Qual a diferença entre designers e ilustradores?

Categoria(s) do post: Design & Programação

Quando você pensa na imagem da sua marca, o que você quer para ela? E do que ela realmente precisa? Hoje vamos ver a diferença entre designer e ilustrador e, também, refletir sobre uma outra diferença: o que você quer versus o que você precisa. Você vê layouts com desenhos lindos, especialmente no cabeçalho, e fica sonhando com um tema assim para seu site ou blog. Mas será que isso é trabalho de um webdesigner? E um ilustrador, está apto a fazer projetos de design? ‘Bora reunir informações para decidir o caminho que devemos seguir?

Ilustrações e ilustradores

A ilustração está mais para a arte do que para projetos. A imagem desse post é um ótimo exemplo: é linda, mas atende às necessidades práticas e de comunicação de um layout? Talvez sim, depende do projeto. Uma coisa é certa: primeiro precisa haver o projeto ou pelo menos um briefing, do contrário um desenho, por mais lindo e bem elaborado que seja, não vai atender às necessidades da marca.

Sei que o que acabei de escrever pode parecer vago, mas vamos ver o que é design e tudo ficará mais claro.

Design e designers

Design é projeto, um trabalho feito para atender às necessidades de comunicação da marca. Se você já preencheu ou respondeu perguntas para algum briefing, deve lembrar de ter respondido perguntas sobre atributos que a marca deve expressar (inovação, agilidade, profissionalismo, etc), se deseja uma marca mais feminina ou masculina, lúdica ou sóbria, etc. É com base nas necessidades e objetivos da marca que um projeto de design é elaborado e executado.

Claro que bons webdesigners não vão projetar coisas que não agradem aos olhos, que sejam “feias”, mas o objetivo deles não é enfeitar e sim atender necessidades da marca. Note que o tempo todo estou falando em necessidades da marca, não da sua vontade pessoal. Nem sempre nossos gostos pessoais estão alinhados com as necessidades da nossa marca – e, obviamente, o projeto deve atender a marca. De que adianta um projeto lindo aos nossos olhos, mas que ao invés de atrair acaba afastando clientes? Veja o que diz a Claudia Regina, fotógrafa e designer de mão cheia, no artigo Quero contratar um designer!.

Na hora de criar um logotipo, por exemplo, há muitas coisas para se levar em conta, coisas que muitas vezes passam bem longe do nosso gosto pessoal. Vamos supor que você goste de imagens cheias de detalhes: como seu logotipo vai ficar quando em formatos reduzidos? Em logotipos, além de usar cores e formas que atendam às necessidades da marca, ele também deve ficar bem em formatos reduzidos, legível, e em preto e branco. Sim, preto e branco: você pode imprimir sua marca apenas colorida, mas não tem como impedir seu cliente de imprimir em preto e branco lá na impressora dele. Tudo isso é pensado pelo designer na hora de criar o material que você precisa.

E embora muitas vezes aqui no Metablog eu use designer e webdesigner como sinônimos, na verdade não são. Um designer pode ser incrível para layouts de mídias offlines (revistas, jornais, outdoors, etc), mas não conhecer o suficiente do universo blogueiro para projetar um blog ou site. Acredite, conheço casos assim. A pessoa pode criar excelentes anúncios e capas de revista, mas não tem ideia das reais necessidades de um blog, não conhece quais elementos são essenciais. A boa notícia é que o xCake tem designers para criar identidades visuais e também webdesigners para projetar layouts de blogs e sites. :D

Devo contratar um designer ou um ilustrador?

Sendo bem franca, depende do quanto você pode investir. O que você realmente precisa é de um designer, para que seu projeto realmente alcance os objetivos de comunicação da marca, mas se você não abre mão de ilustrações personalizadas, pode também contratar um ilustrador. Se essa for sua escolha, o ideal é que ilustrador e designer trabalhem juntos, de modo que as ilustrações atendam às necessidades do projeto – e quem vai definir o projeto é o webdesigner.

Designers podem fazer ilustrações? Alguns fazem, mas não obrigatoriamente, pois ilustrações não são pré-requisitos ao trabalho de designers e webdesigners. Um ilustrador pode fazer projetos de design? Sim, se além de ilustrador ele também for designer – novamente não é obrigatório e nem pré-requisito. Um designer pode fazer ilustrações simples, como por exemplo de ícones para redes sociais, mas se você deseja um cabeçalho ou rodapé com desenhos mais elaborados, deve contratar também um ilustrador.

Querer versus precisar

A essa altura você já deve ter entendido a diferença entre querer e precisar: nem tudo que você quer é o que realmente precisa. É assim com tudo na vida, não é com a imagem da sua marca que seria diferente. Talvez você queira uma televisão de 50′, mas é apenas um desejo, você não tem real necessidade dela (a menos que você tenha um bar onde as pessoas gostam de ir para acompanhar jogos de futebol). Amarelo pode ser sua cor preferida, mas talvez seja a pior escolha para a cor do seu logotipo. Eu gosto de formas arredondadas, mas não sei se serão essas as linhas que o xCake considerará mais adequadas para a minha identidade visual.

Seja bastante honesto com você mesmo sobre as necessidades da sua marca e deixe-as bem claras ao designer que irá cuidar do seu projeto, pois só assim o trabalho atenderá de fato os objetivos da sua marca. Quanto melhor você separar o que você quer do que aquilo você realmente precisa, melhor para o seu projeto.

Agora quero saber sua opinião e sua experiência. Se contratou um ilustrador para fazer seu layout, deu certo? Se contratou um designer, o resultado final resolveu as necessidades de comunicação da sua marca?

2 comentários

  1. Gostei muito desse artigo. Valeu!

Fechado para novos comentários.