Otimize seu tempo

Categoria(s) do post: Organização e Produtividade

Está difícil organizar sua agenda? Você lista tudo que precisa fazer, mas não sabe por onde começar – e acaba não fazendo quase nada? O post de hoje apresenta para você algumas dicas simples e fáceis de colocar em prática que, se implementadas, irão ajudá-lo. Vem ver! :)

Padrões visuais

Não é novidade que identidade visual não é apenas logotipo e layout. No post que acabei de linkar falei mais sobre padrão visual para imagens, mas vamos relembrar aqui rapidamente e falar também de um outro padrão visual para textos. Depois de sentar e planejar o padrão visual dos seus posts você pode criar um guia de estilo para suas publicações.

Para as imagens você pode, por exemplo, determinar um estilo para cada categoria do blog: use o mesmo formato/tamanho, as mesmas fontes caso insira texto nas montagens, paleta de cores, etc. Se a sua produção é mais textual do que visual talvez você não queira chamar tanta atenção assim para as imagens (exemplo de motivo: as imagens não foram produzidas por você e/ou especialmente para seu blog e, por isso, quer destacar mais o conteúdo textual do que as fotos) e, portanto, não queira um padrão diferente para cada categoria. Tudo bem também, mas ainda assim você precisa determinar um estilo: tamanho da imagem, paleta de cores, sensações que as imagens passam, etc.

Você estranhou quando falei ali em cima em padrão visual para textos? Sim, é isso mesmo: a maneira como o texto se apresenta é o padrão visual dele. Afaste um pouco o rosto do monitor e, ao invés de ler o texto, observe o todo: espaçamento, posição da imagem no meio do texto, alinhamento, tamanho da fonte, etc. Percebe que o texto também tem um estilo visual? Você precisa padronizá-la: determine em que posição a imagem sempre deve ocupar, se sempre será apenas uma imagem ou mais (e quantas), etc. Qual a fonte, tamanho e cor dela já devem ter vindas configuradas no seu layout – siga o padrão do seu layout, não altere para não arriscar combinar cores erradas (cor da fonte x cor do layout) e, como sempre temos que pensar estrategicamente, para que essa mistura de cores não venha a prejudicar um layout futuro (e não dar o trabalho de, no próximo layout, ter que mudar todas as cores novamente para que sigam combinando).

Calendário editorial

Criar um calendário editorial não é tarefa complicada, pode acreditar. Você pode definir uma data para cada categoria do seu blog: se você tem, por exemplo, oito categorias, e publica um texto por semana, então a primeira segunda-feira a cada dois meses pode ser sempre para a mesma categoria. Pegue sua taxonomia e um calendário de papel (ou rascunhe um no caderno) e “espalhe” suas categorias nesse calendário de modo que nenhuma categoria fique tanto tempo sem atualização, divida o calendário igualmente entre cada categoria. Depois você pode passar esse rascunho de calendário para algo mais definitivo: pode transferir para o Google Drive ou Calendar, One Drive (você pode criar uma planilha ou doc), Evernote, etc. Use a ferramenta que considerar mais prática e adequada para você. :)

Agenda de trabalho

O calendário editorial você já montou, agora falta organizar a sua agenda. Você pode determinar um dia da semana só para fotografar e/ou buscar imagens para ilustrar seus posts, outro dia apenas para pesquisar conteúdos que irão embasar seu artigo, outro dia apenas para escrever, outro apenas para revisar e formatar. Essa dica é especialmente útil para quem não vive do blog, ou seja, precisa conciliar as atividades blogueiras com o trabalho que efetivamente paga suas contas. ;)

“Banco de pautas”

É inevitável, em algum momento vai faltar pauta. Mesmo organizando um calendário tendo a taxonomia como base, como explicamos há pouco, ainda assim podem acontecer momentos em que você não sabe sobre o que escrever. Nada garante que quando chegar o dia de falar sobre planejamento de blogs eu imediatamente pensarei em algo desse assunto que ainda não escrevi, não publiquei. Acontece com todo mundo: comigo, com você, com aquele blogueiro famoso que tem recordes de acesso. É para isso que serve o “banco de pautas”: um lugar onde você anota todas as ideias de posts que surgirem e corre sempre que se senta para escrever.

