Gravatar, uma ferramenta muito simples e muito útil

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Gravatar é uma ferramenta muito, muito simples: criando a conta no Gravatar associando-a a um avatar e endereço de e-mail, ao deixar comentários em sites e blogs WordPress, além de cadastros em outras redes que utilizem o Gravatar, automaticamente sua foto aparecerá, seja nos comentários de blogs e sites, seja na imagem de cadastro de outros serviços. Veja comentários deixados nos posts aqui do MetaBlog: alguns têm foto dos comentaristas (pessoas que já usam Gravatar), outros com o logo do xCake (para pessoas que não utilizam o Gravatar).

Pra que serve?

1. O serviço facilita sua vida (você não precisa ficar subindo fotos para tantos cadastros).

2. Contribui para a divulgação da sua imagem, fazendo com que as pessoas passem a associar seu nome a sua imagem (quando elas virem apenas sua foto em algum lugar, saberão que é você mesmo que não haja legenda com o nome dos fotografados).

3. Usando a mesma foto nos seus principais avatares e comentários de blogs você mantém a identidade visual da sua marca (lembrando que pode ser sua marca pessoal, afinal não é preciso ser empresa pra ter imagem de marca).

#Comofaz para ter um Gravatar?

Acesse o site do Gravatar e clique em Iniciar Sessão/Registrar > Registrar.

Na tela seguinte, preencha o e-mail que deseja associar ao Gravatar e clique em Signup. Após clicar em Signup aparecerá uma tela informando que o e-mail de confirmação foi enviado. Há também um endereço para o qual você deve escrever caso não receba a mensagem deles em até 24 horas, mas neste cadastro que estou fazendo agora para o tutorial a confirmação chegou em poucos segundos. Confira também sua pasta de spam antes de escrever para o Gravatar.

No e-mail recebido, clique no link de ativação do serviço, como na imagem abaixo.

Na tela que se abrirá você deve escolher seu username (escolha com cuidado, ele não pode ser mudado depois) e digitar senha e confirmação de senha.

Clique para ampliar.

Pronto, chegou a hora de adicionar sua foto e também mais endereços de e-mail (se desejar). Para adicionar e-mails clique no link indicado na imagem abaixo como 1; para adicionar sua foto clique no link 2.

Clique para ampliar.

Adicionar e-mails é simples: clicando no link indicado, siga os passos do mesmo jeito que para criar seu cadastro.

Para adicionar fotos, clique no segundo link indicado na imagem anterior e aparecerão 4 opções: do seu computador, da internet, via webcam ou imagem carregada anteriormente (este é para quando você já tem fotos adicionadas e está configurando um novo endereço de e-mail no Gravatar).

Clique para ampliar.

Muito cuidado com a opção de usar imagem da internet, lembre-se do que já falamos aqui sobre uso de imagens x direitos autorais. Além disso, levando em conta a importância de criar sua marca pessoal, a preferência é que use uma foto sua.

Vamos então escolher uma imagem que esteja no seu computador: escolha uma foto com a melhor qualidade possível e clique em My computer’s hard drive (veja na imagem anterior) e depois em escolher arquivo.

Clique para ampliar.

Na tela seguinte você verá sua foto em tamanho ampliado à esquerda e, à direita, as versões que aparecerão nos cadastros e comentários nos tamanhos pequeno e grande. É na imagem da esquerda que você selecionará como quer o recorte da foto: ela sempre ficará quadrada, não adianta tentar deixar retangular pois o sistema não permite. O motivo é simples: em muitos sites, incluindo comentários de blogs, o espaço destinado para os avatares sempre é quadrado, portanto se o Gravatar permitisse imagens retangulares estas ficariam distorcidas nos cadastros e comentários.

Coloque o mouse sobre as linhas pontilhadas e ajuste o enquadramento como desejar. Também é possível movimentar o enquadramento para a direita e esquerda, para cima ou para baixo. Depois de selecionar como desejado, clique em Recortar e Terminar!.

Clique para ampliar.

Já estamos terminando, falta só mais uma etapa! E é nesta última etapa que você escolhe a classificação do seu Gravatar conforme os seguintes critérios:

  • G: avatar adequado para todos os websites e blogs, com qualquer tipo de audiência.
  • PG: avatar potencialmente ofensivo, ou seja, com gestos vulgares e/ou parcialmente nu e/ou com palavrões, etc.
  • R: avatares com violência, nudez ou uso/apologia às drogas.
  • X: avatares com imagens claras de nudez e/ou violência.

Escolha a classificação adequada a sua imagem e clique no ícone correspondente.

Clique para ampliar.

Prontinho! Na próxima tela é só selecionar uma entre as imagens possíveis (só coloquei uma, não sei porquê apareceram duas) e começar a usar.

Clique para ampliar.

Quando for comentar em blogs e sites ou fazer cadastros em sites que usem o Gravatar, é só cadastrar com um dos e-mails que você registrou e seu avatar aparecerá “automagicamente”. Simples, prático e muito útil, concorda? =)

5 comentários

  1. Olá Lis, tudo bem? Espero que sim

    Faz muito tempo que não comento no blog, mas venho agradecer este post, pois parece uma dica besta, mas fez a diferença. Fiz o cadastro no gravatar algum tempo, mas estava com dificuldade para configurar, graças a vocês consegui… valeu, abs

    1. Oi, Willian! Tudo bem?
      Fico feliz em ter ajudado, estou aqui pra isso mesmo. =)
      O uso do Gravatar realmente é bem simples, básico, mas penso o seguinte: se é básico, então é obrigatório fazer/conhecer. Se não fizermos nem o básico, como fazer coisas mais elaboradas?
      E conte com a gente sempre. =)

  2. tuigg barcellos comentou:

    é gravatar é bem bom

    1. Nós também gostamos muito, Tuigg! :)

  3. Tatiane Tanaka comentou:

    criei hoje meu gravatar!

Fechado para novos comentários.