O que eles têm que eu não tenho?

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

No post anterior falamos sobre diferencial. E percebemos, nos bastidores, que ainda há dúvidas sobre como analisar blogs de mesmo nicho. Então vem comigo que vamos ver com mais detalhes #comofaz. :)

Por que essa análise é importante?

Isso você já sabe: se seu blog é igual a tantos outros, os leitores não têm motivos para se tornarem seus leitores fiéis. Simples assim. Sobre ouvir os leitores também já conversamos, eles irão lhe trazer informações e observações preciosas que podem ser transformadas em diferenciais importantes. Mas é claro que os outros blogueiros também devem estar colhendo informações com os leitores, então é aí que está sua chance de criar um diferencial significativo: encontrar maneiras melhores que os outros para oferecer ao público o que ele deseja.

Quantos e quais blogs devem ser analisados?

Quanto mais blogs você puder avaliar, melhor. Mas alguns nichos são especialmente mais explorados, sendo necessária uma seleção mais criteriosa sobre quais serão analisados mais minuciosamente. Se esse for o seu caso, dê uma olhada geral e separe no mínimo os cinco principais.

E como identificar os principais? Você pode separá-los em grupos: os que são de nicho exatamente igual ao seu, os que você considera como melhores (em apresentação/design, conteúdo, etc), os que têm um número mais expressivo de leitores. Aliás, muito provavelmente os que você considera melhores também serão os que têm mais leitores fiéis.

Em alguns casos, talvez caiba analisar determinados blogs e sites mesmo que eles não sejam exatamente o mesmo nicho que o seu. Vou dar meu exemplo pessoal, que embora seja sobre identidade visual cabe perfeitamente no caso de buscar diferenciais para blogs. Quando fiz o briefing para que o xCake criasse minha identidade visual, não me restringi aos profissionais que oferecem os mesmos serviços que eu: considerei sites e blogs de pessoas que passam uma imagem como a que quero para mim. O resultado não poderia ser melhor: minha identidade visual transmite exatamente o que preciso e quero transmitir, além de ter muito da minha personalidade pessoal – confira aqui o lindo trabalho que o xCake fez para mim. :)

Quais pontos devem ser avaliados?

Comece pelos pontos positivos e negativos: no que eles estão acertando e falhando? Você pode se inspirar nos pontos positivos , coisas bacanas que eles fazem e você também pode fazer – mas a seu modo, não copie simplesmente, ok? E é nos pontos negativos que estão suas maiores oportunidades: não cometa os mesmos erros que eles, faça melhor.

Analise as pautas e o calendário editorial, sempre buscando o que você pode fazer de melhor que os outros. Faça o mesmo com a taxonomiao estilo de escrita, a maneira como os comentários são respondidos (o tom e o tempo das respostas, quais são respondidos e quais não).

Considere também tudo que se refere ao design: logotipo, identidade visual, imagens utilizadas para ilustrar os posts (e a formatação delas), layout, formatação dos posts. Saiba que uma pesquisa feita por Elizabeth Sillence identificou que, em 94% dos casos, é o design que leva uma pessoa a confiar ou não em um site. O resultado da pesquisa é, definitivamente, bem impressionante.

Mais itens para avaliar: o blog tem feed e/ou disponibiliza assinatura por email? Quais redes sociais o blog utiliza e como (frequência de atualização, formatação, número de seguidores/fãs, etc)?

O que eu faço com todas as informações levantadas?

Organize-as do jeito que funciona melhor para você: listas no papel ou em um doc, Evernote, texto ou imagem, etc. O que importa é que o método funcione para você. Você pode separar tudo que os outros têm e você não tem – e faça melhor. Já mencionamos que os pontos negativos são uma oportunidade de ouro para criar diferencial: aprenda com os erros dos outros, faça de uma maneira melhor ao invés de repetir as falhas. Melhorias no design são sempre muito bem-vindas, da formatação dos posts ao logotipo e layout.

Dúvidas? Super vale trazê-las para nós, com elas especificadas quem sabe podemos ajudar ainda mais. :)