema. Temos que levar em conta, também, que o Facebook infelizmente tem tido bastantes bugs – hoje, por exemplo, minha timeline não está atualizando/carregando direito.

          1. Isso não acontecia quando a versão nova não surgiu. Acho chato isso, nesse caso terei que utilizar outro não é mesmo?, ou esperar que isso se resolva. Só sei que não gostei da versao que ta agora do RSS GRAFITTI

          2. Rafael, já fez o básico desinstalar e instalar de novo? Estranho porque não vi outras reclamações, no meu perfil também está funcionando normalmente. O mais indicado é você conversar com um programador, talvez olhando o código ele possa te ajudar.

  13. Avimar comentou:

    Muito bom o tutorial. Tenho uma pergunta: existe algum plugin, widget que faça o processo contrario? publicar um post no wordpress toda vez que eu der um compartilhar ou curtir no facebook?
    Obrigado.

    1. Oi, Avimar!
      Eu desconheço. Dei uma pesquisada no Google também e não encontrei nada. Vou fazer uma provocação, tá? rs… E se quando você quiser compartilhar algo no blog você fizer um post divulgando o conteúdo (com os devidos créditos, é claro)? Creio que assim você consegue selecionar melhor o que deve ir para o blog e o que não é tão interessante, essa seleção deve agradar seus leitores. ;)

      1. Avimar comentou:

        Oi, Lis, obrigado em responder… pois explicando: estava pensando em usar o plugin/widget, caso existisse, para relacionar uma fanpage de uma revista cientifica com o website da revista, em que o conteudo ja é selecionado… muito diferente de minha pag pessoal que nada é previamente selecionado.
        Mas obrigado mais uma vez… abç.

        1. Oi, Avimar!
          Aí sim esse sistema seria bacana! O ideal é conversar com um programador que domine a plataforma do site da revista e também conheça bem o Facebook, é sua melhor chance de conseguir colocar essa ideia em prática. =)

  14. Me corrija se eu estiver errado, mas me falaram que o Facebook estavam punido e bloqueando usuários que estavam usando o RSS Graffiti, isso é verdade ?

    Eu sempre usei na minha FanPage, depois quando soube disso parei de usar…

    Se não tiver problema, volto a usar ele hoje mesmo, porque curto muito o programa, ele quebra um galho em tanto !

    Muito obrigado.

    1. Oi, Antonio!

      Para mim isso é novidade, fiz uma busca básica no Google e também não encontrei nada. O Facebook tem tido alguns bugs, mas creio que não seja porque uso o RSS Graffiti porque os problemas também estão acontecendo com amigos que não usam o aplicativo (ontem, por exemplo, a página inicial não estava carregando direito). Vou ficar atenta e, se eu souber de alguma novidade a respeito, venho aqui comentar. =)

      1. Muito obrigado Lis, desculpe a demora pra responder, estive viajando esses dias.

        Então, vi alguns blogs famosos usando o Rss Graffiti, acho que não há problema, você encontrou alguma coisa a respeito sobre isso ?

        Abraço. :)

        1. Oi, Antônio!

          Não, nenhuma novidade nesse sentido, devem ter sido só boatos mesmo.

          No entanto, se você está inseguro, pode usar outras opções com agendamento de postagens, como o HootSuite ou pelo próprio Facebook. Dá mais trabalho, mas é uma opção. Você pode agendar postagem inclusive de texto ainda não publicado, só vai precisar pegar o permalink dele (no dashboard do WordPress, embaixo do título do post no painel de edição de posts) e agendar a divulgação do link pra data e hora posterior à publicação do artigo no site. =)

          Abraços

  15. Ag Naldo comentou:

    Olá, obrigado por seu post, eu já havia feito todo o processo, porém no meu profile as mensagens são publicadas, só que estão aparecendo “somente eu”, ou seja só eu é que vejo as postagens, meus amigos não :( sabe como faço pra resolver?

    1. Olá, Agnaldo!
      Você precisa entrar nas configurações dos seus aplicativos. Ali estará o RSS Graffiti e você pode alterar a visualização das publicações do aplicativo nesta página. =)

  16. Viviane comentou:

    Boa noite,

    Lis eu tenho um blog privado para a galera da faculdade e um outro mais antigo na mesma conta de e-mail, o primeiro blog sempre que atualiza pelo RSS Graffiti mostra a imagem do próprio blog como é pra ser mas, estou tendo problemas com a publicação do segundo pois sempre que atualiza uma publicação mostra minha foto e não a imagem do blog em questão.

    O que eu posso fazer para resolver esse problema e fazer com que a imagem mostrada seja outra e não minha foto do perfil do e-mail?

    Agradeço desde já pela atenção.

    1. Viviane, já tentou acessar as configurações lá no RSS Graffiti? Lá dentro do painel tem várias opções, vale muito dar uma olhada em cada uma delas (até para conhecer todas as possibilidades), provavelmente você consiga resolver ali mesmo facilmente. :)

      1. Viviane comentou:

        Já tentei mas nada do que eu fazia dava certo.

        1. Viviane, fiquei tentando descobrir o problema, mas não consegui. O que posso sugerir é sempre conferir cada item das configurações, tanto do aplicativo quanto do próprio blog e, se nada funcionar, desinstalar e instalar novamente o app.

          1. Viviane comentou:

            Obrigada Lis vou ver aqui.

  17. Olá Lis
    Estou usando o RSS Graffiti e tenda dado certo. Gostaria de saber se tenho opção de escolher a foto que aparece ilustrando a publicação. Queria que aparecesse sempre a primeira foto do post. Obrigada

    1. Liliane, também não encontrei opção para escolher a imagem. :(

Fechado para novos comentários.