Plugins do Instagram e do Pinterest para seu site em WordPress

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Já falamos várias vezes aqui no Metablog sobre o uso de imagens para ilustrar posts: elas deixam a leitura mais leve e ajudam a chamar a atenção dos leitores (quando um post é compartilhado no Facebook, por exemplo, não raro percebemos a foto ilustrativa antes do título do artigo). Também já conversamos sobre usar imagens sem ferir Direitos Autorais. Agora chegou a vez de explorarmos o Instagram e o Pinterest, vamos lá? =)

Antes de começar, um lembrete importante: faça backup do seu site antes de instalar qualquer coisa. Os plugins que vou recomendar são de simples instalação e funcionam direitinho, mas habitue-se a sempre fazer backup antes de efetuar qualquer alteração. Depois que o backup estiver pronto é só acessar o dashboard, ir em Plugins, depois Adicionar novo e procurar os plugins pelo nome.

Instapress

O Instapress é um plugin para WordPress que mostra, no seu site, as últimas imagens que você publicou no Instagram. Você pode colocar a galeria na sua sidebar, por exemplo, e escolher quantas imagens irão aparecer, o tamanho delas, se o título da foto irá aparecer ou não, etc. São várias opções de configuração e a página do plugin explica cada uma das opções bem direitinho, super fácil. =)

Consideração importante: analise se as suas publicações no Instagram têm relação com o conteúdo do seu blog. Exemplo: se seu blog for sobre gastronomia, não tem muito sentido colocar nele as fotos do Instagram com seus looks do dia. Por outro lado, super vale colocar a criatividade pra funcionar e encontrar maneiras de usar o Instagram a favor da sua marca – veja o artigo Cada filtro é um cifrão – o Instagram e as empresas para se inspirar.

Pinterest Pin It Button For Images

Ok, confesso: temos um carinho todo especial por esse plugin, pois ele foi desenvolvido pelo Sean, co-fundador e ex-gestor do xCake (relembre aqui a mudança na gestão). E conhecendo de perto o trabalho dele ficamos muito tranquilos em recomendar o plugin de olhos fechados. =)

Mas o quê o Pinterest Pin It Button For Images faz? Coloca um botão do Pinterest sobre suas fotos, assim as pessoas podem salvar as imagens do seu site – junto com seus artigos! – lá no Pinterest. Então se você tem um blog de gastronomia e faz fotos bacanas dos seus pratos, as pessoas vão salvar as receitas no Pinterest pela foto e aí os outros vão repinar e repinar e repinar e assim você vai aumentando sua audiência. O mesmo vale para outros nichos, é claro: sites sobre organização de eventos, sobre moda, cosméticos, etc. Dê combustível pra galera que adora salvar inspirações no Pinterest e, de quebra, divulgue seu site. ;)

Pretty Pinterest Pins

Seguindo a linha do Instapress, o Pretty Pinterest Pins também aparece no site em forma de widget na sidebar. Você pode configurar para que ele mostre seus últimos pins ou apenas os de uma categoria específica, escolhe o número de pins a serem exibidos, se as legendas das imagens vão ou não aparecer, entre outras customizações. É mais uma maneira de oferecer conteúdo interessante para seus leitores.

E aí, gostou? Também queremos conhecer os plugins que você gosta e recomenda, compartilhe com a gente. =)

12 comentários

  1. Lis,
    Eu de novo. Se possível, gostaria de saber se esses plugins todos não pesam o site, dificultando a abertura, digo, acesso lento?
    E, quanto aos robôs de busca do google, no caso vir a monetizá-los em futuro próximo?
    (sou leiga de tudo, mas tenho lido bastante, penso em aprender a teoria — não quero programar — para especificar e melhor me entender com o webdesign)
    Agradeço a atençao e se possível, retorno.
    Att.,
    Maryea

    1. Maryea, se você instalar plugins demais e desnecessários, pode interferir no carregamento, sim. Mas isso não quer dizer que você não deve usar plugins, só deve avaliar se o plugin é realmente importante para seu blog para não instalar nada que seja desnecessário. Dos plugins sugeridos nesse post, por exemplo, os dois primeiros plugins são recomendados para todos os blogueiros, enquanto o WordPress Download Monitor só é útil para quem oferece downloads no blog.

      Eles não vão interferir nos robôs do Google, não se preocupe. Mesmo o JetPack, que oferece estatísticas: ele vai monitorar os acessos do site, mas não vai fazer com que o Google te encontre ou não para aparecer no resultado das buscas.

  2. Maryea Costa comentou:

    Esqueci de inscrever-me em ambos os posts…

    1. O primeiro comentário não teve inscrição para receber a resposta por email, mas o segundo sim. Ambos já estão respondidos. =)

  3. Olá Lis!
    Gostei da sua matéria…ótimas dicas!
    Sou novata no WordPress e estou procurando um plugin de galeria de imagens que tenha a opção para filtrar por tipo de imagem… por exemplo…. produtos do ano 2012, produtos do ano 2011, mas que fosse como galeria de imagens mesmo e não como imagens do post….. vc sabe de algum que tenha essa função???
    Abç!

    1. Oi, Carolina!

      Desconhecemos plugins que sejam exatamente como você deseja, você teria que criar uma visualização diferenciada filtrando por categoria. Sugerimos que você procure um programador de sua confiança, pois mesmo que você consiga encontrar um plugin do jeitinho que deseja, ainda assim precisaria de ajustes no código. É sempre mais seguro contar com um programador para estas coisas. =)

  4. Gabriele comentou:

    Boa tarde, gostaria de saber se posso copiar as fotos do Pinterest e postar na página da minha empresa no Facebook? Obrigada.

    1. Gabriele, você deve localizar a publicação original, feita pelo autor da imagem, para conferir a licença de uso. Sugiro a leitura dos nossos artigos sobre Direitos Autorais para entender melhor. :)

  5. Prezados, boa noite
    Sabe se posso usar fotos do Pinterest no meu site?
    Como faço para ver a licença de direitos de imagem das fotos do Pinterest?
    Obrigada!
    ótimo site de vocês, parabéns, super útil.

  6. Olá, sou nova no wordpress e tenho muitas dúvidas.
    Gostaria de saber como faço para linkar uma foto do Pinterest no meu blog.

    Obrigada!

    1. Marcela, primeiro você precisa conferir a licença de uso da imagem para ver se pode utilizá-la, evitando assim processos por Direitos Autorais. Se seu uso estiver dentro das condições impostas, baixe a imagem para o seu computador e faça upload dela normalmente na hora de criar seus posts. :)

Fechado para novos comentários.