Qual a diferença entre posts e páginas?

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

Isso parece simples para você? Pois saiba que muita gente tem dúvidas, então vem comigo. =)

Posts

São publicados com periodicidade e, salvo raras exceções, aparecem na página inicial do blog. Eles aparecem em ordem cronológica inversa, ou seja, o mais recente fica no começo (a primeira publicação é que aparece) e os outros ficam depois (embaixo do mais recente ou nos arquivos). Posts têm data, categoria, link para comentários e, geralmente, também têm tags. Pela dinâmica da periodicidade de publicação, ou seja, têm linha do tempo, posts aparecem nos feeds/RSS.

Exemplos:

Páginas

Ao contrário dos posts, as páginas são estáticas, ou seja, não vão lá para o final ou para o arquivo conforme novos textos são publicados. O que importa não é a data de publicação e sim o conteúdo da página, que geralmente trata de informações sobre o próprio blog e autores: sobre, autores, arquivos, licença de uso, contato, etc. Os links para as páginas estão sempre em destaque, seja “no topo” do blog ou encabeçando alguma coluna lateral, pois contém informações que devem estar sempre facilmente acessíveis aos leitores. Como são publicadas e permanecem no mesmo lugar independente da data de publicação, ou seja, não têm linha do tempo, páginas não aparecem nos feeds.

Usarei como exemplo as páginas dos mesmos blogs que usei no exemplo dos posts, assim é bem fácil para você comparar:

  • Página de Arquivos, aqui no MetaBlog: não importa a data em que esta página foi criada, importa que seu conteúdo esteja sempre atualizado, ou seja, que ali estejam todos os links para todos os posts já publicados aqui no MetaBlog. Esta página estará sempre ali, fixa/estática.
  • Página Contato no MetaBlog: o que interessa nesta página é que o plugin de contato esteja funcionando e que o e-mail designado para receber as mensagens seja um endereço válido e acessado diariamente. Assim como a página de Arquivos, a página de Contato também é estática. Ela só receberá atualizações se o endereço de e-mail receptor mudar ou se mudarmos o plugin que gera o formulário de contato.
  • Página Quem escreve?, no Vivendocidade: lá estão a história do blog e uma breve apresentação dos autores. Essas informações precisam estar em local fixo e sempre acessível para que seu conteúdo seja acessado rapidamente por qualquer pessoa que deseje saber, por exemplo, sobre os autores do blog. Se este conteúdo estivesse em um post, por exemplo, já teria se perdido nos arquivos, portanto não mais ao alcance rápido do mouse.
  • Página Pra você, n’O Melhor do Marketing: conta o nascimento do blog, seu autor e apresenta o nicho do blog. Assim como as páginas anteriores que usei como exemplo, esta também precisa ser fixa, ou seja, estar sempre bem visível independente da data de publicação. O link para ela (e demais páginas do blog) está bem no topo, à direita.

Dúvidas sanadas? Se algo ainda não ficou claro para você é só perguntar nos comentários. =)

18 comentários

  1. obrigada mais uma vez: cometi alguns erros absurdos, nas paginas fixas, coloquei-as como postagens,ou seja: a pagina è fixa porem não è como se faz corretamente, algumas paginas estão corretas, quero eliminar aquelas que são fixas porem aparecem como posts,por falta de conhecimento è que as fiz assim, agora sei que estão erradas, as únicas que vou deixar, são as de contato,sobre mim etec : a pergunta è, se eu eliminar estas paginas, elas me trarão algum tipo de problema? ou posso eliminar-las tranquilamente? uma vez que elas já possuem URL..?
    assim quero aproveitar e copiar e colar como novas postagens. no menu tem a URL mas nos artigos ou seja posts , não tem URL, assim vejo que copiando e colando e colocando um titulo um link sera criado automaticamente e aí sim, serão postagens e terei eliminado esta paginas criadas erroneamente. bjs! por favor entre no blog e faça algum comentário para me dar aquela força,parece que o meu blog è invisível, ninguém visita!!!!!!11

    1. Selma, vamos por partes.

      1) Você pode deletar, sim. Às vezes isso confunde um pouco os mecanismos de busca, mas é só continuar atualizando seu blog que isso se resolve rapidinho. Conteúdos como sobre, contato, etc sempre devem ficar estáticos, ou seja, como páginas.

      2) Post têm permalink, sim. Geralmente é só você clicar no título do post que o permalink aparece, se você clicar irá acessar a página do post e não do blog todo.

      3) Seu blog está fechado, só quem tem conta no Google e está logado nela consegue acessar. Você precisa conferir as configurações para arrumar isso.

