Qual a diferença entre blog e site?

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

Falamos em blogs e sites o tempo todo. Às vezes até mesmo usamos as palavras como sinônimos para evitar a repetição de palavras no texto. Porém, blog e site são coisas distintas. Vamos aprender a diferença?

Blog x Site

Nos próximos itens as diferenças vão ficar mais claras, mas basicamente a diferença é na forma como o conteúdo é apresentado: um blog tem atualização constante, o conteúdo da página inicial está sempre mudando, enquanto em um site o conteúdo permanece estático, ou seja, fixo.

O que um blog precisa ter?

Primeiramente o que mais diferencia um blog de um site: atualização constante. Ao acessar um blog, a página incial tem os posts, sendo que novos artigos devem ser publicados com frequência. Se o blog é pessoal, o conteúdo deve ser do nicho que você escolheu para o blog. Se for um blog corporativo os posts devem ser relacionados ao segmento da empresa, como divulgação de novos produtos/serviços, identidade da marca, assuntos de interesse do público-alvo, etc.

Exemplo: nosso Metablog, que é o blog corporativo da empresa xCake. A empresa faz layouts para blogs e sites, portanto o conteúdo do nosso blog diz respeito ao universo dos blogs e sites em geral: dicas para produção de conteúdo, promoção do site ou blog, questões de Direitos Autorais, ferramentas úteis, etc.

O que um site precisa ter?

Um site tem principalmente conteúdo estático, ou seja, fixo (não “sai do lugar” conforme novos conteúdos são inseridos). Deve divulgar os produtos e/ou serviços da empresa ou do profissional autônomo, além de passar as informações necessárias que irão atrair os visitantes para se tornarem clientes, meios de contato e oferecer resposta para as dúvidas mais comuns (por meio de um FAQ, por exemplo).

Exemplo: site do xCake. Observe o conteúdo: o site apresenta quem somos, explica didaticamente quais são os serviços que prestamos, tem nosso portfólio e formulário de contato. Note que, além do formulário para solicitar orçamento, há também outras formas de contato conosco: link para nossa fanpage, perfil no Twitter e inclusive e-mail específico para quem deseja trabalhar conosco.

Importante: se a empresa ou profissional autônomo também tem um blog corporativo além do site, então o site deve ter o link para o blog.

Qual a função de um site? E de um blog?

A função principal de um site é divulgar a marca e informar sobre ela, seja a marca pessoal ou empresarial. Quando seu target procurar você ou sua empresa na web, ele deve encontrar seu site e, nele, informações a respeito dos seus produtos e/ou serviços.

em um blog a função principal é o relacionamento com o público-alvo. Pense na “velha mídia” (televisão, revistas, etc): não há interação, o máximo que o público pode fazer é mudar o canal ou virar a página, não há meios para efetivamente conversar com a marca. Um blog não: ele permite o diálogo, estreita laços, cria proximidade. Mesmo em um site com link para contato a interação é mais limitada do que em um blog.

Blog ou site, qual o mais indicado?

Depende. Você tem recursos, incluindo tempo, para manter o blog atualizado? Pode contratar um redator profissional ou gerente de conteúdo para administrar o blog? Ou pelo menos contratar uma consultoria especializada para que você aprenda e faça isso sozinho de maneira profissional como sua marca merece?

Se você não pode, seja lá qual for seu motivo, então invista em um belo site, contrate um designer especializado em layouts web e um programador de confiança, e tenha o site mais profissional que você puder. Um especialista em SEO também é recomendado. De modo geral, todas as empresas e profissionais autônomos deveriam ter um site. Mas, se você tem recursos para manter um blog…

O que um blog pode fazer pelo seu site e sua marca?

Se você está inserido no mundo blogueiro e procura sempre aprender e investir no seu site e/ou blog, já deve ter entendido que pode ser mais fácil ter bons resultados em SEO com um blog do que com um site. O SEO depende muito de links externos e internos e de atualização constante, e é muito mais fácil trabalhar isso em um blog do que em um site. Ou seja, o blog pode gerar tráfego para o site, tornar a sua marca mais visível.

Além disso, como já mencionado, blogs são espaços de relacionamento. E, atualmente, mais do que nunca as pessoas buscam experiências, não apenas produtos ou serviços. Não compramos uma calça jeans apenas para nos protegermos do frio, mas escolhemos esta ou aquela marca pela maneira como nos sentimos usando essa ou aquela marca; compramos pela experiência de uso do produto.

E experiência está diretamente ligado à relacionamento: como você se sente ao tentar dialogar com seu fornecedor de serviços e não consegue? Arrisco dizer que todos nós já passamos pela experiência de mandar uma mensagem para nosso provedor de internet ou telefonia celular e não ter obtido resposta – é horrível, ficamos indignados, para dizer o mínimo.

Com um blog isso muda: só o fato de você ter esse espaço sendo atualizado com frequência já cria mais proximidade com seu público-alvo, deixando seus clientes muito mais seguros quando/se precisarem fazer uma reclamação, pois eles sabem que você vai ler a mensagem deles deixada no blog.

Ter um blog, portanto, significa que você estará mais visível aos mecanismos de busca e também melhora sua imagem perante seu público-alvo.

Ainda estou em dúvida, blog ou site?

Se você deseja publicar conteúdos que você domina como uma “pessoa comum”, então a escolha mais acertada é um blog. Exemplos: blogs de receitas/gastronomia, dicas de design, dicas sobre blogs, curiosidades sobre algum assunto que você domine, etc.

Se você deseja criar ou manter a identidade da sua marca, seja ela como profissional autônomo, seja da sua empresa, então você precisa de um site. E, como já vimos, de preferência um site que também tenha blog. Neste caso, o conteúdo da página principal será o do site, enquanto o blog será acessado por meio de link na página inicial (exemplo: nosso site, que tem um botão em destaque convidando para acessar nosso metablog).

Dúvidas? Os comentários, como sempre, estão abertos. :)

5 comentários

  1. Vanessa comentou:

    Adorei o post. Parabéns! Estou estudando sobre SEO e li a importância do Blog. Tks

    1. Olá, Vanessa.
      Obrigada! Espero que continue com a gente. :)

  2. Oi
    Vanessa !!

    Muito boa sua conotação, entre diferença Site x Blog, montei primeiro blog confesso e pesado o dia a dia para manutenção do mesmo.
    Gostei demais sua explanação Parabéns.

    Francisco

    1. Olá, Francisco.

      Não entendi muito bem, você quis dizer que a manutenção de um blog é pesada? Mas é justamente a atualização constante de conteúdo que coloca um blog em melhores condições de SEO que um site. ;)

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