O que escrever na página Sobre?

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

Você, blogueiro esperto, sabe que a página Sobre é um dos elementos que todo blog precisa ter. Ela pode ser chamada de Sobre, About, Quem somos, O blogueiro, etc. Independente do nome, há informações que devem estar presentes na página independente do título que ela tenha. Mas que informações são essas? É bem fácil, vem conferir!

Pode ser de nicho ou variedades, pode ser portfólio de profissional autônomo, pode ser blog de empresa. Seja como for, o blog deve ser apresentado: diga sobre o que ele trata, apresente-o como se você estivesse contando para um amigo sobre o que é o blog que você está escrevendo. Como? Vamos lá.

Pessoas gostam de histórias

Você pode, por exemplo, contar como surgiu a vontade de criar o blog – ou a empresa. Se o blog ou empresa não forem novos, conte um pouco da história do blog ou da empresa. Se é seu portfólio, conte sua trajetória na profissão. Não precisa contar tudo nos mínimos detalhes (guarde isto para os posts), mas dê uma ideia geral sobre o blog/empresa/trajetória profissional.

Pessoas se identificam com pessoas

Na verdade não só com pessoas, mas como são humanos que escrevem blogs (risos), vamos nos ater aqui às pessoas. Ainda que seja o blog de uma empresa, é uma pessoa que escreve, certo? Entre o saber racional e o sentir existe uma distância que pode ser longa – permita que o leitor sinta a pessoa que está por trás do blog. Apresente o autor – ou os autores -, deixe que os visitantes saibam quem é o responsável por aquele conteúdo. Não é contar detalhes íntimos do blogueiro, mas apenas mostrar quem é o ser humano que está do outro lado da tela. Uma foto também é interessante; é, literalmente, dar cara ao autor das palavras. Mostre o rosto, diga o nome, conte um pouco sobre você.

Dê abertura ao diálogo

Seu blog tem página de contato, certo? Ou, pelo menos, um email para que possam escrever diretamente a você (comentário é lugar para comentar sobre o post onde estiver o comentário, não é lugar para outros assuntos). Se você ainda não tem página de contato ou email exclusivo do blog, providencie o quanto antes – e divulgue na sua página Sobre. Afinal os leitores acabaram de ler sobre você, sobre o blog, sobre sua empresa, talvez eles queiram lhe dizer algo que não seja adequado a uma caixa de comentários.

Exemplos

É tão simples e óbvio que a gente até fica em dúvida – será que é só isso mesmo? Mas é. Mesmo assim, para lhe inspirar, escolhi alguns exemplos de páginas Sobre que considero interessantes, tem de blog de nicho à variedades passando por empresas e profissionais autônomos. Mas atenção: se inspirar não é copiar, ok? Mostre originalidade e autenticidade, nada de ferir Direitos Autorais.

  1. De repente Tamy: objetivo, com foto, mostra quem é a pessoa sem no entanto se expor intimamente, tem email de contato.
  2. Noivinha Ansiosa: conta como surgiu o blog, a quem se destina, convida os leitores a participar, tem foto.
  3. Ladybug Brasil: tem foto mostrando a personalidade da blogueira, conta a que o blog veio, sobre a blogueira conta o que é pertinente ao blog, apresenta projetos dos quais participa/participou.
  4. Cor de Chocolate: apresenta a empresa e sua proprietária, apresenta cursos de aperfeiçoamento, convida a conhecerem os produtos.
  5. Homens da Casa: além de fazer uma boa apresentação sobre o blog, é um ótimo exemplo de Sobre com vários autores.
  6. Pensar Enlouquece. Pense Nisso!: transborda bom humor, é o único Sobre que conheço que não é cansativo mesmo sendo longo. Apresenta a pessoa com vários fatos particulares, no entanto observe que nenhum relato é íntimo demais ou comprometedor. E apresenta também o profissional de Mídias Sociais que o autor é.

Viu como é simples? Afinal você não precisa fazer um texto longo com o Alexandre Inagaki – a menos que você tenha o dom de orquestrar palavras, bom vocabulário e domínio da Língua Portuguesa, aí sim pode escrever mais se couber na proposta do seu blog. Tem outros exemplos bacanas para dividir com a gente? E a sua apresentação, como está?

9 comentários

  1. ANA CAROLINA ACIOLI comentou:

    BOA TARDE!
    TENHO UM BLOG DE CASAMENTOS QUE ESTÁ HOSPEDADO NO LOCAWEB. GOSTARIA DE REFAZER O LAYOUT DO MESMO E TRANSFERIR PARA O BLOGSPOT COM UM BELO E CRIATIVO VISUAL. ISSO É POSSÍVEL?
    PODEREI CONTINUAR COM MEU DOMÍNIO E MEUS E-MAILS SE HOUVER ESSA MIGRAÇÃO DO BLOG?

    SE FOR POSSÍVEL, GOSTARIA DE UM ORÇAMENTO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    1. Ana Carolina, nossos layouts são para o WordPress.org, que é uma plataforma bem superior em vários aspectos – você não tem interesse em migrar para o WordPress.org? Desse modo você precisaria manter um servidor, porém não precisa ser a Locaweb, assim teria seu layout personalizado, continuaria com seu domínio e emails, mas tudo isso numa plataforma muito melhor. O que acha? :)

  2. Lis, primeiramente queria MUUUITO agradecer pelo comentário que você deixou no meu blog, fiquei super feliz que você tenha lido o que eu escrevi! E vocês merecem muito a indicação, o blog realmente é ótimo e super me ajuda a tirar várias dúvidas!

    E falando agora sobre o post, acho que meu “Sobre” ainda tem muito o que melhorar, mas pelo menos acho que estou no caminho certo kkk

    Beijos!

    Beleza Mista

    1. Espero que nosso conteúdo continue ajudando você, Mariana. :)

  3. Lorena comentou:

    Genial!
    Tenho pensado em criar um blog e quase nada do que encontrei aqui tinha me passado pela cabeça.
    Achei o máximo o conceito de vocês de não só “preparar” o blog, mas ensinar a lidar com ele nos tornando independentes!

    1. Não é triste ver um blog nascer lindo e muito bem executado, mas depois ser abandonado porque o blogueiro não sabe bem como conduzir? Então compartilhamos o que sabemos para ajudar nossos leitores a manterem seus blogs. :)
      Para manter seu blog há muitos posts que podem lhe ajudar, especialmente os artigos sobre produção de conteúdo, práticas ruins e organização e produtividade. Para a fase de construção (mas não só) recomendo os posts sobre planejamento. E Direitos Autorais é parada obrigatória, o assunto é bem sério. Boa sorte! :)

  4. Thayná Aparecida comentou:

    Muito bom!

  5. Mariana comentou:

    Bom dia Lis,

    Tenho muitas idéias na área de educação, propostas educativas e tal. E estava pensando em criar um blog para divulgar essas ideais para um grande número de profissionais na área da educação.
    Qdo vi seu blog com as dicas, simplesmente adorei. Eu necessitava saber por onde iniciar e agora me motivei mais ainda.
    Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o meu tema?
    Grata!

Fechado para novos comentários.