Identidade visual não é só logotipo e layout

Categoria(s) do post: Design & Programação, Produção de conteúdo

Você analisou as vantagens e desvantagens dos layouts gratuitos e considerou que vale a pena investir em um tema personalizado. Publica conteúdo de boa qualidade e sempre respeitando Direitos Autorais. Mesmo assim alguma coisa não encaixa: os leitores não reconhecem imediatamente como seu o conteúdo publicado nas redes sociais, os posts não parecem sintonizar com o layout, alguma coisa está fora da ordem. Se você está nessa situação, esse post é para você. Se não está, é para você também, pois nem sempre você pensa o mesmo que seus leitores. ;)

Para começar, que tal relembrar o que são identidade visual e logotipo? Corre lá reler o post, eu espero – Logotipo e identidade visual: o que são e para quê servem? Releu? Vou destacar um pedacinho:

Tudo, absolutamente tudo precisa ter a mesma identidade visual (…).

E aí que “tudo” significa tudo mesmo, do estilo ao formato das imagens, passando pelas montagens, tamanho das imagens e até posição delas no texto. Já notou que todos os nossos artigos têm o mesmo formato? Primeiro um parágrafo introduzindo o assunto do post, depois uma imagem sempre do mesmo tamanho e colorida/alegre, depois o texto propriamente dito. Dentro do texto, se necessário dividir o conteúdo em tópicos, os títulos dos tópicos têm sempre a mesma formatação (fonte, tamanho, estilo e cor da fonte). Não fazemos isso por acaso ou só porque achamos bonito: fazemos porque o modo como apresentamos nosso conteúdo faz parte da nossa identidade visual.

O que fazemos aqui no Metablog pode ser sutil, mas contribui para a manutenção da nossa identidade visual, pode acreditar. E se coisas tão sutis fazem diferença, imagine quando se trata de elementos mais marcantes, como quando o blog usa várias imagens no mesmo post ou quando o conteúdo do post depende das imagens para ser melhor compreendido. E por onde começar a organizar o que falta ser organizado na sua identidade visual? Criando guias de estilo.

Se seu blog usa apenas uma imagem em cada post, você pode usar as mesmas diretrizes para todas as imagens, como fazemos aqui conforme relatei acima. Se você usa várias imagens, pode criar mais de um guia considerando um guia para cada categoria, por exemplo. Cada blog é um blog e deve ser analisado individualmente, mas vamos dar algumas sugestões básicas para o uso de imagens que costumam funcionar para todos.

Imagens similares para conteúdos similares

Vamos supor que você tenha um blog sobre cosméticos, mas eventualmente publique também look do dia: crie um guia para os posts sobre cosméticos e outro apenas para os looks do dia. Um exemplo bem bacana é o Design Love Fest que tem, entre outros conteúdos, posts com receitas e outros com wallpapers para download. Os posts com receitas têm um estilo de formatação (do post em si e também das imagens), enquanto os com wallpapers têm imagens formatadas diferente. Compare a receita de sorvete de banana com a receita de picolé de morango e laranja: os posts abrem com uma imagem e em ambos os posts a imagem inicial tem a receita pronta, o nome da receita em caixa alta sem serifa, um comentário com a mesma fonte manuscrita, etc. Notou que todas as imagens de ambos os posts são do mesmo tamanho? Já os posts com wallpapers têm voutro guia de estilo, compare esse com este: ambos começam com a simulação do wallpaper aplicado seguido dos wallpapers da série, todos com uma tarja inferior com a assinatura/crédito do criador. Pegou o raciocínio, né? :)

Limite a quantidade de fontes

Você pode, por exemplo, usar uma fonte para cada “tipo” de texto das montagens. Se a montagem tem o nome da receita + ingredientes, então temos dois tipos de texto, certo? Se a montagem tem “look do dia” + identificação das peças-chave, novamente temos dois tipos de texto. Talvez sejam três tipos, cada caso é um caso, mas em todos eles você pode usar uma fonte diferente para cada tipo de texto. Mas atenção: muitos tipos de texto nas imagens provavelmente significa que você está colocando texto demais nas imagens – exercite o senso crítico, não sobrecarregue as montagens com texto demais.

Atenção na paleta de cores

Aqui talvez você tenha um pouco mais de trabalho, mas seu blog certamente merece o esforço. Dedique um tempo para estudar sobre Psicologia das Cores e aprender a usar o círculo cromático, assim poderá escolher algumas cores que harmonizem com as cores do layout. E assim como as fontes, a paleta de cores também deve ser limitada: escolha algumas e use sempre as mesmas.

Tratamento das fotos

Se você não usa montagens e sim fotografias, como nós aqui no Metablog, defina um estilo para essas imagens e siga as diretrizes escolhidas. Aqui, por exemplo, as imagens são do mesmo tamanho/largura, coloridas, alegres e também estão sempre na mesma posição dentro do texto. Nossa diretriz só muda quando são tutoriais, pois aí certamente precisamos inserir print screens no post para explicar melhor o passo-a-passo.

Capriche nas montagens

Depois de várias dicas sobre como montar seus guias de estilo, não poderiam faltar algumas sugestões de sites para fazer edições e montagens nas suas imagens. Ou melhor, vamos relembrar sites já recomendados e indicar mais dois. :)

Temos um post aqui com cinco editores grátis e online para edições e montagens – de ferramentas simples ao mais complexo (e completíssimo) Photoshop Express. Se você quer apenas filtros como os do Instagram, sugerimos três editores, também online e gratuitos. E as duas novas sugestões são o Canva, que é o site que meus colegas designers e diretores de arte costumam indicar, e o fotor, que descobri bisbilhotando nos aplicativos para Windows 8 e achei interessante para quem não tem muita familiaridade com editores mais complexos (mas embora fácil de usar, dá para fazer bastante coisa interessante com ele).

Queremos saber: você já tem guias de estilo para seu blog? Concorda que identidade visual não é só logotipo e layout? Tem outros editores de imagens bacanas para compartilhar? :)

7 comentários

  1. Renatha comentou:

    Olá, adoro o blog de vocês, principalmente pq as dicas são sempre muito práticas. Estou planejando meu blog, e gostaria de saber se vc tem um ilustrador pra indicar? ;)

  2. carolina comentou:

    Olá, estou fuçando tudo aqui e adorando!
    Os links com o exemplo das imagens não está abrindo, vc podem arrumar ou fazer outro exemplo, fiquei bem interessa, pois estou montando a guia de estilo dos meus posts.

    obrigada e parabéns pelas publicações!

    1. Carolina, testei aqui e em navegadores e equipamentos diferentes e abriu direitinho. Os links não levam para imagens e sim para posts que têm uniformidade na identidade visual. ;)

Fechado para novos comentários.