Seis dicas para escolher o nome do seu blog ou site

Categoria(s) do post: Planejando seu blog

Quem nunca quebrou a cabeça na hora de escolher o nome para um site ou blog que atire o primeiro lápis! Vem comigo que hoje vamos dar seis dicas para essa escolha. :)

1. Nome para portfolio

Se o site ou blog é seu portfolio, ou seja, sua “pasta” de trabalhos, o mais indicado é que você use seu nome como título e também domínio do site/blog. Isso porque a marca que você quer divulgar é sua própria marca profissional, então é seu nome que deve ser destacado, memorizado e reconhecido pelas pessoas.

2. Sites e blogs de nicho ou variedades

Primeiramente vamos relembrar a diferença entre blogs e sites de nicho e de variedades. Relembrou? Então vamos lá: o nome deve traduzir o conceito do blog, deve expressar do que ele trata.

Se o nome tiver palavras-chave sobre seu conteúdo, melhor ainda para o SEO. Um exemplo que considero perfeito é o Dicas de Fotografia: o nome retrata claramente o conteúdo do site, usa as palavras-chaves para fins de SEO e ainda é a frase exata que as pessoas mais usam para pesquisar esse assunto. Afinal, o que você digita na busca quando quer dicas para fotografar melhor? Justamente “dicas de fotografia”!

3. Fácil de memorizar, falar e escrever

Imagine-se dizendo para alguém o nome do seu blog: é fácil para o outro entender o que você está falando? Para escrever o que você está dizendo ao telefone? Para digitar na caixa de busca ou na barra de endereços do navegador?

Tenha em mente que você precisa facilitar a vida do seu público-alvo, não dificultar para que ele encontre seu blog ou site. É preferencial, inclusive, que você use um título em português. Preste atenção na pronúncia para fugir da cacofonia e muito cuidado com trocadilhos.

4. Originalidade

Essa dica é até óbvia: ao criar um blog você deve, entre outras coisas, pesquisar outros blogs que tratem do mesmo assunto que você e, é claro, seu título não pode ser igual ao deles. Ok, nem sempre é fácil encontrar um título que reflita o conteúdo do blog e ao mesmo tempo seja original, mas processo criativo é assim mesmo: 99% transpiração e 1% inspiração, tem que escrever muito e pensar em muitas possibilidades até encontrar o título ideal. Além disso, você não quer que seus leitores confundam seu blog ou site com o das outras pessoas que tratam do mesmo assunto que você, certo? É preciso se destacar na multidão.

5. Domínio

A melhor opção é que o título e o domínio sejam iguais, pois facilita a memorização e contribui inclusive para a identidade da sua marca. Sim! Isso também faz parte da identidade da marca, não é só a identidade visual que conta.

6. Teste o nome e o domínio

Jogue no Google o título que você pensou e veja o que aparece, é importante conferir se o nome considerado não está associado a algo negativo – se estiver, pense em outras alternativas.

Para testar se o domínio está em uso é bem fácil: digite o domínio na barra de endereços e veja se abre algum blog ou site. Mas não é só o domínio e o nome que você deve testar: se você pretende ter perfil no Twitter e outras redes com o nome do blog, deve testar o nome em outras redes também. Mas calma, esse teste não precisa ser estressante e nem tomar muito tempo: o namechecker testa para você vários domínios e usernames de uma vez só, bem rapidinho. :)

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