O que os posts relacionados podem fazer pelo seu blog?

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Notou que, agora, os posts aqui do MetaBlog xCake apresentam, ao final do post, 5 posts relacionados? E pra que serve isso? Posts relacionados servem para manter o leitor no blog: ele lê um post e, ao final, encontra mais posts cujos assuntos são relacionados ao post que estava lendo. A tendência é que ele leia também estes relacionados, que por sua vez irão indicar mais posts e assim por diante. É um ciclo de leitura que, quanto mais posts você tiver, por mais tempo o leitor terá conteúdos para conhecer, ou seja, ele permanece por mais tempo no seu blog.

E onde devem ficar os posts relacionados: somente nas páginas internas ou também na página inicial? Vamos pensar um pouquinho sobre como nós mesmos nos comportamos na web: quando nos indicam um blog (e não apenas um post desse blog), esse endereço já vem com boas referências, portanto vamos entrar na página inicial já inclinados a permanecer ali – vamos ler alguns posts, olhar categorias, buscar o Sobre, etc. Iremos ler mais do que apenas um post de qualquer forma, certo?

Mas se nos indicam apenas um post do blog, sobre qualquer assunto que seja, vamos ao blog para ler aquele post específico, que é uma página interna. Como quando compartilhamos links no Twitter, por exemplo: recebemos o link de um post, vemos aquele conteúdo e pronto. Em meio a tantos outros links sugeridos o tempo todo na web (no Twitter, no Buzz, em listas de discussão, Facebook, etc), provavelmente leremos aquele link e fecharemos a página. Só. Mas se ao final do post houver mais sugestões de conteúdos similares, então há chance de que pelo menos um destes relacionados nos chame atenção e assim vamos permanecer mais tempo no blog. E pelos relacionados é possível ter uma idéia do que o blog trata antes mesmo de lermos o Sobre, portanto se o visitante gostar do conteúdo oferecido, pode se tonar um leitor fiel. Sim, posts relacionados ajudam a fidelizar leitores.

Percebe que, na página inicial, os posts relacionados não agregam tanto? E que nas internas ele é uma ferramenta incrível para conquistar visitantes? ;) Sentiu diferença no número de leitores após colocar posts relacionados no seu blog?

3 comentários

  1. Oi

    Também penso como você, as pessoas podem se interessar por outros artigos, essa ferramenta me parece mais atrativva porque tem imagens, as imagens parece que chama mais atenção, eu só não sei como ele funciona direito, pois vejo que os posts que ele coloca não são tão relacionados assim, você sabe qual o critério que ele usa? Nesta ferramenta não sei como fazer com que ela funcione só nas páginas internas, vejo que em todos os blogs ela aparece na página inicial também.

    Outra vantagem dos artigos relacionados é que ele diminui a taxa de rejeição já que o leitor fica mais tempo no blog, costumo ler estes artigos recomendados, se gosto de mais de dois artigos acabo assinando o feed.

    Um abraço

    @anakint

    1. Ana, se o blog ainda tem poucos posts, é normal que não relacione com tanta objetividade. Com o tempo – e mais posts – vão surgindo mais posts com as mesmas categorias e tags e aí funciona melhor. Pra configurar, ao acessar o dashboard procure “LinkWithin”no menu: a opção está ali dentro. :)

Fechado para novos comentários.