Preciso mesmo atualizar o WordPress?

Categoria(s) do post: WordPress

Sim, sim, sim. Mil vezes sim. A menos que você não se importe com a estabilidade e segurança do seu blog/site…

Não precisamos ser ninjas em programação para entender que, se uma atualização é lançada, é porque ela acrescenta algo ao sistema já existente, tem ferramentas melhores. É assim com o sistema operacional de nossos computadores e celulares, por quê não seria com a plataforma de nossos blogs? Foi assim com a versão 3.2 do WordPress, por exemplo: além de melhor performance e velocidade com relação à versão anterior, as melhorias no visual do dashboard foram excelentes (é uma delícia escrever em full screen!).

Há, ainda, questões de segurança: a versão 2.9.2 do WP resolvia, por exemplo, o risco que versões mais antigas tinham de serem infectadas por trojans. Mas mesmo que o problema não seja a segurança, pra quê deixar seu blog com erros se as atualizações corrigem os problemas? Não é que o WordPress seja uma plataforma insegura. É que, sendo open source, o tempo todo há milhares de desenvolvedores e programadores investindo em melhorias na plataforma. Com tanta gente investindo tempo e conhecimento no WorPress, é claro que sempre surgirão melhorias.

As novas versões do WordPress podem não ser compatíveis com Plugins ou Temas (sejam eles grátis, pagos ou personalizados.) Por isso embora as chances de quebra do Blog sejam pequenas, elas existem. Ao atualizar o WordPress ou Plugins você corre este risco. É por isso que nós do xCake oferecemos o Plano de Manutenção aos nossos clientes: nós mesmos atualizamos o WordPress e os Plugins semanalmente, checamos se aconteceu alguma incompatibilidade, e resolvemos qualquer problema. Por isso, se você não quiser se preocupar com isso, entre em contato conosco e contrate!

Ok, entendi. Como faço para atualizar o WordPress?

Em primeiro lugar, faça backup. Ainda que você tenha programado backups semanais automaticamente, faça um novo backup antes de atualizar seu blog. No dashboard, vá em Ferramentas > Backup. Você pode escolher entre salvar no servidor, baixar no computador ou enviar por e-mail (por exemplo, meu backup automático semanal é enviado por e-mail, quando vou atualizar o WP escolho baixar para o meu computador). Se você ainda não tinha programado backup automático, aproveite e agende agora: é nesta mesma tela, no final da página. Depois de fazer o backup é só clicar no link que aparece em destaque na parte superior do seu dashboard.

Pronto, agora é só aguardar o final da atualização. =)

Também é possível atualizar manualmente, via FTP, mas não é recomendável se você não tem intimidade com isso – e fazer pelo dashboard é muito mais fácil!

Para atualizar Plugins acesse o menu Painel > Atualizações.

Quer aprender mais sobre WordPress?

Há blogs e fóruns especializados em WP, é importante acompanha-los para saber mais sobre a plataforma e suas tantas possibilidades. Não sabe como acompanhar os blogs e sites? Dá uma olhada no primeiro dos nossos posts sobre o Google Reader para saber como assinar o feed dos sites abaixo. ;)