Sete dicas para gerar tráfego em posts antigos

Categoria(s) do post: Promovendo seu blog

Você tem posts antigos muito bacanas, mas que já estão esquecidos nos arquivos. Quem nunca? E mesmo que seu blog ainda não esteja na casa das dezenas de centenas de artigos também é importante promover conteúdo já publicado. E #comofaz? Vem cá que hoje temos sete dicas para ajudar você a gerar tráfego em posts antigos. :)

1. Revise textos antigos e melhore o SEO

Quando você passa um tempo razoável sobre um texto é normal que sua leitura fique viciada. Você quase decora o que está escrevendo e, na hora de reler, acaba não percebendo erros, especialmente de concordância verbal e pontuação. Então revise, corrija o que for necessário e, claro, melhore o SEO sempre que possível. Você pode, por exemplo, melhorar o link building linkando textos que publicou posteriormente ao texto que está revisando, por quê não? Se agora o texto complementar está publicado e se ele encaixa bem no seu post antigo, faça o link.

2. Atualize as imagens

Você já sabe que identidade visual não é só logotipo e layout e que a formatação dos posts está a serviço do layout, certo? Então você sabe que, se alterar algo na identidade visual do seu blog ou site, precisará rever imagens de posts antigos para atualizá-las de acordo com a nova identidade. E ainda que permaneça com a mesma identidade quando atualizar o layout, precisará deixar todas as imagens ajustadas para o novo formato da coluna de posts – veja aqui como fazer para publicar imagens que se ajustem automaticamente ao novo tamanho padrão nas mudanças de layout. E mesmo que não precise alterar imagens em função de identidade visual e tamanhos/formatos, sempre tem algum post que a gente não conseguiu achar a imagem ideal e acabou usando outra, né? Então faça uma avaliação do material visual utilizado e atualize tudo que julgar necessário.

3. Crie posts complementares

Identifique quais assuntos você já escreveu e podem ser aprofundados para criar novos textos que complementem os anteriores. E aí, claro, faça link building, levando assim os leitores do artigo atual para os artigos anteriores que você linkar. Essa dica ajuda a melhorar a qualidade do conteúdo que você oferece e também o SEO. Com o tempo você acaba memorizando vários posts, mal pensa no novo artigo e já lembra quais anteriores podem ser linkados. Além disso, quando procura no blog os artigos que irá linkar, já pode aproveitar para relê-los e separá-los para serem revisados como sugerido lá na primeira dica. ;)

4. Use plugins de posts relacionados

Posts relacionados são importantes para divulgar posts antigos, manter o leitor mais tempo no seu blog e fidelizar leitores. Lá em 2011 já falávamos sobre isso aqui no Metablog, ou seja, posts relacionados continuam sendo fortes aliados na nossa vida blogueira. Naquele post sugerimos o plugin LinkWithin – e continuamos usando, é excelente! :)

5. Divulgue posts antigos em redes sociais

Para divulgar no Twitter você pode contar com o plugin Tweetily, que já indicamos anteriormente. Ou, tanto para o Twitter quanto para outras redes, você pode agendar manualmente – dá mais trabalho, mas fazendo manualmente você tem como colocar uma frase que chame mais atenção dos leitores do que se programar via Tweetily com apenas o título do post e o link. Para agendar manualmente gosto muito do HootSuite, que publica em várias redes mesmo na versão gratuita e ainda oferece algumas estatísticas.

6. Recomende posts antigos no final dos artigos

O LinkWithin, recomendado há pouco, apresenta automaticamente artigos ao final do post, mas você também pode oferecer sugestões manualmente, ao final do artigo dentro do corpo de texto mesmo. Deste modo as recomendações ficam mais pessoais e você pode explicar o que há naqueles artigos, de modo que gere mais probabilidade de acessos do que indicações geradas automaticamente via plugin.

7. Use widget de posts mais populares

Suponho que você conheça bem todas as funcionalidades do WordPress e, portanto, já conheça o widget que permite adicionar na sidebar uma lista dos posts mais populares (dentro do dashboard, vá em Aparência, depois Widgets e procure por Principais Posts & Páginas). Faça uso desse widget ou, então, crie chamadas personalizadas para posts ou categorias que deseje destacar (pode usar as simples listas de links ou mesmo o widget de texto).

As dicas são simples, fáceis de colocar em prática e eficientes, espero que você tenha gostado. E, claro, vou adorar se você compartilhar as suas sugestões e resultados obtidos com as alternativas que você já usa. :)

1 comentário

  1. Excelentes dicas principalemte sobre os Plugins que nem todo mundo sabe da importâncias deles.

Fechado para novos comentários.