      Espero ter ajudado. =)

  2. Olá me diz uma coisa. eu troquei o endereço do meu blog, como fazer para ele voltar ser acessado como antens com este novo endereço, eu vejo que em site e alguns blogs quando entramos tem muitas postagens mais ela não está na queles pedaço em pedaço no meio do blog, fica la em um canto, eu as vezes não quero escrever post. porque meu blog está muito cheio só tem post acho feio cheio de letras fica aquela escada um assunto outro assunto não queria isso quero que fica igual página tudo em peguenas letras e as pessoas escolher o assunto e ver o que interessa sabe o que eu quero dizes? se conseguiu me entede me ajude como fazer para que não fique comprido de postagem em meu blog…. vai está ajudando uma que não entende nada rsrs sucesso. obrigada.

    1. Olá, Lenylai.

      Se entendi bem, você quer diminuir o número de publicações na página inicial, é isso? Você precisa entrar nas configurações e procurar onde está a opção para definir o número de posts da página inicial. Infelizmente não podemos lhe indicar o caminho exato porque aqui tratamos apenas do WordPress.org (seu blog está no Blogspot). Boa sorte! :)

  3. Olá Lis você viu esse meu blog? eu quero todos os post e mais os que vou fazer entendeu? só não quero aquilo no meio do meu blog, quero quando as pessoas entra não ter que fica indo com aquilo comprido até ver um poste que venha gosta , porque claro que eu quero todos nas pesquisas, quando alguém encontrar algo que goste nas pesquisa de meu blog entrar para ver, como eu não gosto de entrar em site e blog cheio de postagem indo até sei la onde, não quero assim quero que seja algo como quer tipo assim, veja como deixar seus cabelo bonito. entrar la mais isso ficar bem pequeno nada de ficar aquilo bem no meio de meu blog, e muito grande, tentei deixar menor mas mesmo assim e chato não acho bonito, sei la se é problema do blogspot ou sou eu que não sei arruma meu blog, obrigada estava ver seu blog, não encontrei postagem nele? ou eu também não acertei entrar rsrs, acheio bonito o templante, tenho um outro blog de beleza não quero ele assim cheio de post tira a beleza do blog, bem na parte de baixo bo meu blog de beleza tem as postagens, e assim que eu quero que ficar.mas não sei porque aparace na parte de cima do blog também. obrigada beijo.

    1. Lenylai, você quer tirar os posts da página inicial e deixar uma página com conteúdo estático no lugar? Novamente é nas configurações que você deve procurar as opções, mas como não usamos o Blogspot não sei lhe dizer se isso é possível. Você tem também a opção de contratar um programador para fazer isso pra você. :)

  4. Menina, se não acho seu site, eu estava perdida, quanto às páginas ou posts!!
    Aff!! Nem acredito que tava colocando o que é pra ser post, como páginas estáticas!! Estou construindo o blog agora, e fui primeiro tratar da aparência, aprendi muito de html e no final estava ”escondendo” meus posts!
    Parabéns pela seu site! Obrigada pelas explicações!
    Vou estar recomendando seu site em meu blog assim que estiver pronto!

  5. Olá Lis,

    Estou usando o Divi Theme, ou melhor, tentando usar. Me parece que esse tema da ElegantThemes não trabalha com *posts e sim somente com constrção de *páginas, você conhece esse tema para poder me ajudar? já busquei vários tutoriais e não encontrei nenhum que me tirasse essa duvida.
    Aguardo seu retorno.
    Abraços
    Rose

  6. Olá lis !
    Queria saber como cadrastar meu blog em um site de busca pois ja tentei varias vezes e até hoje não deu em nada . Obtigado.

    1. Você já colocou o sitemap, João? E seu site não abriu aqui para mim, deu página de erro, ele não está publicado?

  7. Rodrigo comentou:

    Bom dia Lis tudo bem primeiramente gostaria de te parabenizar pelos seus post que são muito bons.
    Bem eu gostaria de saber , o que são categorias dentro de um blog e sua importancia, também quero saber se há como criar uma publicação em uma pagina e na pagina home fazer um post com link para esta publicação. e outra você disse que os posts salvo raras exceções, aparecem na página inicial do blog, mas em que paginas eles aparecem?
    tava vendo um video no youtube não me recordo direito mas o autor do video disse que as postagens vão para a pagina inicial.
    Grato pela atenção

  8. Para nível de SEO quem tem mais poder em um wp paginas ou post

    1. Ricardo, maior poder de SEO tem o conteúdo que recebe mais links e que é mais acessado. Pode ser uma página ou um post, o que importa é o linkbuilding e o número de acessos (e linkbuilding não se consegue do dia para a noite, é um trabalho árduo).

Fechado para novos comentários.