O que é Pagamento Social?

Categoria(s) do post: Promovendo seu blog

Você já deve ter visto por aí: para fazer download de um arquivo é preciso “pagar” com um tweet ou postagem no seu perfil do Facebook divulgando o conteúdo ou curtir uma fanpage. Mas quais são as vantagens? Que tipo de conteúdo pode ser disponibilizado para download? Vem cá que o papo hoje é sobre Pagamento Social. :)

Imagem: Viktor Hanacek, uso livre.

Como funciona?

Você hospeda o arquivo em seu servidor e, através de uma ferramenta, seus leitores só poderão fazer o download do conteúdo após publicarem um tweet ou postagem no Facebook divulgando esse conteúdo ou, ainda, após curtirem uma fanpage. Você escreve o conteúdo que irá no tweet ou Facebook e escolhe a fanpage que deve ser curtida. Que ferramenta? O Pay With a Tweet possibilita configurar o download mediante postagem no Twitter e também no Facebook e há alguns plugins do Twitter para WordPress que também fazem esse trabalho.

Vantagens

As palavras-chave são promoção e divulgação. É óbvio: se para baixar o arquivo o leitor precisa fazer uma postagem divulgando o conteúdo, então você está ganhando divulgação. Se mesmo quem não monetiza o blog quer mais leitores, para quem tem nele uma fonte de renda precisa mais ainda de promoção. Você pode  usar isso para divulgar seu trabalho, seu perfil profissional, seus produtos e, obviamente, seu blog.

Quem pode usar?

As possibilidades são infinitas, só depende da sua criatividade. Se você é ilustrador e usa seu blog como portfólio e para falar da sua área, pode criar wallpapers e outros materiais gráficos para as pessoas baixarem e usarem em seus celulares, tablets, computadores, etc. Se você é fotógrafo, pode escolher fotos suas e disponibilizar como wallpapers também. É blogueira de maquiagem? Tutoriais de makes em pdf vão super bem. Tem um blog de viagens? Mini-guias de destinos turísticos específicos farão sucesso. Seu site divulga seus deliciosos cupcakes? Libere algumas receitas. É escritor? Disponibilize alguns capítulos do seu mais recente lançamento. Viu como dá para inventar muita coisa? Tem quem troque likes por acesso gratuito a WiFi, veja só. :)

Tem desvantagens?

Como em tudo na vida, sempre pode aparecer alguém que não goste ou questione. Faz parte, ninguém agrada todo mundo o tempo todo, então se deseja utilizar essa tática faça um material bem feito e siga em frente. Vale lembrar que se você definir que o conteúdo só pode ser baixado mediante post no Twitter + post no Facebook + like na fanpage, você vai acabar cansando as pessoas e elas desistirão de baixar o arquivo. Escolha apenas uma modalidade de “pagamento”, capriche no material e vá em frente.

E então, vai aderir? Já fez? Qual foi o resultado? Se não gosta da prática, tudo bem, queremos ouvir sua opinião também. :)