Logotipo e identidade visual: o que são e para quê servem?

Categoria(s) do post: Design & Programação

Se você é nosso leitor fiel, deve se lembrar de ter lido por aqui várias menções à tal identidade visual e logotipo. Mas o que é isso? Para quê serve? Qual sua importância? Já falamos antes sobre identidade visual, mas aproveitando que ontem foi o Dia do Designer, hoje vou falar um pouco mais sobre logotipo e no que ele implica na identidade visual da sua marca, seja ela pessoal ou empresarial.

Logotipo criado por Milton Glaser para promover o turismo em Nova York

Logotipo

Logotipo é a forma com que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando apenas tipografia ou aliando tipografia e símbolo. A Coca-Cola, por exemplo, usa apenas tipografia; enquanto a Adidas usa símbolo e tipografia.

Projetar um logotipo é uma tarefa complexa e que exige muita responsabilidade. Independente da marca ser pessoal ou empresarial, o logo deve refletir os valores, a essência da marca, ser coerente com o conceito do blog/site/empresa. E, obviamente, deve ser único: aquele logotipo é só seu, não deve fazer lembrar outra marca, não pode nem ser parecido com o logo de outra marca.

Precisa ser legível mesmo em pequenos formatos (senão a redução vira apenas um borrão) e em impressões preto e branco (você vai imprimir sempre colorido, mas seu cliente provavelmente não vai gastar tinta colorida caso queira imprimir um orçamento recebido por e-mail).

Quem cria logotipos, sejam designers ou diretores de arte, precisa ter domínio absoluto de psicologia das cores e das formas, bem como vasto conhecimento em tipograria. E, é claro, precisa se alimentar de muita, muita cultura geral, pois se seu repertório estagnar, a capacidade criativa também ficará estagnada (e aí adeus criações originais).

Um logotipo precisa ser forte, de modo que as pessoas acabem por reconhecer sua marca mesmo quando virem apenas o símbolo do logo, sem a tipografia. Você reconhece o significado de uma maçã mordida mesmo que não esteja escrito “Apple”, certo? Ok, você e eu não temos os mesmos recursos financeiros que a Apple pra investir na divulgação de nossas marcas, mas nem por isso vamos querer um logotipo de qualquer jeito.

Outro desafio na criação de um logotipo é a atemporalidade: não se troca de logo toda hora, ele deve permanecer por vários anos. Mesmo grandes marcas (leia-se grandes recursos financeiros para investir em divulgação) não mudam de logo o tempo todo – veja aqui a evolução de logotipos mundiais famosos, como IBM e Pepsi, e analise o intervalo entre as mudanças e como foram estas mudanças (boa parte delas carrega nos logos atuais traços similares ao logo inicial, de décadas atrás).

Percebe a importância de ter um logotipo bem feito, bem planejado, bem fundamentado? Sim, fundamentado: a tipografia, por exemplo, não é escolhida porque o designer ou o cliente acham aquela fonte bonita, mas sim porque os traços dela refletem a personalidade da marca. Além de tudo isso, é o logotipo que norteia toda identidade visual.

Veja, abaixo, alguns logotipos desenvolvidos pelo xCake:

Fashion Hunting
Fashion Hunting
Bolinho Chique
Bolinho Chique
Pic4Fun
Pic4Fun

Identidade Visual

A identidade visual é o conjunto de todos os elementos visuais que compõe a marca: cores, formas, traços, etc. Você já sabe: nada no seu layout é ao acaso, todas as informações visuais têm um motivo e um propósito. E, logicamente, isso tudo precisa estar alinhado ao logotipo – exemplo: o logo de uma agência de turismo precisa demonstrar toda alegria e diversão que viagens e passeios turísticos oferecem, portanto não combinaria com um site sóbrio como o de um escritório de advocacia precisa ser.

Mas não é só de layouts que a identidade visual trata: é de todo e qualquer material oficial da sua marca. Seu cartão de visitas, a papelaria (que leva orçamentos e afins aos seus clientes), brindes que você porventura produzir (canecas, camisetas, chaveiros, etc)…  Tudo, absolutamente tudo precisa ter a mesma identidade visual, ou seja, o mesmo estilo, cores, fontes, traços, etc. É aconselhável personalizar inclusive a sua assinatura de e-mail seguindo a identidade visual da sua marca.

Talvez você ainda esteja se perguntando o motivo de tanta personalização. Vamos sair um pouquinho do campo do design e trazer para a realidade de todos nós: o que torna você um indivíduo único entre tantos outros milhões de indivíduos? Além de traços de personalidade, talvez um dos seus traços marcantes seja sua risada. Ou aquela careta engraçada que nenhum dos seus amigos consegue imitar. Ou o jeito de arquear a sobrancelha, talvez a maneira como morde o lábio quando está ansioso. Você pode ainda não ter tocado a campainha, mas se gargalhar do lado de fora então seus amigos saberão que é você que está chegando.

A identidade visual da sua marca é assim também, é ela que torna sua marca única, inconfundível no meio de tantas outras marcas do mesmo produto ou serviço que o seu. Às vezes até mesmo a maneira como você escreve acaba por identificar que é você o autor daquele texto. Já contei por aqui que sou redatora, né? Pois sendo redatora acabo automaticamente prestando atenção na maneira como as pessoas escrevem, seus vícios de escrita e, com isso, consigo identificar a autoria dos textos de alguns amigos mesmo que a mensagem não esteja assinada. Por exemplo em perfis corporativos no Twitter: às vezes aparecem algumas atualizações na minha timeline, eu reconheço como sendo o estilo de escrita de algum amigo da minha área, depois confirmo com ele em of se é ele que está administrando aquele perfil. Sim, é divertido. =D

Enfim, resumindo, identidade visual é tudo aquilo que vai identificar e diferenciar visualmente sua marca das demais. Você não quer ser só mais um na multidão, certo? Então invista em um logotipo, contrate um profissional realmente qualificado para esta tarefa, ele deve lhe entregar não somente o logo, mas também um guia/manual para a identidade visual. No xCake entregamos um pequeno guia com orientações sobre as cores, redução do logo, margens, etc. =)

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