Leituras recomendadas #2

Categoria(s) do post: Leituras recomendadas

Talvez alguns estranhem o post de hoje: como assim sugerir outros metablogs? Vocês não têm medo da concorrência? Pois é, não temos. :D Cada blog tem seu diferencial, cada blogueiro tem seu estilo único de escrever. Tem coisas que você só encontra em um blog, outras coisas que só encontra no outro. E cada blogueiro tem sua maneira de se relacionar com seus leitores. Além disso, não é porque as pessoas vão ler outros blogs que irão deixar de nos ler. Então vem comigo que hoje vamos passar sete dicas de blogs bacanas para você. :)

1. Blosque

Embora o Blosque não esteja sendo atualizado há um ano, continua sendo meu metablog preferido: a Nospheratt é blogueira “das antigas” e os arquivos estão recheados de conteúdo de primeira qualidade. Destaco três posts, sendo que um deles tem um arquivo que você deveria baixar e ler inteirinho:

2. Ferramentas Blog

O Ferramentas Blog fala sobre WordPress e Blogger e tem um conteúdo bastante variado, vai de SEO a monetização e passa por comportamento na blogosfera. Talvez você queira começar por aqui:

3. Gerenciando Blog

Embora mais voltado para o Blogger, o Gerenciando Blog tem conteúdo útil para qualquer blogueiro, independente da plataforma. Escolhi três artigos sobre SEO que servem para todo blogueiro, inclusive os que usam WordPress:

4. Independent Fashion Bloggers

Em inglês, o Independent Fashion Bloggers atende o nicho das blogueiras de moda – mas tem muitas dicas úteis para qualquer outro nicho. Olha só:

5. Agência Mestre

A Agência Mestre, que antes era MestreSEO, é especialista em SEO. Com clientes que são verdadeiros gigantes no portfólio, certamente o blog deles é o melhor lugar para encontrarmos informações seguras sobre SEO – mas é claro que eles também falam sobre monetização, Analytics e usabilidade, afinal isso tudo tem ligação direta com a otimização de blogs e sites. Escolhi três artigos para você começar por lá:

6. Problogger

O Problogger, também em inglês, é muito completo, fala sobre praticamente tudo que envolve o universo blogueiro. Selecionei três posts que você provavelmente vai gostar:

7. Viver de Blog

Por último, mas não menos importante, o Viver de Blog: muitas informações e reflexões importantes para quem quer (como o nome do blog já diz) viver de blog, boa usabilidade e design agradável. Dá para passar horas nele indo de link em link, mas selecionei apenas três para este post:

Ufa! É leitura que não acaba mais, né? Mas tudo bem, porque além de termos aí muita informação mais técnica/específica, sempre é repertório. Você já conhecia esses blogs que indicamos? Quais são seus preferidos? Que outros metablogs você lê?

7 comentários

  1. Que massa! Brigadão pelas dicas. Realmente uns toques sobre o “como fazer” ajudam e muito os iniciantes como eu… Muito obrigada por compartilhar!
    Beijo!

  2. Fernando ribeiro comentou:

    De todos os citados eu já conhecia o viver de blog ,que é bom apesar de seus textos enormes , gostei particularmente do primeiro ,o Blosque , a autora escreve de uma forma simples , parabéns pelo blog , que por sinal é ótimo , obrigado pelas dicas.

    1. Oi, Fernando!
      É como coloquei no início do post: cada blogueiro tem seu estilo de escrever, seu jeito de se relacionar com os leitores, algum assunto que domina melhor. Fico feliz que tenha gostado das dicas e do nosso Metablog também. :)

  3. Guida comentou:

    Olá Lis!
    Cheguei aqui “por acidente” há uns dias, e não consegui mais ir embora. Pois é, me apaixonei, pelo design, pela escrita, e principalmente pelas “matérias”. Acho que já troquei todo um time de conexões neurais com a plasticidade adquirida ao ler seu conteúdo. Favoritei, só começo o dia depois de passar por aqui. Afinal, ainda sou “blog em construção” e acho que aprender com quem sabe e faz bem é o melhor método para errar menos, não é?
    Eu conhecia o “Gerenciando Blogs”, e sou fã do Fabio Ricota do Mestre SEO desde quando ouvia podcast no Guanabara Info, também há muito tempo. A-D-O-R-E-I as dicas de leitura.
    (Ainda quero ficar rica lendo, porque, de verdade, sou viciada…leio muiiito)

    1. Oi, Guida!

      Que delícia de comentário, ganhei não só o dia, mas o mês inteiro! :D

      Sabe que blog bom é aquele que está sempre em construção, né? Afinal, se o blogueiro estacionar, parar de procurar novidades, atualização de pautas e até mesmo deixar o layout sempre o mesmo por anos e anos, o blog acaba perdendo o encanto, você não acha? Manter o blog atualizado não é só publicar posts novos, mas deixar tudo atualizado, conteúdo e layout, além de estar conectado com as novas demandas da websfera. Né?

      Espero que você continue com a gente, que sinta-se à vontade para deixar comentários e inclusive sugerir pautas (nosso email está ali na sidebar). :)

  4. não da para ter medo da concorrência
    achei o post muito bem escrito e gostei
    muito a referência da agência mestre
    Obrigado

Fechado para novos comentários.