Organização e produtividade para seu blog crescer

Categoria(s) do post: Organização e Produtividade

Você bem que tenta, mas não consegue se organizar. Tem tanta coisa para fazer no blog – e fora dele – que bate o desespero pensando que não vai dar conta. Frequência de postagens e presença em redes sociais por si só já demandam tempo, se também precisar revisar posts antigos, rever taxonomia e outras coisas mais, pronto, a vontade é de sair correndo e gritando. Calma, respire fundo. Tem jeito, vem cá ver algumas dicas que podem lhe ajudar! :)

Banco de ideias

Todo mundo sabe essa dica, mas nem todo mundo coloca em prática: ter um lugar para centralizar ideias para posts. Pode ser um aplicativo de notas que também tenha versão para celular, pode ser o bom e velho caderninho de papel, pode ser um caderno ou tag no Evernote… O importante é que seja um método que funcione bem para você. Nós aqui no xCake usamos o Google Drive, temos um doc compartilhado entre todos e lá anotamos sugestões de pautas e está dando certo para nós. Falamos um pouco mais desse assunto aqui: Estou sem pauta, e agora?. :)

Defina horários

Existe alguém que exclusivamente bloga, não precisa se preocupar com mais nada? Desconfio que não. Todo mundo tem seus estudos, seu trabalho, suas contas para pagar – e uma vida pessoal para viver. Se você não se organizar, não vai dar conta de tudo. A solução é determinar dias e horários para dedicar ao blog. Faça um plano razoável, não adianta querer fazer mil coisas se você já sabe que não vai conseguir. Quantos dias por semana você pode dedicar ao blog? Por quanto tempo cada dia? Identifique o período que você tem disponível para isso e veja o que pode ser feito nesse prazo: quantos posts você consegue escrever? Lembre-se de que também é preciso ler e responder comentários e, eventualmente, atualizar uma coisa ou outra do layout (widget de redes sociais, blogroll, etc).

Parece muita coisa para apenas algumas horas por semana? Considere usar algumas horas do final de semana para o blog. Se a ideia de passar o final de semana escrevendo não lhe agradar muito (talvez você já passe a semana inteira digitando), pode deixar os posts para serem produzidos durante a semana e, para o sábado e o domingo, a leitura de feeds, acompanhar o que está acontecendo na websfera, pesquisar para as pautas sobre as quais escreverá na semana seguinte, etc. Se sua semana é atribulada demais para escrever, faça o contrário: escreva nos finais de semana e revise posts e faça todo o resto durante a semana.

Agende as publicações

Se você nos acompanha há algum tempo, deve lembrar que já apresentamos aqui no Metablog um plugin excelente para agendar publicações no WordPress. Mas não é só isso. Para manter suas redes sociais ativas é preciso publicar mais do que seus próprios posts. Pense em conteúdos paralelos ao blog que possam engajar seus leitores e seguidores, compartilhe com eles o que você encontra de interessante enquanto faz pesquisas para seus próprios posts, por exemplo. Exemplo de conteúdo paralelo? Se você tem um blog sobre casamentos, por exemplo, pode compartilhar posts de outros blogs com modelos de vestidos de noivas, de penteados, etc.

E #comofaz pra agendar as publicações nas redes sociais? Eu gosto e uso o HootSuite. Permite agendar publicações no Twitter, Facebook, Linkedin e em páginas do Google+ (só não publica nos perfis pessoais do G+, infelizmente). Se você ainda não conhece o HootSuite, corra criar sua conta, ele dá inclusive estatísticas. :)

Crie um calendário editorial

Falamos há pouco do plugin chamado Editoral Calendar que ajuda muito a organizar os posts que serão publicados. Mas embora ele seja excelente, é só uma ferramenta de apoio – quem tem que determinar o que vai ser publicado e quando é você. E aí cabe montar um calendário editorial mais literal: um calendário com cada publicação anotada no dia que será publicado, quais temas são publicados em cada dia, etc. Explicamos tudo isso bem direitinho aqui: Organizar um calendário editorial não é tão difícil quanto parece. Quer uma planilha pronta ou que te sirva como modelo para você criar a sua personalizada? Aqui tem uma para download. É super completa, se houver mais do que você precisa basta editar e deixar de acordo com suas necessidades – ou criar a sua própria. :)

Seja na planilha pronta, na que você criou ou em qualquer outro sistema que você prefira, coloque tudo no calendário fazendo uma espécie de agenda do blog: os posts que estão agendados, os que ainda vai escrever (anotados na data em que serão publicados), os conteúdos paralelos que irão para as redes sociais, etc. O ideal é programar as publicações com pelo menos uma semana de antecedência, até para dar tempo de ajustar caso precise remanejar alguma coisa (conteúdo de oportunidade, por exemplo).

Gerencie as tarefas

Pode ser com papel e caneta, pode ser com aplicativos. De novo: o que importa é que funcione para você. A Adrielly, por exemplo, gosta muito do Things, que funciona como um gerenciador de lista de tarefas, mas há similares como o Remember The Milk. Há também métodos de produtividade, como o GTD e o Pomodoro.

Como eu faço? Uma mistura de papel e caneta com “pomodoro informal”. Quando tenho que escrever, gosto de fazer com muita calma, portanto reservo pelo menos 4hs para cada artigo (pode ser mais tempo se a pauta for mais complexa, mas raramente menos tempo). Desse modo tenho tempo para selecionar quais fontes vou utilizar (sempre pesquiso alguns dias antes de começar a escrever e costumo salvar essas pesquisas no Evernote), para trabalhar corretamente o link building pesquisando bem as possibilidades de links internos, para revisar, fazer breves pausas e também pesquisar imagem para ilustrar o post. Aliás, nunca escolho a imagem com pressa, já cheguei a levar quase 1h até encontrar uma foto que estivesse de acordo com a pauta, com a identidade visual do blog e que não fosse clichê. Faço pausas curtinhas, mas chamo de “pomodoro informal” porque não marco no relógio, eu me baseio pela minha fluidez na escrita (se estou fluindo bem, sigo em frente; se estou ficando muito tempo parada pensando, faço uma breve pausa). E eu gosto de post-its, me entendo bem com eles colados na parede ao lado da minha mesa – sim, na parede! Conforme faço as tarefas vou tirando as notinhas, e procuro nunca encerrar a sexta-feira sem ter limpado a parede toda. :D

E você, como se organiza? Usa algum método mais moderno ou prefere papel e caneta? Já tentou algum sistema que fez você ficar mais tempo organizando o próprio método do que efetivamente executando suas tarefas? Conte sua experiência, compartilhar é somar. :)