Leituras recomendadas #1

Categoria(s) do post: Leituras recomendadas

Dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Há quem diga até que ninguém fecha contratos antes do carnaval. Não sei para você, mas para mim o ano começou faz tempo. Só que, mea culpa, existe algo que procrastino: a leitura de vários e-books. Minha desculpa é que não tenho tablet e ler na frente do computador é muito chato. Claro que é uma desculpa esfarrapada: se passo tantas horas lendo o Google Reader, lendo e respondendo e-mails, conferindo links compartilhados no Twitter, no final das contas não dá quase na mesma que parar para ler e-books? Pois é.

Inspirada pelo amigo da foto acima, que não larga o Kindle nem na hora de passear num domingo de carnaval, e também por um post da Blogosfera BR, resolvi compartilhar aqui alguns e-books interessantes para blogueiros. São leituras para todos que desejam ter blogs bacanas, sejam probloggers ou não.

Os indicados no post da Blogosfera BR (acesse o link para fazer o download):

  • Otimização de sites nos mecanismos de busca, por Celso Lemes
  • Desafio 21 dias (2011), por Nospheratt
  • De desconhecido a Problogger, por Paulo Faustino
  • 40 dias para salvar seu blog, por Marcos Lemos
  • Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: 6 dicas testadas e aprovadas, por Gustavo Freitas

No blogmidia8.com tem uma lista de 15 livros em português sobre mídias sociais, comunicação e web 2.0 e todos são indicados para comunicólogos, destaco então os que podem ser mais úteis a blogueiros:

  • Como escrever para a web, por Guilhermo Franco
  • Web 2.0: erros e acertos, por Paulo Siqueira
  • Para entender a internet, organizado por Juliano Spyer
  • Redes sociais na internet, por Raquel Recuero
  • Informação e persuasão na web, organizado por Paulo Serra e João Canavilhas

Se você pretende que a web seja seu ganha-pão, é importante ler também O que é o virtual?, de Pierre Lévy (na verdade, aproveite todo e qualquer livro do Pierre Lévy que você puder ler) e Comunicação e mobilidade, por André Lemos.

No SerFreelancer tem uma lista de 26 e-books. Os livros Redes sociais na internet e Para entender a internet já foram citados neste post e todos os outros 24 valem muito a pena serem lidos. Sim, tem livro sobre marketing, consumidores e branding – especialmente se você pretende ganhar dinheiro com seu blog, pense nos seus leitores como consumidores e também na marca do seu site (portanto precisa pensar em marketing, em branding). Tem inclusive um livro do Luli Radfahrer que pode ajudar você a entender como o layout do seu site precisa ser (portanto vai ajudá-lo a fazer melhor o briefing que norteará a construção do seu site).

Ainda quer mais? Olha só esse tweet da Glóbulo: são 100 livros sobre comunicação para download. Ok, são livros mais acadêmicos, mas que lhe trarão muito repertório, portanto irão ajudá-lo inclusive a escrever melhor se você tiver disposição para lê-los.

E então, vamos ler mais livros em 2012? Só neste post tem sugestões de leituras para o ano todo. =)

2 comentários

  1. Lis,
    parabéns pela compilação (excelente) de e-books, realmente agora não a desculpas para não ler…rs.
    Agradeço também por citar meu artigo na Blogosfera BR e também meu e-book sobre o Google Adsense.
    Abraço.

    1. Oi, Gustavo!
      Que bacana receber comentário de um dos autores que recomendei. =)
      Realmente “ler no computador é chato” é desculpa esfarrapada. Vou providenciar um banquinho embaixo da mesa pra apoiar as pernas enquanto leio e assim ficar mais confortável. =D
      Abraços

Fechado para novos comentários.