Página padrão x página diferenciada

Categoria(s) do post: Design & Programação

Você está criando seu blog ou site e não sabe qual a melhor maneira de organizar conteúdos específicos nas páginas? Ou surgiram novas necessidades e você está reformulando sua “casa digital” e está perdido entre as opções de apresentação? Talvez a necessidade sejam layouts diferentes para necessidades específicas. Mas dentro do mesmo blog/site? Sim! Vem comigo para entender melhor. :)

Página padrão

Página padrão é exatamente isso: o modelo padrão das páginas do seu blog. Observe aqui no Metablog mesmo: o layout de todos os posts é o mesmo, tem exatamente os mesmos elementos e nas mesmas posições, todos os links são da mesma cor, os títulos seguem um padrão, etc.

As páginas padrão são utilizadas para conteúdos que também seguem um padrão: sempre o mesmo estilo de conteúdo e no mesmo formato, exatamente como posts de um blog.

Página diferenciada

É utilizada para conteúdos que têm necessidades e objetivos diferentes e específicos, que o modelo da página padrão não atende. Vamos observar o layout do site do xCake:

  •  A página inicial tem nosso portfólio e o layout foi pensado para dar o destaque que um portfólio merece, com imagens, afinal de contas vendemos layouts e por isso as imagens representativas dos layouts são imprescindíveis.
  • A página Quem Somos tem outro layout, adequado para as informações de texto que necessitamos colocar: quem somos e nossos mandamentos/nossa filosofia. Tudo diagramado de modo a destacar as informações mais importantes.
  • A página Serviços pedia um layout ainda mais exclusivo e específico que os anteriores, pois temos várias informações distintas para apresentar e isso precisava, obviamente, ser colocado de um modo organizado para que não ficasse confuso. Para apresentar textualmente o conteúdo nos utilizamos bastante do visual: colunas e cores distintas para cada agrupamento de informações.

Eu preciso de páginas diferenciadas?

Seja num projeto novo ou na reformulação de um já existente, a medida que for planejando e produzindo o conteúdo de cada página você identificará se e quais páginas precisam de um layout diferenciado. Você também pode contratar alguém especializado para planejar seu blog/site se desejar. Mas independente de você fazer tudo sozinho ou contar com um profissional especializado, você e/ou o planner irão produzir o conteúdo e definir o que precisa de uma apresentação diferente, mas o know how do webdesigner não deve ser ignorado: ele é o especialista em cores e formas, não há ninguém melhor do que ele para criar o layout exatamente dentro das necessidades do seu conteúdo e da sua marca. A você e/ou ao planner cabe determinar e produzir o conteúdo, enquanto ao webdesigner cabe definir qual é o melhor formato para apresentar esse conteúdo.

E o preço?

O valor de um projeto varia conforme o grau de complexidade e número de layouts a serem desenvolvidos. Se é um blog tradicional, onde todas páginas têm o mesmo layout, certamente ele terá um preço menor do que o de um projeto com vários layouts diferentes. O mesmo vale para a programação: cada layout tem seu código, se forem vários layouts serão várias páginas de códigos e obviamente o valor será maior.

Note que não usei a palavra “custo”: porque não é custo e sim investimento. Se nossa página de Serviços, por exemplo, seguisse o layout padrão de um blog as informações não ficariam tão organizadas e isso nos faria perder clientes por não entenderem direito o que fazemos, ou então usaríamos um tempo precioso respondendo emails com dúvidas sobre nossos serviços.

Que tal tirar uma horinha dessa semana para analisar seu blog/site e identificar se ele precisa de layout específico em alguma página? Se seu blog já tem um volume razoável de conteúdo, não se surpreenda se você descobrir novas necessidades que, lá no início, nem imaginava que iria ter. :)

4 comentários

  1. Andre Castro comentou:

    Olá Metablog é o seguinte estou com sérias dúvidas e dificuldades na criação do meu (site/blog) gostaria que me podessem ajudar.
    Sei que certamente têm muitas pessoas como no meu caso, e torna-se difícil chegar a todos, mas se chegarem a ler o meu post gostaria que entrassem em contacto comigo para ver se chegamos a um acordo,

    Obrigado desde já,
    Cumprimentos,
    André Castro.

    1. Olá, Andre.
      Com o quê você precisa de ajuda?

  2. Andre Castro comentou:

    É o seguinte cara Lis Comunello, eu criei um canal de musica no youtube ( género: Deep House), tornei-me parceiro do youtube, até ai tudo bem, só que as musicas de deep House que posto não são minhas como é obvio são musicas derivadas de outros artistas que faço o download no soundcloud deles proprios e ponho os créditos deles (artistas).
    Quanto às fotos que também não são minhas, mas de autoria de uma rapariga que disse que poderia postar as fotos desde que creditasse ela… Mas agora estou com sérias dificuldades na publicação das musicas porque me dá um problema de direitos autorais mesmo eu pondo os créditos desses artistas em algumas musicas e já não tenho mais fotos dessa amiga para baixar, o que posso fazer?? Será que me poderias ajudar ou dar algumas sugestões?

    De qualquer jeito agradeço desde já a tua rápida resposta, desculpa foi eu a minha tardia resposta..

    Cumprimentos,
    André Castro

Fechado para novos comentários.