Temos dois posts falando exatamente sobre isso, inclusive sugerindo aproveitar as pautas que seus leitores trazem, olha só:

Agendamento de publicações

Há pouco falamos sobre criar um calendário editorial e sobre determinar dias só para finalizar (revisar e formatar) posts. Depois de pronto você pode agendar a publicação, assim não precisa se preocupar em no dia x e hora y ir até o dashboard só para publicar um post que já está pronto. Como? Tem plugin para isso, ele é excelente e temos um post explicando como ele funciona: Organize suas publicações com um calendário editorial. :)

E a divulgação nas redes sociais, #comofaz? Dá para agendar também! Minha ferramenta favorita para-todo-sempre-amém (ok, se surgir outra melhor e gratuita eu experimento. risos…) é o HootSuite. Com ele você pode agendar publicações no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e páginas do G+ (só em páginas, não em perfis pessoais, único defeito do HootSuite na minha humilde opinião). Em períodos de correria ainda maior do que o habitual é o HootSuite que salva meu perfil no Twitter: espio o que está acontecendo lá, mas nem sempre dá tempo de interagir, então agendo publicações e assim meu perfil não fica tão abandonado. ;)

Para publicar só no Twitter e de maneira ainda mais fácil há também o Tweetily. Depois de configurá-lo ele irá publicar posts antigos no Twitter sem que você precise fazer mais nada, realmente é muito fácil – mas tem uma desvantagem: desse modo não é possível inserir nas publicações frases que motivem seus seguidores a abrir o link, ou seja, não atrai tantos leitores.

Um FAQ vai bem

Especialmente se seu blog for de nicho deve haver perguntas que se repetem. Crie uma página com um FAQ, assim os leitores podem encontrá-la facilmente, seja acessando a página diretamente ou através da busca (buscas não acusam resultados nos comentários, por isso é importante que as respostas estejam publicadas no seu blog além do que você coloca nos comentários. Se mesmo assim algum leitor perguntar direto ao invés de pesquisar a resposta, você pode indicar a ele o link com a resposta. Bem mais fácil do que ficar sempre digitando a mesma explicação, né? :)

Agora me conta: quais suas táticas para otimizar seu tempo? Das que sugerimos aqui, tem alguma que você testou e não funcionou bem para você – e por quê? Não se acanhe, informações devem ser compartilhadas. :D

4 comentários

  1. Gabi comentou:

    Oi, Lis!
    Sou uma dessas pessoas que precisa urgentemente otimizar o tempo pra conseguir dar conta de tudo. O blog não paga as minhas contas e tem que ser feito em horário após o serviço (que não é muito), então é preciso agilizar e se programar pra fazer tudo.

    Já comecei a usar um calendário editorial (o plugin WordPress Editorial Calendar) que me ajudou muito, e peguei mania de programar os posts de segunda a quinta no domingo à noite. Isso foi uma mão na roda, como dizem! Heheh! Agora tenho que dar uma olhada nas categorias do blog, porque ficam muitos assuntos parados por meses, e tenho visto isso há um bom tempo – só nunca me dou o trabalho de fazer. Vou pegar as suas dicas e organizar isso de uma vez por todas.

    Uma dúvida: dá mesmo pra agendar posts do Instagram pelo Hootsuite? Porque eu procurei loucamente por muito tempo um site que abrangesse Facebook, Twitter e Instagram e não achei. Aí fui ver o Hootsuite de novo, por causa do seu post, mas não aparece o Insta pra mim :(

    Obrigada pelas dicas. Comecei a frequentar seu blog agora e estou lendo todos os posts :D

    Beijos.

  2. Amei as dicas!
    Realmente são muito úteis!
    Primeiro post que leio aqui do blog, e já amei!

  3. Sou uma dessas pessoas que precisa otimizar o tempo pra conseguir dar conta de tudo também rsrsrs . tento fazer em horário após o serviço ou a noite quando chego da faculdade porém me falta tempo para captar novos conteúdos meu blog está tão fraco =/ pior que já usei técnicas de seo é nada ….obg pelas dicas maravilho blog sucesso lis

  4. Amei as dicas, super úteis !!!

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