Três plugins para turbinar seu site em WordPress

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Espero que você tenha aproveitado bem as festas de final de ano pra festejar com a família e os amigos, e também recarregar as baterias. Ao contrário do que dizem por aí que o ano só começa depois do carnaval, nós aqui já estamos a todo vapor! Vamos aproveitar as baterias recarregadas pra turbinar seu blog com três plugins super úteis? =)

Antes de começar, o lembrete de sempre: faça backup antes de efetuar qualquer alteração. ;)

Jetpack

Sabe as funcionalidades mais populares do WordPress.com? Com o Jetpack elas também estarão disponíveis no seu site hospedado no WordPress.org: estatísticas, corretor ortográfico, shortcodes, widget para o Twitter, Gravatar Hovercards, encurtamento de links com o WP.me, etc.

A instalação é simples, o procedimento é padrão: no dashboard, vá em Plugins, depois Adicionar Novo e pesquise o plugin pelo nome – neste caso, busque por Jetpack by WordPress.com. Instale, ative e pronto, agora é só navegar pelo plugin para configurar tudo da maneira que você desejar. Navegue nele com calma, são várias funcionalidades interessantíssimas, você vai adorar!

WP Optimize

O WP Optimize serve para otimizar seu banco de dados – em palavras simples, ele vai melhorar a velocidade de carregamento do seu dashboard, ou seja, vai facilitar seu trabalho. Instale normalmente: dashboard > Plugins > Adicionar novo.

Pra usar é fácil: no dashboard, acesse o plugin (ele irá aparecer no final da coluna da esquerda) e marque as opções remover todas as revisões de post, limpar comentários de spam e otimizar tabelas do banco de dados; depois clique em Process. A Brasilserv, hospedagem que usamos e recomendadmos, indica que você repita esse processo pelo menos uma vez a cada três meses.

WordPress Download Monitor

Se você oferece downloads no seu blog (como arquivos em pdf, por exemplo), vai adorar o WordPress Download Monitor! Além de monitorar todos os downloads (ou seja, você saberá quais arquivos são mais procurados), com ele é possível até mesmo determinar quais arquivos estarão disponíveis apenas para membros registrados, entre várias outras opções. Instale normalmente: dashboard > Plugins > Adicionar novo.

E então, vamos colocar a mão na massa e iniciar o ano antes do carnaval? =D

2 comentários

  1. Lis,
    Não sei se este post é antigo. Só sei que é um dos melhores que encontrei. Sua redação é perfeita!!, muito diferente da maioria que encontrei por aí.., sem erros de concordância, tem começo, meio e fim e é de fácil compreensão para leigos como ‘euzinha’… rsrs. Adorei!!
    Muito obrigada, vou selecionar um web para fazer alguns blogs para mim, pelo WP, pois tentei sozinha e não consegui. Que Deus me ajude!! e que te ilumine cada vez mais!!
    Maryea

    1. Oi, Maryea!

      Obrigada pelo elogio, é gratificante quando demonstram que gostam do meu trabalho e incentiva a continuar fazendo cada vez melhor. =)

      Do que exatamente você precisa? Você quer ter um blog e não sabe por onde começar, ou já conhece bem a dinâmica dos blogs e quer alguém pra fazer seu layout? Se você quer ter um blog e não sabe por onde começar, eu posso ajudar, consultoria e planejamento estão entre os serviços que ofereço. Mas se você já conhece a dinâmica dos blogs, sabe como gerenciar, o xCake faz layouts belíssimos. =)

Fechado para novos comentários.