Você está fazendo isso errado

Categoria(s) do post: Práticas inaceitáveis

Por algum motivo seu blog não cresce. Você investe tempo estudando, pesquisando e escrevendo, mas seu blog não sai do lugar. Em algum momento o dilema Tostines aparece: você desanimou porque o blog não cresce ou o blog estagnou porque você desanimou? Antes de jogar tudo para o alto e dar adeus à blogosfera vamos ver alguns motivos que podem levar blogs à pasmaceira, afinal identificar o erro é sempre o primeiro passo para corrigir qualquer coisa. :)

Blogar sem amor

Você é apaixonado pelo seu nicho? Gosta de verdade dos assuntos sobre os quais escreve? Qual foi a principal motivação para criar um blog? Se seu interesse principal era ganhar dinheiro, lamento dizer isso sem anestesia, mas você não começou bem. Não vou cair no “lema” de descobrir o que realmente ama e então nunca mais trabalhará na vida porque, segundo psicanalistas, esse pensamento é uma armadilha. Mas isso não quer dizer que você tenha que fazer algo que detesta, pois assim obviamente sua rotina será uma tortura. Então #comofaz? Escreve sobre o que gosta sem se preocupar se é um nicho financeiramente rentável. Você bloga porque gosta e sobre o que gosta, se vier a render dinheiro ótimo, se não tudo bem também. Seu prazer estará em falar do que lhe apaixona, não em receber dinheiro por isso.

Querer agradar todo mundo

Quanto mais cedo você aceitar esse fato, melhor: você nunca vai agradar todo mundo. Eu também não. Ninguém vai. Sempre terá alguém para criticar suas pautas ou as imagens que você escolhe ou sua maneira de escrever. É claro que precisamos saber ouvir/ler opiniões e críticas e que elas devem ser levadas em conta, mas você deve refletir, ponderar e então tomar sua decisão. Alguns vão gostar, outros não, é assim mesmo. Enquanto ficar tentando (em vão) agradar a todos certamente blogar não será prazeroso para você – e isso certamente se refletirá no sucesso do seu blog, inclusive porque se ficar o tempo todo mudando todo seu estilo, o blog perderá identidade.

Quantidade vs. qualidade

Se você tem recursos para escrever um post bacana por dia, maravilha! Parabéns, porque realmente é difícil. Mas se não é possível, seja lá qual o motivo, então publique com menos frequência. Se você só tem como escrever um único post realmente bom por semana, publique apenas este e não coloque qualquer outra coisa nos outros dias só para dizer que tem atualização diária. Perceba: seus visitantes lerão mais artigos “mais ou menos” do que artigos bons, e portanto não se tornarão leitores fiéis. Conteúdo ruim só para “cumprir tabela” compromete a imagem e a qualidade do seu blog, ou seja, seu sucesso.

Sombra não brilha

Você admira tanto determinado blogueiro e se esforça tanto para ser como ele que quase parece que você quer ser ele e não apenas como ele. Pare imediatamente: sombra não tem luz própria – e, conforme o caso, pode ser até plágio. E se você copiar mais de um blogueiro aí sim seu blog vai ser uma salada de estilos, sem um pingo de personalidade. Seja único, trabalhe seu diferencial.

Cuidado com as comparações

Ter objetivos é uma coisa, querer alcançar o mesmo sucesso de outro blogueiro que já tem anos de blogosfera é outra coisa. Os outros também começaram pequenos, pode acreditar. Aqueles blogueiros que “todo mundo” conhece estão aí há muitos anos, boa parte deles desde o surgimento dos blogs no Brasil, lá nos anos 90. Ninguém nasceu grande, cada blogueiro famoso de hoje investiu muito (tempo, estudo, trabalho e dinheiro) para chegar onde chegou. Cabe a cada um de nós trilhar o próprio caminho, com erros e acertos, investir em nossos blogs como os blogueiros considerados de sucesso investiram em seus respectivos blogs. Quem vem com a gente? :)

Você já caiu em alguma das armadilhas acima? Que outras você considera igualmente perigosas? Divida sua experiência com a gente, aqui gostamos de somar para multiplicar. ;)

5 comentários

  1. Querida Lis,
    Depois que descobri a X-Cake posso dizer que seus textos tornaram-se a minha cartilha diária. Para uma novata no mundo da blogosfera, seguir seus “conselhos” faz com que tudo se torne mais simples.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Um beijo, Rosana

    1. Que delícia de comentário, Rosana! Aqui a gente faz tudo com muito amor, fico feliz que estejamos atingindo o objetivo de ajudar blogueiros, especialmente os iniciantes. :)

  2. Eu gosto tanto do blog de vocês, os textos vão direto ao ponto, sem enrolações! Aliás, estou programando um post com blogs que toda blogueira tem que seguir, e o XCake com certeza vai aparecer hahaha, uso várias dicas daqui!

    Eu acho que estou indo no caminho certo, comecei o blog há uns anos atrás, mas deixei meio de lado por conta da faculdade (fisioterapia, muito puxado, Jesus!) e voltei só agora. Antigamente até fazia uns posts pra “encher linguiça” pro meu blog não ficar vazio sabe, mas hoje em dia eu já opto por postar o que eu gostaria de ler no blog de outra pessoa – ou seja, não posto por postar só pro blog não ficar desatualizado. Acho que estou indo no caminho certo, confesso que queria ver um crescimento mais significativo rs, mas aos pouquinhos sei que chego lá =)

    Mais uma vez, parabéns pelas ótimas dicas!

    Beijos!

    Mariana | Beleza Mista

    1. Acabei de ver o link love que você fez pra gente, Mariana. Feliz, feliz; obrigada! <3
      No meu ponto de vista você está certa: melhor praticar o dito "slow bloggin" do que publicar sem muito critério só para não ficar sem atualização constante. O crescimento vem com o tempo, nenhum blogueiro que hoje é famoso conseguiu sucesso repentino. E conciliar blog com faculdade nem sempre é fácil, falo por experiência própria. ;)

Fechado para novos comentários.