Windows Live Writer: uma ferramenta poderosa.

Categoria(s) do post: Ferramentas úteis

Update (05/11/12): segundo post do Meio Bit, com o lançamento do Windows 8 a Microsoft parece desinteressada em investir em alguns aplicativos, incluindo o Windows Live Writer.

Windows Live Writer é o editor de blogs da Microsoft. Fácil de usar, com muitos recursos, grátis: um tremendo apoio à blogueiros. Você pode, inclusive, escrever seus posts sem estar conectado à web, deixando-os prontos para publicá-los posteriormente, facilitando nossa vida quando nossos provedores de internet nos deixam na mão.

Neste post vou dar dicas sobre os recursos do WLW e o download você faz aqui. Baixou, instalou e abriu o programa? Então vamos lá!

Configurações

Clique no canto superior esquerdo, antes da aba Início, e vá em Opções, como nas imagens abaixo.

Dica: reparou no ícone do disquete, bem pequeno e discreto ali em cima? Não se esqueça de ir salvando o post enquanto escreve. ;)

Você chegará na tela abaixo, veja todas as opções e configure ao seu gosto e necessidade.

Recursos

Pronto, o Windows Live Writer está configurado, vamos conhecer os recursos?

Comecemos pela aba Início.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

1. Área de transferência: colar, recortar, copiar. Tão intuitivo que dispensa explicações. =D

2. No “espaço” seguinte você pode escolher em qual blog quer publicar (caso escreva em mais de um), adicionar conta de blog, gerenciar as contas, postar rascunho e publicar.

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

3. Editor de textos: como qualquer outro (Word e afins), também intuitivo. Você pode escolher a fonte, tamanho, negrito, itálico, cor, alinhamento, etc.

4. Estilos HTML: aqui eu sugiro que você teste as opções para conhecer como elas ficam no post. Por exemplo, a maior parte deste post está escrito no modo Parágrafo, enquanto “Configurações” e “Recursos” está como Título 3.

5. Hiperlink, imagem e vídeo. Inserir links também é intuitivo, mas vamos ver com mais atenção como inserir imagens e vídeos.

5.1. Imagens

Você já sabe que não deve fazer hotlink, então suba a imagem para seu servidor e pegue o endereço dela para inserir imagem da web. Uma nova aba aparecerá, como na imagem abaixo.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Aqui você pode definir o tamanho da imagem, rotacioná-la, definir bordas, margens e alinhamento, além de definir um link para onde a imagem levará o leitor (como, por exemplo, quando configuro aqui para as imagens ampliarem quando clicadas). Em Texto Alt você determina o que aparece quando o mouse é colocado sobre a foto.

5.2. Vídeos

Clicando em Do serviço de vídeo você pode logar com sua conta no Google para escolher vídeos que você tenha favoritado no YouTube. Se o vídeo desejado não estiver favoritado por você, clique em Da Web e insira o link do vídeo. O link você consegue, na página do vídeo, na barra de tarefas ou clicando em Compartilhar, como na figura abaixo.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

6. Edição: o corretor ortográfico em português não é muito bom, infelizmente, então não conte tanto com ele e tente escrever bem e corretamente por você mesmo. Contar palavras, localizar, selecionar tudo: uso intuitivo. ;)

Aba Inserir

Aqui, além de inserir links, imagens e vídeos como na aba anterior, você também pode colocar mapas, marcas, emoticons, plugins, tabelas, linhas horizontais, limpar quebra e inserir o que, no WLW, só apareceu agora na versão 2001: postagem dividida. É o famoso Jump Break ou Leia Mais que vemos em tantos blogs.

Aba Conta de Blog

Aqui você pode acessar algumas opções do blog e até mesmo o dashboard e a página de comentários. O botão Atualizar tema também é bastante útil: quando você faz alterações no tema do blog, como por exemplo mudar a cor dos links, você pode atualizar o tema no WLW para que possa visualizar ali mesmo como os posts estão ficando. E onde você visualiza os posts enquanto os escreve? Nas abas inferiores do WLW.

Abas inferiores

Quando você abre o Windows Live Writer, automaticamente entra na aba Editar. Clicando em Visualizar você vê como o post ficará após a publicação e em Código-fonte você acessa todos os códigos do post.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

 

E as categorias e tags?

Estão logo abaixo do painel principal do WLW, logo antes do espaço para digitar os posts:

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

No primeiro espaço você seleciona e/ou insere categorias, no segundo são as tags (marcas) e, no terceiro, escolhe a data de publicação. Sim, você pode publicar o post como rascunho com a data de publicação agendada! O Windows Live Writer não é uma ferramenta incrível? =)

Experimente clicar em Exibir tudo: você encontrará campos para as categorias, tags e data de publicação, além de outras opções úteis. Em comentários, por exemplo, você pode escolher deixá-los fechados, caso isso seja necessário no post que você está escrevendo. Permitir pings é importante e escolher o autor serve para blogs com vários autores. Aqui você também pode colocar o extrato/resumo do post, além de trackbacks.

