O que é feed e como utilizá-lo? Parte I

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Nível: fácil

Nas palavras de Edney Souza, “RSS significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication, é um formato que permite distribuir o conteúdo do seu site de uma forma padronizada que permite que ele seja lido em diversos leitores de notícias. Os endereços que distribuem notícias no formato RSS também são conhecidos como feeds. Existem feeds de notícias em outros formatos como RDF e Atom.”

Feed vem do inglês, “alimentar”. Em outras palavras, o feed/RSS traz até você, em um único lugar, todo conteúdo da web que você desejar receber (desde que estes sites e blogs ofereçam feed/RSS, é claro). A assinatura é gratuita e há vários agregadores de feed, também gratuitos, para você acompanhar o conteúdo recebido. Assim você economiza tempo e se mantém melhor informado.

Dentre os vários agregadores disponíveis, sugiro que você utilize um online, pois assim poderá acessar seus feeds em qualquer computador conectado à internet – se optar por algum que exija instalação no computador, dependerá deste computador para ler seus feeds. Vou dar dicas aqui sobre o Feedly, que é um dos mais utilizados depois que o Google Reader foi desativado.

Para usar o Feedly, você precisa criar uma conta. Mas é bem simples e rápido, basta escolher uma das opções disponíveis (você pode se cadastrar utilizando sua conta do Gmail, Facebook, Twitter, entre outros).

Rapidamente, você será direcionado para o seu painel do Feedly, a sua tela inicial, onde você poderá adicionar seus blogs preferidos. Para começar a seguir um blog, basta digitar o nome ou o endereço dentro da caixa da busca e depois clicar no botão “follow”. Você deverá criar um nome para uma pasta ou “collection” e o blog será adicionado.

Sugiro que você explore tudo que há dentro do Feedly para descobrir quais configurações você prefere. Observe, por exemplo, que na seta ao lado do nome do blog ou do lado do nome da pasta há opção para mostrar os posts através de lista, cards ou magazine. Também é possível escolher se deseja ver primeiro os posts mais recentes ou os mais populares, escolha o que funcionar melhor para você.

Na coluna da esquerda aparecerão todas as suas assinaturas e, na da direita, os posts. Enquanto seu Feedly está começando é fácil administrar os feeds, mas isso vai mudar rapidamente. É viciante, pode acreditar, portanto logo você terá dezenas, se não centenas de assinaturas, e aí começa a ficar chato encontrar o blog que você quer no meio de tantos títulos na coluna da esquerda. Para resolver isso sugiro que você crie pastas e agrupe os blogs por assunto: moda, decoração, casamentos, cinema, etc.

Clicando na sua foto, lá no canto superior direito, você tem acesso às configurações do painel. É possível mudar as cores da tela, alterar a fonte e o tamanho do texto, organizar a ordem das pastas/collections, definir as preferências de visualização dos posts e integrar os botões de compartilhamento com suas redes sociais.

Se isso tudo é novo para você, talvez esteja se perguntando se não seria bacana que seu blog tivesse um feed para seus leitores acompanharem todos os seus posts. Sim, é essencial! Blog sempre tem que ter feed/rss, sempre! Na parte II sobre este assunto ensinarei como criar um feed para o seu blog. =)

Agora que você já sabe o que é feed, assine o do xCake!

9 comentários

  1. ótimo post. enfim entendi o que sao feeds!

    1. Olá, Marcelo!

      Feeds são uma ferramenta incrível! Pena que estamos órfãos do Google Reader. :(

  2. Elizabete comentou:

    Vou pesquisar essas ferramentas. Obrigada

  3. Mariana comentou:

    Pena que ele saiu do ar :(

    1. Nem me fale, Mariana, o Google Reader faz uma falta danada! :(

Fechado para novos comentários.