Plugins para WordPress que usamos e recomendamos

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Que o uso excessivo de plugins prejudica o carregamento dos seu blog/site você já sabe,   já conversamos sobre isso várias vezes aqui no Metablog. O que muitas vezes não sabemos é escolher, então, quais os plugins mais importantes, aqueles que realmente não podemos ficar sem. Para isso fui perguntar pra quem entende de código: a galera que faz os layouts no xCake. Vamos ver quais são os plugins que são utilizados em todos os temas feitos por nós?

Platinum SEO Pack

Este plugin faz milagres na otimização do seu site para os mecanismos de busca. Com ele você pode editar título e descrição da sua página incial e também as tags do seu site – e isso interfere diretamente em como seu blog aparece no resultado das buscas, portanto você pode configurar da forma que lhe trará melhores resultados. O plugin oferece muito mais, você pode ver tudo e também baixá-lo direto do diretório de plugins do WordPress. No wptotal tem tutorial ensinando a configurar as principais funções.

Google XML Sitemaps

Programadores que me desculpem, mas vou continuar usando explicações simples para que possam ser compreendidas por quem não entende nada de programação. Sitemap é um arquivo que ajuda a catalogar todas as páginas do site de modo mais inteligente, alcançando portanto melhor indexação nos sites de busca. XML é o formato deste arquivo – e é suportado pelos principais buscadores. Você pode fazer o download do plugin no diretório do WorPress e tem tutorial no [ Ferramentas Blog ] sobre como instalar e configurar.

WP-Pagenavi

Existe blogueiro que não queira leitores fiéis? Eu não conheço. Só que para fidelizar não basta ter um site bonito, é preciso investir também – e muito! – no conteúdo e na usabilidade. Uma boa paginação é importante para a usabilidade e é nisso que o plugin WP-Pagenavi oferece. A instalação dele requer abrir o arquivo index do seu tema e trabalhar códigos, mas se seu tema foi feito pelo xCake, não se preocupe: esse plugin já está instalado pra você, assim como todos os outros plugins citados neste post. =)

WP Super Cache

Otimizar o carregamento das páginas é importante e é para isso que o WP Super Cache serve. Sabe quando um site recebe tantos acessos que ele acaba “caindo”, ficando indisponível? O Super Cache possibilita que seu blog receba mais acessos simultâneos, portanto fica mais dificil seu blog “cair”. Se seu site ainda não tem esse plugin, além da instalação (via dashboard ou FTP, como você preferir) também é necessário contactar o suporte do seu servidor.

WpTouch

É esse plugin que torna seu blog otimizado para iPhones, Blackberry e smartphones Android. Precisa mais que isso para mostrar o quanto ele é importante? Também tem versão em português. =D

Image Widget

Sabe quando, na sidebar, você clica em uma imagem e não em texto para abrir um novo link? É como quando há um ícone de feed e a imagem leva ao link do feed, ou quando há o ícone do Twitter e a imagem leva ao perfil do blogueiro no Twitter. O uso mais corriqueiro do Image Widget é para as redes sociais, mas ele também pode ser usado de outras maneiras, como por exemplo para linkar os parceiros, caso do site da Love And Dreams (o site e também o logotipo foram feitos pelo xCake). Então, se você precisa inserir várias imagens na sidebar do seu site e não está a fim de quebrar a cabeça com códigos html para fazer isso da maneira tradicional, já sabe: o Image Widegt é a maneira mais prática de fazer isso.

LinkWithin

Se você acompanha o Metablog, já conhece o LinkWithin: ele coloca, ao final dos posts, uma relação de até cinco posts relacionados. Já escrevi sobre ele aqui no blog: posts relacionados ajudam a manter o leitor no seu blog e a fidelizar visitantes. E vale lembrar: o melhor lugar para ele é nas páginas dos posts e não na página inicial. ;)

Estes são os plugins que instalamos em todos os sites e blogs feitos pelo xCake, mas é claro que podemos colocar outros plugins de acordo com as necessidades de quem nos procura. Agora é sua vez: que plugins você considera essenciais? Quais seus plugins preferidos?