O tutorial ficou um pouco longo, mas acredite: o Windows Live Writer é muito fácil de usar. O triste, para alguns, é que não tem versão para Mac.

Bônus 1: a Juliana Sardinha fez um post ensinando a fazer backup das suas configurações do WLW.

Bônus 2: se você quiser testar códigos antes de inseri-los no seu tema, como por exemplo widgets com imagens, teste no WLW usando as abas Visualizar e Código-fonte. ;)

11 comentários

  1. Willian Couto comentou:

    Olá Lis…sou o Willia e atualmente estou com um projeto com vcs…cuidem bem do meu filho ai, rs…gostei muito do artigo, pois estava brincando com ele ontem…testando para usar no meu novo blog…valeu pelas dicas…abs

    1. Olá, Willian!

      Seu filho está em boas mãos, fique tranquilo. =D

      O Windows Live Writer é excelente, né? Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar. =)

  2. Olá
    queria perguntar pq sempre quando eu aperto enter para pular de linha pula duas linhas ai eu mudo para texto 1 ai quando eu vou novamente pular de linha no WLW passa automaticamente para o modo paragrafo e assim no modo paragrafo pula 2 linhas

    1. Paulo, esta mudança de linha no modo parágrafo é porque você está fazendo um novo parágrafo. Em um trabalho acadêmico, por exemplo, os parágrafos definem-se pelo espaço entre a margem e a primeira palavra, já nos blogs é pelo espaço entre cada parágrafo – esta linha entre cada um.

      O WLW deixa automaticamente no modo parágrafo porque este é o padrão para os blogs: entre parágrafos, pula-se uma linha. O modo título 1 é para, como o nome diz, títulos, não para o texto todo. Se você usar o modo título 1 a fonte fica muito grande, pode causar um visual agressivo.

      Particularmente gosto mais de textos no modo parágrafo, acho que deixam o visual da página mais leve, portanto facilitam a leitura. Textos inteiros com fontes maiores dão sensação de que o texto/autor do post está gritando com o leitor. Caso você ache que, no seu blog, a fonte do texto parágrafo é muito pequena, você precisa rever isso no código do blog – ou contratar uma empresa especializada em fazer temas, como o xCake, aí seu blog fica bonitinho do jeito que você quer e de modo que agrade aos leitores. ;)

  3. Thais comentou:

    Gente, sei que a minha pergunta é burrice extrema, mas, não estou conseguindo colocar titulo, coloco como live writer tem desponivel, porem, quando publico vem o aviso de que está sem titulo, e quando publico tb… tenho de entrar no site e colocar no lugar certo…
    O que estou fazendo de errado????
    Obrigada!!!

    1. Thais, deixe-me ver se entendi bem: quando você vai subir o post do WLW para o dashboard, recebe aviso de que falta título no post. É isso? Se for isso, ao abrir o WLW fique na guia Editar (você vê isso na margem inferior à esquerda), vai aparecer uma caixa onde está escrito Inserir título da postagem – é dentro desta caixa que você coloca o título do post. =)

  4. Sérgio comentou:

    Olá. Os novos código no Youtube são inframe e não object. uso muito o Windows Live Write, mas este não aceita o código inframe. Como posso arrumar isto? Já tentei de tudo.

    Ah! Há sites só com código inframe e o windows live não aceita.

    Obrigado!

    1. Oi, Sérgio!
      Beeeem depois de termos publicado esse post descobrimos que o Windows Live Writer deixa o código “sujo”. Ele é excelente para escrever o texto, mas não para formatar e inserir imagens e vídeos. O que eu faço: escrevo o texto todo no WLW, subo para o dashboard como rascunho, então edito (negritos, itálicos, títulos, etc) e insiro os elementos necessários (imagens e vídeos).
      Sugiro que você faça o mesmo, assim os códigos do YouTube vão funcionar e seu código fica limpo. =)
      Em tempo: sabe que a Microsoft não vai mais investir no WLW, né? =(

  5. Eu não consigo mudar o tamanho da fonte pela aba tamanho… fica travado em 11,3… Sabe o que eu posso fazer? Abraço e parabéns pelo tutorial…

    1. Olá, Carlitos!

      O WLW não deveria “travar” em um único tamanho de fonte. Já fez uma atualização ou reinstalou para ver se resolve? De todo modo, não recomendo que você altere assim o tamanho da fonte. O princípio é o mesmo para que as imagens sejam publicadas sempre do mesmo tamanho: se você não seguir a formatação prévia e automática do layout, depois ao mudar o layout a formatação talvez não fique boa e então você terá que alterar post por post pra corrigir isso.

  6. Você também pode publicar diretamente do Word do pacote Office, a partir da versão 2010.

Fechado para novos comentários.