Eu posso tudo. Mas me convém?

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

Dezembro chegou. O final do ano está cada vez mais próximo e muitos de nós costumamos refletir sobre o ano que passou, avaliamos erros e acertos, ponderamos sobre o que queremos e precisamos mudar e o que deve ser mantido. Antes que os preparativos para as festas tomem toda sua atenção, quero propor uma reflexão. Aqui a gente fala sobre blogs e sites, mas é uma questão que vai além e pode ser aplicada em toda as esferas da vida.

Para escolhas conscientes, refletir sempre! :)

Muitas vezes escrevo aqui para fazer assim e não assado, sugiro práticas e recomendo fugir de outras. No Metablog nunca tivemos problemas com isso, mas já vi em outros blogs e principalmente no Twitter aqueles que se revoltam e respondem na base do “o blog é meu, eu faço do jeito que eu quiser”. É verdade – mas o resultado será bom para você e seu blog?

Quando você está escrevendo seus posts não há ninguém do seu lado com uma arma na cabeça ameaçando matá-lo se ignorar as práticas recomendáveis, você realmente pode publicar o que quiser e deixar seu site como preferir. Mas e as consequências? Você está preparado para arcar com elas?

Você pode fazer um site para oferecer download de músicas, filmes e seriados, mas está disposto e preparado para enfrentar um processo por violação de Direitos Autorais? Você pode apenas copiar conteúdo (textos e/ou imagens) de outros blogs e publicar como se fosse seu, mas e os processos por Direitos Autorais das pessoas que você plagiou? Pode fazer um blog para incitar violência e crimes de ódio (contra negros, judeus, homossexuais, mulheres, etc), mas e quando a Polícia Federal começar a investigar você?

Tudo na vida é assim, todas as nossas ações têm consequências, portanto precisamos saber avaliar as possibilidades para ver qual consequência estamos dispostos a enfrentar. É claro que produzir seu próprio conteúdo dá bem mais trabalho do que plagiar conteúdo alheio, mas tenho certeza de que você prefere a consequência do trabalho duro (produzir seu conteúdo) do que ser processado por Direitos Autorais. Quer rechear seus artigos com palavrões? Vá em frente, mas lembre-se de que o Google não é muito amigável na hora de indexar esse tipo de conteúdo nas buscas.

Existe algo na vida que não seja assim, tendo que escolher entre as consequências para definir que atitude devemos tomar? Se há, por favor, diga-me, pois eu realmente não consigo pensar em nenhuma. Mesmo numa escolha simples como o caminho da direita versus o da esquerda há consequência: no mínimo você perderá de apreciar a paisagem do caminho que decidiu deixar para trás. Não quer tomar o remédio receitado pelo médico? Quer cair na farra na véspera de uma prova importante? Passar o dia na praia ou piscina sem protetor solar? Tudo bem, mas todas essas escolhas têm consequências e você terá que lidar com elas.

Mesmo quando você faz escolhas conscientes os resultados podem ser difíceis de lidar, é claro que quando agimos na base da teimosia e orgulho as consequências serão mais duras. A nossa proposta aqui no Metablog é orientar nossos leitores e clientes para as melhores práticas, as que trarão resultados positivos que todo blogueiro deseja: conquistar um público fiel, aumentar o número de leitores, divulgação de qualidade, bom relacionamento com outros blogueiros, etc.

Vamos aproveitar o final de 2012 para refletir sobre isso? Avaliar as escolhas que fizemos, o que podemos fazer para alcançar os resultados que ainda não conseguimos obter? O que devemos mudar e o que deve ser mantido? Aproveite o clima de renovação que toma conta de todos no final de ano e olhe com carinho para seu blog, separe os erros (para não repetir) dos acertos (talvez possam ser aprimorados ainda mais!), planeje o que você deseja para o seu site no novo ano que se aproxima.

É claro que se você tem dúvidas, ou se ainda não conseguiu definir uma posição para alguma questão, pode contar conosco. Vem com a gente, vamos juntos fazer de 2013 um marco positivo na sua vida blogueira! =)

2 comentários

  1. Excelente artigo! Fim de ano eh tempo de refletir e planejar um novo ano melhor do que este que esta acabando…

    1. Oi, Vanessa!
      Sempre é tempo, mas final de ano dá um ânimo maior, né? Vamos aproveitar! =)

Fechado para novos comentários.