Já preparou seu blog para o período das festas?

Categoria(s) do post: Organização e Produtividade

Tudo pronto para o final de ano? Já organizou tudo para as festas de Natal e Ano Novo? A ansiedade é tanta que até já começou a arrumar as malas? E o blog, os rascunhos já foram revisados e as publicações agendadas para os dias em que você estará de férias? Ops! Se você achou que não precisava preparar nada porque “todo mundo vai estar viajando mesmo”, pense de novo: há coisas para pensar, decidir e organizar antes de trocar o “bronze-palmito” pela cor do pecado. :D

Nem todo mundo viaja no final de ano. Nem todo mundo que viaja fica desconectado. Muita gente aproveita justamente o período de férias para estudar, pesquisar assuntos do seu interesse e/ou serviços e produtos dos quais precise. Final de ano é um período de grande movimento para vários nichos, talvez até mesmo para o seu – e por isso você mesmo possa estar no grupo dos que passarão o período das festas trabalhando.

Portanto, sempre que possível, você deve procurar manter durante as férias a mesma regularidade de postagens que você tem durante o ano. Dá para reduzir o ritmo e até flexibilizar um pouco a linha editorial, mas abandonar tudo não é legal, seria no mínimo falta de consideração com seus leitores e/ou clientes.

E como blogueiro organizado não deixa nada para o último dia, hoje vamos dar sugestões sobre o que fazer no período de férias para que você já comece a pensar que opções são mais adequadas ao seu caso e deixe tudo preparado. :)

Explore a temática “Natal e Reveillón”

Essa vale para quem vai tirar férias, mas principalmente para quem tem no blog o seu negócio e seu nicho se encaixa na temática. Como assim, tenho meu trabalho no blog e ele se encaixa na temática? Se você faz bolos e doces lindamente decorados, prepare aqueles seus produtos especialmente enfeitados com os temas Natalino e Ano Novo e fotografe, prepare posts usando essas imagens. Esse é só um exemplo, as possibilidades são muitas, se o final de ano é uma boa oportunidade de negócios para você, certamente saberá preparar artigos que favoreçam seu trabalho.

Seu negócio não tem nada a ver com o final de ano? Seu blog nem é de trabalho? Bata um papo com a criatividade, certamente encontrará meios de encaixar a temática ao seu nicho. Blogs sobre cinema, por exemplo, podem preparar resenhas de filmes Natalinos e de Reveillón.

Se realmente não for publicar nada entre o Natal e o Ano Novo, escreva um post especial desejando boas festas. Sim, isso pode ser feito: talvez no seu planejamento do calendário editorial essas datas já fossem ficar sem postagens. Neste caso, deixe pronto pelo menos uma mensagem especial.

Agende as publicações

Já falamos sobre isso no post sobre como organizar um calendário editorial: escreva tudo antes e agende as publicações. Assim você poderá viajar tranquilo, celebrar com amigos e familiares sem precisar se preocupar com o blog porque já deixou tudo preparado. E se você vai trabalhar, nem se fala: deixe tudo pronto, assim nas horinhas de folga você pode curtir sossegado ao invés de ter que abdicar do descanso merecido para trabalhar no blog .

Viajando ou não, trabalhando ou não, se você não for acessar o blog durante suas férias deixe um aviso no final dos artigos agendados dizendo que está de férias, por isso as publicações são agendadas e os comentários só serão respondidos no seu retorno.

Repense o blog

Agora vamos ver sugestões para usar o período em favor de melhorias no blog. Tire algumas horas para analisar tudo: seus objetivos com o blog foram alcançados? Sente que está faltando alguma coisa? O que falta? O que pode mudar? Tem algo que já não faça mais sentido no site e possa ser retirado? Analise, reflita, repense, busque coisas novas para se inspirar – se inspirar, não copiar! Faça uma “operação pente-fino”: revise posts antigos, revise a taxonomia, ajuste tudo que for necessário.

Invista em repertório

Ok, se você está de férias, quer descansar. Comer, dormir, festejar, “bebemorar”. Mas você pode se divertir e ampliar seu repertório ao mesmo tempo, sabia? Qualquer livro que você leia, mesmo que não tenha nada a ver com o nicho do seu blog, vai ajudar: alimenta sua criatividade e melhora sua redação. Quanto mais livros você ler, quanto mais filmes e seriados assistir, mais criativas serão suas ideias.

Sabe qual livro está na minha mesa agora, leitura em andamento? Madonna: 50 anos. A biografia do maior ídolo da música pop, de Lucy O’Brien. Veja bem, este blog é um Metablog, o que tem a ver com a Madonna? Vejamos: relembrei palavras que há tempos não usava (olha aí o ganho na redação), a criatividade da artista em tudo que faz alimenta a minha própria criatividade, as risadas nas passagens engraçadas trazem boa energia (nosso humor se revela na escrita e textos mal humorados não costumam cativar leitores) e… Pode rir: lá pelas tantas me deparei até com reflexões sobre Direitos Autorais. Juro! risos…

Enfim, qualquer coisa que você leia, assista ou coisa nova que aprenda alimentará seu repertório, que resulta em melhor conteúdo a ser ofertado para seus leitores.

Descanse

Sim, descanse. Para além da diversão que amplia repertório, também fique de pernas para o ar. Passe horas jogando conversa fora e rindo com pessoas queridas. Veja o sol nascer. Veja o sol se pôr. Mergulhe no mar ou na piscina. Suje as mãos de terra. Brinque com seus cães ou gatos. Dance nas festas ou na frente do espelho. Gaste energia física para se libertar de toda carga negativa que você possa ter acumulado durante o ano e assim recarregar as baterias físicas e mentais para começar 2014  com tudo. :)

Tem alguma sugestão diferente? Lembra de alguma de anos anteriores que você tenha gostado tanto que marcou sua memória? Compartilhe com a gente. :)

3 comentários

  1. Realmente ter um blog parece que nos torna automaticamente mais conectados com o que ocorre na blogosfera. Só não sei se vale tanto entrar no ritmo do final de ano e de repente mudar o editorial. Mas claro que dá pra adaptar a linha com o momento. Vc vai adorar a biografia da tia! hehehe

    1. Flexibilizar o editorial sim, mudar tudo não. É tipo anúncio de oportunidade. :D

      E a Madonna é Diva! :)

Fechado para novos comentários.